O que é amor sem fé e compromisso? Uma mentira.


A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sentadas

Leituras: • Atos 4: 32-35 • Sl 118: 2-4, 13-15, 22-24 • 1 Jo 5: 1-6 • Jo 20: 19-31

   E é uma mentira popular, uma brotando descontroladamente do solo fino das paixões indisciplinadas, alimentando-se do fast food da cultura popular, que tantas vezes apresenta o amor como uma questão de emoções e circunstâncias. Esses sentimentos são medidos em uma escala de autenticidade falsa, com a mais alta ordem de amor sendo que representa a escolha egoísta de ser “fiel a si mesmo”.
   Por exemplo, uma famosa estrela da música explicou a Oprah há alguns anos que ele teve que deixar sua primeira esposa e se casar com sua segunda esposa porque ele não poderia viver “uma mentira”. O que ele quis dizer, como ele explicou mais, foi que, porque ele estava "apaixonado" pela segunda mulher, por isso não poderia estar certo em ficar preso em seu primeiro casamento.
   A mesma abordagem é adotada por muitos católicos quando se trata de certos ensinamentos da Igreja, a maioria tendo a ver com moralidade sexual, casamento ou questões da vida. “Eu adoro ser católico”, parece ser a sua abordagem tácita, “mas nem sempre sou tão interessada em viver ou amar o que a Igreja ensina.” Para algumas pessoas, ser católico é um direito de primogenitura, não um chamado ao discipulado; Torna-se uma questão de status, não de tomar uma posição.
   O Evangelho e a Epístola de hoje foram ambos escritos por São João, o discípulo “a quem Jesus amava” Jo 13:23, o único apóstolo na Crucificação Jo 19: 25-27 que décadas mais tarde passou seus últimos anos exilado na ilha rochosa de Patmos Rev 1: 9. Ambas as leituras fazem a conexão vital entre fé, amor e obediência. Juntos, eles mostram que o verdadeiro discípulo de Jesus é fiel e obediente por causa de seu amor ao Senhor, enquanto seu amor por Cristo está enraizado em humilde gratidão pela misericórdia e graça concedidas pelo Espírito Santo.
   As palavras por si só não demonstram o amor de alguém por Deus: “Desta forma, sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e obedecemos a seus mandamentos.” A força e a capacidade de obedecer aos mandamentos de Deus vêm do Espírito Santo e do Espírito. dom da fé. Sim, devemos aceitá-lo. E, sim, devemos colocá-lo em prática. Mas tudo é graça, mesmo quando nossas ações livremente escolhidas aumentam ou corroem esse dom divino.
   O dom da filiação divina é nosso através de Jesus Cristo e “através da água e do sangue”, isto é, através do batismo e da morte sacrificial na Cruz. Assim como o Espírito se moveu sobre a face das águas antes da criação Gn 1: 2, ele se move sobre as águas do batismo, das quais emergem a face de uma nova criação em Cristo, cf. 2 Co 5:17.
   “O Filho de Deus veio não somente pela água, a fim de nos purificar dos nossos pecados”, escreveu St. Bede, “mas também com o sangue de sua paixão, pelo qual ele consagra o sacramento do nosso batismo, dando seu sangue por nós, nos redimindo pelo seu sofrimento e nutrindo-nos com os seus sacramentos, para que pudéssemos ser preparados para a salvação ”.
   Somos gerados por Deus através do batismo e somos nutridos, como filhos de Deus, pelo sacrifício eucarístico. E tudo isso acontece dentro do mistério da Igreja, que "recebeu a fé dos apóstolos e seus discípulos" Catecismo da Igreja Católica, 173. Como a leitura do Evangelho de hoje nos lembra, a Igreja é apostólica não porque os apóstolos eram perfeitos, mas porque acreditavam, eram escolhidos, eram ordenados e recebiam autoridade do Senhor ressuscitado.
   Além disso, a fundação e o crescimento da Igreja e do Reino são “simbolizados pelo sangue e pela água que fluíam do lado aberto de um Jesus crucificado ...” Lumen Gentium, 3. Jesus amava tanto a Igreja, morreu por ela; o novo Adão amava tanto a sua noiva que morreu para trazê-la à vida. Porque quando se trata de amor, fé e compromisso, nunca nos é pedido que façamos algo que nosso Salvador já não tenha feito perfeitamente - para nós.
O que é amor sem fé e compromisso? Uma mentira. O que é amor sem fé e compromisso? Uma mentira. Reviewed by Pastor Ivo Costa on abril 12, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.