ARTIGOS GOSPEL BRASIL

As feridas de Cristo e a dúvida de Tomé



 Um embaraço das riquezas nos confronta hoje, quando observamos o Dia da Páscoa, Domingos em albis, Domingo da Divina Misericórdia, Domingo Baixo, Domingo Quasimodo - faça a sua escolha - com leituras que nos levam a coisas aparentemente diversas como a experiência da paz, os meios do perdão, as feridas do Cristo ressuscitado, o significado da fé. Acredite ou não, todos eles se encaixam.
   Como o Natal, a Páscoa é uma daquelas festas que a Igreja simplesmente não consegue abandonar. Fomos lembrados disso liturgicamente durante toda a semana pelas inserções especiais no Cânon Romano, na solene despedida pascal, na sequência da Páscoa e na Glória todos os dias. A alegria da Páscoa é tão grande que a Igreja continua sua celebração sem parar por uma semana inteira, mas o mistério é tão grande que realmente exige tal atenção. Os antigos hebreus gostavam muito de festas de oitava, tanto que desenvolveram uma compreensão especial deles: O oitavo dia simbolizado por eles, e mais tarde pelos Padres da Igreja, o reino infinito do Messias em um eterno sábado. E é isso que comemoramos hoje - uma Páscoa que nunca terminará. Vamos tentar aprofundar as profundezas desse mistério extraordinário, na verdade central, de nossa fé.
   É interessante notar que esta passagem do Evangelho é empregada por todo rito da Igreja neste domingo, obviamente devido à sua conexão com o oitavo dia desde a Ressurreição do Senhor da vida. Quando Cristo ressuscitado aparece, como se do nada na noite de Páscoa, Ele oferecesse ao amedrontado grupo apostólico a saudação padrão de Shalom [paz]. Não era uma saudação vazia como "Olá", pois significava o desejo de que o outro recebesse a experiência de harmonia, saúde, cura, integridade, união com Deus e com o próximo. Mas Jesus queria ter certeza de que Seus Apóstolos entendiam a importância total de Suas intenções particulares nesta noite, portanto, Ele imediatamente passou a demonstrar que Ele tinha ainda mais em mente. E assim, Ele começa tornando-os Seus delegados ou representantes ao conferir tal paz aos outros: “Como o Pai me enviou,
   O que agora? Ele respira neles, mas com que propósito? Sendo bons judeus, os apóstolos entenderam o significado instantaneamente. A palavra hebraica ruah significa “sopro” ou “vento” ou “espírito”. No alvorecer da criação, o Livro do Gênesis nos diz, o vento ou o sopro do Deus Todo-Poderoso varreu as águas, trazendo vida. No segundo capítulo desse livro inspirado, somos informados de que o Senhor Deus formou o primeiro humano a partir do pó da Terra e, em seguida, “soprou em suas narinas o fôlego da vida, e assim o homem se tornou um ser vivente” (Gn 2: 7). Jesus claramente pretende trazer uma recriação da humanidade, pois mais uma vez o sopro de Deus confere o Seu Espírito sobre os homens, restaurando-os à plenitude da vida pelo perdão dos seus pecados. Em outras palavras,
E como é um evento tão maravilhoso para ocorrer? Por meio da providência de Cristo, os Apóstolos e seus sucessores devem ser os agentes do Ressuscitado desta maravilhosa reconciliação entre Deus e o homem. Muito bom para ser verdade? Aparentemente sim, pois Tomé certamente teve dificuldade em imaginar que algo disso pudesse ser verdade, e desta forma ele representa cada um de nós que também acha difícil acreditar não apenas que nossos pecados podem ser perdoados, com toda a ardósia. limpo, mas também que Cristo poderia ter ressuscitado dos mortos. E assim, nosso divino Salvador usa a hesitação de Tomé para acreditar em ensinar-lhe - e a nós - algumas lições importantes da fé cristã.
  Na Oitava da Páscoa, então, o Cristo ressuscitado reaparece no Cenáculo - aquela mesma sala onde instituiu os sacramentos da Eucaristia e das Ordens Sacras dez dias antes e onde o dom de Pentecostes do Espírito Santo será concedido quarenta dias depois. Mais uma vez, Ele cumprimenta Seus discípulos escolhidos, mas rapidamente volta sua atenção para Thomas. Ele quer convencer Thomas de que Ele é verdadeiramente ressuscitado, e o faz apontando para Suas feridas sagradas.
  Por quê? Essas feridas no Corpo do Senhor Glorificado e Ressuscitado nos ensinam várias coisas. 
  • Primeiro, eles mostram que esse Jesus não é um fantasma, mas uma pessoa real de carne e osso. 
  • Segundo, eles servem como poderosos lembretes do grande amor de Deus por nós, um amor tão grande que em Cristo Deus morreu, para que nossos pecados pudessem ser perdoados. 
  • Terceiro, essas feridas ilustram a continuidade entre a vida terrena e o ministério de Jesus e Seu eterno sumo sacerdócio, pelo qual Ele vive para fazer contínua intercessão por nós diante de Seu Pai Celestial ( Hb 7:25).

