Uma hipótese ousada sobre Jesus: por que não há descrições sobre sua aparência

   A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas
Feche os olhos e pense em Jesus Cristo. Qual é a imagem que veio à sua cabeça? Muito provavelmente, não terá nada a ver com a sua aparência real. Mas você pode não ter muito a ver com as representações messias cristãs foram feitas durante o período romântico, gótico, renascentista e barroco. Na maioria dos casos, as nossas mentes virá Jesus Cristo que aparece na maioria das representações modernas, ou seja, o passado através do filtro da iconografia 60 'hippy e estética 'nova era' quando não alguém como Ted Neeley em 'Jesus Christ Superstar' ou Jim Caviezel em 'The Passion' de Mel Gibson.
   Qual foi a verdadeira face de Cristo tem sido uma questão premente ao longo da segunda metade do século XX, talvez porque seja o momento histórico em que a carga simbólica de sua imagem perde importância em relação à veracidade documental da história. . No entanto, saber quais eram suas características pode nos dar muito mais informações sobre sua vida e seus tempos do que pensamos. Joan E. Taylor, historiadora do King's College London, acaba de publicar um novo livro, 'What Did Jesus Look Like?' em que ele tenta responder à pergunta e propõe uma nova hipótese: que havia uma boa razão para que nenhuma referência à aparência física de Jesus aparecesse nos testemunhos dos apóstolos.
   Ande, cure, beba, coma, faça milagres, seja torturado, crucificado e ressuscitado, mas não há tempo em que seja fisicamente descrito
   Como explicado na introdução do livro, "não só não existe nada nos Evangelhos canônicos, mas não em sobreviventes que não conseguiram juntar-se ao Novo Testamento, escrito no final do século I eo segundo século". Uma ausência impressionante, ele acrescenta. "Andar, falar, som, toque, beber, comer, faz milagres, é preso, torturado, espancado, crucificado e ressuscitou dentre os mortos, mas não há tempo quando você fisicamente descrever". O historiador rejeita a possibilidade de que simplesmente não havia interesse nesse aspecto, uma vez que outros documentos da época descrevem seus protagonistas e a beleza do rei Davi ou Moisés é destacada na Bíblia.
   A hipótese do historiador é que, se ninguém fala sobre a aparição de Jesus, é porque talvez fosse um aspecto para o qual era melhor passar na ponta dos pés. Em Christian vale a retomada, de acordo com suas palavras, "alguém poderia imaginar Jesus como alguém com má aparência". Mas o autor de livros como "João Batista" vai além e sugere que Jesus provavelmente sofreu algum tipo de deformidade. Desde que ele era um carpinteiro, é quase certo que ele apresentaria alguma ferida ou cicatriz no rosto. Como ele explica no livro, torções ou membros quebrados não se curaram tão bem como hoje, e é provável que seus olhos tenham sido danificados de alguma forma como resultado de seu trabalho.
   Taylor conta com o estudioso da Bíblia Maurice Casey para complementar sua explicação: "Os autores do Evangelho não o viram com os olhos", ele lembrou em "Jesus: Evidência e Argumento ou Mitos Mitológicos". "Ter nos dito, alguém teria dito a ele, e deveria ter sido interessante o suficiente." É possível, portanto, que ele tenha sido simplesmente um homem do grupo e, portanto, não havia nada para enfatizar sobre sua aparência. E, claro, se assim for, não teria nada a ver com as representações recorrentes sobre Jesus Cristo que não se aproximam de nada do que poderia ser um habitante da região naquela época.
   Um tipo típico de Judéia
   Nesse sentido, o historiador está alinhado com pesquisas recentes que descrevem o messias cristão a partir dos traços que caracterizavam seus pares. Isto é, ele provavelmente estava em torno de 1,66, tinha olhos castanhos, cabelos escuros e pele morena; traços muito próximos aos dos habitantes do Egito. É muito parecido com a descrição robô retrato que um grupo de arqueólogos israelenses e britânicos apresentado em 2015. Embora tão qualificado em 'Ciência Viva', é possível que sua família tinha em algum momento trocaram genes com os visitantes europeus pálidos ou Sudão e A Etiópia, mais escura, era uma opção improvável, já que os habitantes da Judéia costumavam se casar.
