segunda-feira, 9 de abril de 2018

Qual foi a data do nascimento de Jesus?



  Sempre houve controvérsia a respeito do ano em que Jesus nasceu. A casa, os móveis, as vestes e os alimentos de Maria, de José e dos demais irmãos de JESUS eram muito simples. E, em 2014, em seu centenário de nascimento, que se completará a 25 de dezembro, a Boa Vontade TV produziu um documentário biográfico celebrando a vida e a obra desse grande brasileiro de Boa Vontade.

   O mundo cristão geralmente celebra nascimento de Jesus Cristo no dia 25 de Dezembro, porém é extremamente improvável que esta seja a data real de Seu nascimento.Desde nascimento, Jesus é rei diferente dos reis deste mundo e das expectativas de uma realeza davídica poderosa: nasce pobre, vive pobre, sem trono e sem armas.

   O nascimento de Jesus, Messias, como foi apresentado nas Escrituras, começa com registro da afirmação de Deus à serpente e Eva, no jardim do Éden, em relação a um descendente da mulher que pisaria na cabeça da serpente (Gn 3.15).

    Senhor Jesus Cristo. Quando a pessoa esquece motivo principal da comemoração do dia 25 de dezembro, que é Cristo, a festa se torna pagã. Considerando que a Estrela de Belém conduz os Reis Magos até nascimento de Cristo, em primeiro lugar não devemos nos esquecer que este menino recém-nascido é Cristo Íntimo que deve nascer em nossos próprios corações.


   Mas como se faz, agora, para mudar todas as datas da história e até mesmo ano de nascimento de cada um de nós? Ele, Maria e Jesus fogem para Egito antes da chegada das tropas de Herodes. Vejam que os magos foram atrás da estrela porque ela era NOVA. Na ocasião, a Igreja Ortodoxa não aprovou a mudança e continuou a se basear pelo calendário juliano, instituído por Júlio César no ano 46 a.C., para comemorar a Páscoa.

Assim sendo, José e Maria foram ao templo de Jerusalém, pessoalmente, para apresentar Jesus aos sacerdotes e efetivar a sua redenção e também fazer sacrifício apropriado para assegurar a Maria a purificação cerimonial da suposta impureza do dar à luz.

   Apesar de suas histórias serem contadas na Bíblia, aqui no site ARTIGOS GOSPEL, nós já exibimos para você alguns segredos sobre Jesus Cristo que você não sabia. Zacarias pertencia à casta sacerdotal e, um dia, quando estava de serviço no Templo de Jerusalém, teve a visão de S. Gabriel ( mesmo anjo que aparecerá seis meses mais tarde a Maria, em Nazaré), qual lhe anunciou que, não obstante a idade avançada, ele e a mulher teriam um filho.
 
   Num sonho, os magos foram alertados a não retornarem a Jerusalém e, assim, eles "seguiram por outro caminho para a sua terra.". Quando Herodes se deu conta de que fora enganado, ele planejou a execução de todos os meninos com menos de dois anos de Belém, baseandose na informação que os magos haviam lhe dado sobre primeiro aparecimento da estrela.
   Um sumário dos debates sobre as datas de nascimento de Cristo aparece no The Oxford Dictionary of the Christian Church: Não obstante as especulações sobre a data de nascimento de Cristo remontarem ao terceiro século e Clemente de Alexandria haver sugerido 20 de maio, a celebração não parece ter se generalizado até finais do quarto século.

   A discrepância na data de nascimento de Cristo se deve ao fato de ter havido uma falha no cálculo de seu nascimento feito pelo monge Dionísio Exíguo, no século VI, que situou nascimento de Jesus em data diferente dos fatos históricos concomitantes citados nos evangelhos, tais como reinado de Herodes.

   Acreditar em Jesus Cristo é « caminho para poder chegar de modo definitivo à salvação»  Cremos nele porque é «único Salvador do mundo»  , e por isso em Jesus nossos sofrimentos e alegrias, nossas tristezas e gozos, nossos desejos e esperanças, são escutados e definitivamente encontram sentido.

   Aos 30 anos Jesus vai ao encontro de João Batista para ser batizado, e recebe sobre sua cabeça a pomba do Espírito Santo, batismo esse que tem um profundo mistério alquímico, pois vem sendo batismo nas águas de vida, nas águas genésicas da criação.