   Não é por acaso que Tomé vem à fé, não simplesmente vendo uma aparição de Jesus, mas somente depois de ser instruído a prestar atenção àquelas feridas sagradas, que não são cicatrizes de derrota e ignomínia, mas do místico medieval Juliano de Norwich. coloque, nobres "sinais de vitória e amor". Porque Jesus nos amou até a morte, nossos pecados estão perdoados, e esse amor permanece presente na Divindade para sempre. Portanto, quando nos encontrarmos com Cristo face a face no Dia do Julgamento, Ele olhará exatamente como Ele fez durante aquela primeira época de Páscoa: Nós O veremos em glória, mas uma glória que ainda nos ensina o preço do pecado. Ver Suas feridas naquele dia nos levará a plena consciência do que nossos pecados fizeram e a aperfeiçoar o amor Dele para sempre no Céu ou ao ódio e inveja de Alguém que tem essa capacidade de amar e perdoar, e esse pensamento irá nos banir para o inferno. Jesus, você vê, está em uma posição única para nos julgar, precisamente porque Ele compartilhou completamente nossa condição humana e carregou o peso de nossos pecados, e é por isso que o Pai entregou a Ele o papel de julgamento da raça humana (cf. Jo 5:22) O julgamento que o Senhor mais deseja desesperadamente, no entanto, é o perdão, se permitirmos que Ele o faça.
   Os apóstolos impressionaram os habitantes de Jerusalém com suas “muitas maravilhas e sinais” (Atos 2:43), no entanto, os maiores sinais trabalhados pelos Apóstolos e seus sucessores não são curas físicas, mas as curas internas que vêm do Sacramento da Penitência, estabelecido por nosso misericordioso Salvador nesta mesma noite. Nós, que temos acesso tão fácil a este canal da graça, sabemos por que o Anjo da Ressurreição insiste: “Não temais” (Mt 28,5).

  Nosso mundo, meu querido povo, precisa ouvir a mensagem de misericórdia talvez como nenhuma outra idade antes. Uma cultura de violência, morte, destruição e desespero só pode ser curada pela misericórdia. Você e eu, devemos nos considerar entre os apóstolos da misericórdia. Mas primeiro devemos estar convencidos de que a misericórdia nos foi concedida; caso contrário, nossas palavras soarão vazias. O resultado de conhecer a misericórdia (que vem do núcleo ou coração do Ser de Deus) significa ser agarrado no âmago ou no coração de nosso próprio ser - e isso dá origem à emoção (tanto divina quanto humana) de alegria. 


As feridas de Cristo e a dúvida de Tomé As feridas de Cristo e a dúvida de Tomé Reviewed by Pastor Ivo Costa on abril 17, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.