   Na antiguidade, as consequências físicas de acidentes, feridas de guerra ou ferimentos eram visíveis, uma vez que eram mais difíceis de curar.
   Além disso, Taylor deduz que Jesus Cristo provavelmente estava em boa forma e que sua aparência era musculosa, como convinha a um carpinteiro que passava a maior parte do tempo caminhando de um lugar para outro. "Não deve ser representado como alguém que viveu uma existência fácil, e às vezes é a imagem que temos", lembrou ele. É algo que também acontece com possíveis lesões em seu corpo. Como recordei um artigo no 'The Daily Beast', Professor Christan Laes, Universidade de Antuérpia, apenas provou que na antiga consequências físicas romanas de acidentes, ferimentos de guerra ou lesões eram visíveis, uma vez que eles eram mais difíceis de curar Quase não havia proteções disponíveis para evitar os ferimentos de trabalho dos carpinteiros.
   Não é a primeira vez que a historiadora revela sua visão sobre outras características de Jesus Cristo. No que diz respeito à barba, é mais provável que o "aspecto" natural do filósofo fosse curto, como ele explicou na BBC, assim como o cabelo, contra a tradicional iconografia moderna. Ele usava túnica na altura do joelho e um manto sobre himatión. A coisa mais impressionante sobre a descrição de Taylor é que Jesus Cristo foi provavelmente um grande amigo do vinho, e não apenas para o jantar, o que o impede de ser um nazireu. É baseado em Mateus 11:19, onde lemos que "o Filho do homem veio comendo e bebendo, e dizem: 'Aqui está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores.'"
   Do símbolo ao documentário
   Além da curiosidade que desperta o conhecimento da imagem real de Jesus Cristo, Taylor prefere explicar por que não importa que as representações habituais não sejam fiéis à realidade histórica inacessível. Em primeiro lugar porque, como ela explica, "a imagem conhecida de Jesus vem da era bizantina, a partir do século IV, e suas representações eram simbólicas: o importante era o significado, não a precisão histórica. "Eles se basearam na imagem do imperador no trono, como podemos ver no mosaico do altar da Basílica de Santa Pudenziana em Roma", acrescenta.
   Pantocrator bizantina deve muito às representações de Zeus, mas também o deus da Asclepius medicina e do Serapis egípcio. Não só isso, mas a iconografia que inspirou as representações posteriores de Jesus reflete a tradição helenística em voga na época, e incluiu HermesApolo ou Dionísio. Como lembrou em 'Church Times o vigário Nicholas Cranfield, da paróquia de Blackheath Londres, "todos eram figuras comuns no repertório dos escultores, e, como tal, Jesus de Nazaré foi um dos muitos semideuses: jovem, viril, bonito , um homem feito e certo que fez as pessoas virarem a cabeça ".
   Para Taylor, a representação mais fiel da imagem real feita naquela época foi a pintura de Moisés que pode ser encontrada em uma sinagoga do século 3 na Dura Europos, na atual Síria. Em particular, a bala que mostra isso dividindo as águas do Mar Vermelho Por quê? "Isso mostra como um sábio judeu foi imaginado no mundo greco-romano", explica o autor. "Moisés usa roupas não manchadas e, de fato, seu manto é um talit. Para o historiador veterano, é a pintura mais próxima da imagem real de Jesus Cristo, já que tem "uma barba incipiente, uma túnica curta, com mangas curtas e um hímen". Outra interpretação possível é que já sabemos qual era a aparência exata de Jesus ... só que não o "real", mas sim o simbólico.
Uma hipótese ousada sobre Jesus: por que não há descrições sobre sua aparência Uma hipótese ousada sobre Jesus: por que não há descrições sobre sua aparência Reviewed by Pastor Ivo Costa on abril 28, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.