Como Podemos Conhecer A Deus Palavra Da Verdade



   Como é possível a nós, seres humanos, limitados pela matéria, conhecermos a Deus, que é ilimitado e Espírito puro? Neste contexto, Descartes apresenta seu método pessoal, que julga tê-lo proporcionado aumentar de forma gradativa seu conhecimento ao mais alto nível.Admite que possa se enganar, mas acredita que "se entre as ocupações dos homens puramente homens existe alguma que seja solidamente boa e importante, atrevo-me a acreditar que é aquela que escolhi".

   Como nos ensina apóstolo dos gentios na Carta aos Romanos: que se pode conhecer de Deus é-lhes manifesto, pois Deus lho manifestou De fato, as coisas invisíveis d'Ele, depois da criação do mundo, compreendendo-se pelas coisas feitas, tornaram-se visíveis, e assim seu poder eterno e a sua divindade» (Rm 1,19-20).

   Quem se dedica à leitura, oração e meditação da Palavra, vai, aos poucos, descobrindo que Deus é Pai que vem dialogar com seus filhos e deseja continuar mantendo com todos, independente de sua condição de vida, uma relação incondicional de amor capaz de fazer gerar frutos de justiça.

   Deus provavelmente é um ser racional,pois criou a matéria,e para isto é necessário um conhecimento amplo,apesar de ser um ser levado à religiosidade,de certo ponto de vista é possível sim conhecer Deus através da razão, no entanto um Deus tem a capacidade superior a nossa,pode ser improvável que conheçamos sobre sua existência a partir disto,pois talvez podemos possuir limites,caso não a nossa espécie é ainda jovem,seria preciso anos de pesquisar e entendimento para tal coisa.

   Ora diga aos outros que "Existe um Jesus Cristo, filho de Deus, que é Senhor e Salvador de todos os que creem, se arrependem e seguem:" isso inclui ir às reuniões cristãs, ser batizado como um sinal de aceitação da sua nova vida, buscar ser preenchido e guiado pelo Espírito Santo, rezar a Deus, tomar a comunhão ("a Ceia do Senhor"), mostrar amor de Deus através da bondade, perdoar aos outros, fazer as pazes, concordar em orar com outros crentes, pedir (e aceitar) perdão quando se peca, esperar consequências para alguns erros e seguir em frente, tudo em nome de Jesus Cristo - com Deus, Pai como único e verdadeiro juiz de todas as coisas boas ou ruins.

   Deus revelou-se ao homem primeiramente no "espelho" do universo e no tribunal de sua consciência, depois em sua Palavra, inspirada aos patriarcas e profetas, e finalmente no seu Filho Jesus Cristo: "Havendo Deus, outrora, falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez universo" (Hebreus 1.1, 2. ARA).

   Deus sabe que: Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Isaías 53:6), mas Ele ainda deseja que todos os Seus filhos retornem a casa e vivam com Ele eternamente.

    Vemos claramente que, para validar as aprovas da existência de Deus, é preciso, necessariamente, se recorrer ao critério de verdade.Diante disto, percebemos círculo, pois, de um lado, afirma-se a existência divina por causa da evidência das idéias claras e distintas e, por outro lado, afirma-se a veracidade destas mesmas idéias fundamentadas pela veracidade crítica ao pensamento cartesiano é levantada pelos próprios contemporâneos de Descartes, em especial, Marin Mersenne, Antoine Arnauld e Gassendi nas Segundas, Quartas e Quintas Objeções respectivamente.

    Não é permitido para nos se colocar no lugar de um ser perfeito, pois nos só julgaríamos ele com valores humanos, Deus não é humano por tanto não pensa como nós, por tanto nos não podemos julgar a sua posição.


   Concluiu isto devido à incerteza do conhecimento sensível.Mas algo restou de claro e distinto no conhecimento sensível: "as idéias ou pensamentos dessas coisas se apresentavam ao meu espírito".Mas aqui, nada garante ao meditador a existência de um mundo exterior, ou seja, de uma certeza objetiva.

   Mas uma parte importante da obra do Espírito Santo nos conduzir ao conhecimento de Deus, como afirmam os textos de João 16:13 e 1 Co 2:9-11 Através da nossa comunhão com Espírito Santo no dia a dia vamos conhecendo Deus, Suas promessas e direções para nossa vida.


Como Podemos Conhecer A Deus Palavra Da Verdade Como Podemos Conhecer A Deus Palavra Da Verdade Reviewed by Pastor Ivo Costa on abril 13, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.