ARTIGOS GOSPEL BRASIL

"Venha, Senhor Jesus, seja nosso convidado"

   


No evangelicalismo, por exemplo, é difícil exagerar a importância da “oração do pecador”, cuja história Tommy Kidd compartilhou no blog. Embora tenha se originado dos puritanos e dos grandes evangélicos do Despertar, ele pensava que o
   A terminologia de “receber Cristo em seu coração” tornou-se mais formalizada como uma oração de conversão não-cristã durante o grande movimento missionário do século dezenove. A terminologia tornou-se uma maneira útil de explicar aos prosélitos que eles precisavam tomar uma decisão pessoal de seguir a Cristo.
   Enquanto visitava uma igreja batista no verão passado, ouvi o pastor lembrando em tom de brincadeira à sua congregação que uma oração que “pede a Jesus em seu coração” não é realmente encontrada no Novo Testamento. Ou como "a cebola evangélica" colocou no último verão:
   Mas fora da Oração do Senhor, não creio que nenhuma escrita cristã tenha sido rezada tantas vezes quanto as várias “graças de mesa”.
"Vem, Senhor Jesus": A História de uma Mesa Graça
   Se eu fosse católico ou conhecesse melhor essa história da tradição, escreveria sobre “Abençoa-nos, ó Senhor, e estes Tuas dádivas, que estamos prestes a receber de Tua generosidade, através de Cristo nosso Senhor”. Mas eu sou um pietista Protestante do Meio-Oeste, por tanto tempo quanto me lembro, rezei para a mesma mesa que minha esposa e eu agora ensinamos a nossos filhos:
   Venha, Senhor Jesus, seja nosso convidado E deixe que estes presentes sejam abençoados
   Há um debate intrafamiliar no lado de minha esposa sobre a segunda linha - uma facção dissidente prefere “E deixe nosso pão de cada dia ser abençoado”. E minha sogra cresceu em uma casa que usava a versão original em alemão:
Komm ', Herr Jesus, sei unser GastUnd segne, foi Du uns bescherret hast E abençoe o que você nos deuAmém
   Este hino Morávia de língua alemã de 1891 data “Komm, Herr Jesu” aos anos 1640 - Hinário
   Mas, de qualquer forma, parece que a oração foi impressa pela primeira vez em 1753, em um hinário da Morávia publicado em Londres. Alguns atribuem a autoria a Nikolaus von Zinzendorf, mas um suplemento a um hino do Sínodo de Missouri observa que “Komm, Herr Jesu” foi originalmente colocado entre “hinos evangélicos do século dezessete”. Alguns até tentaram anexar a oração a Lutero, que sugeriu suas próprias orações de refeição no Pequeno Catecismo.
   De qualquer modo, embora permaneça em uso comum entre os morávios, “Vem, Senhor Jesus” logo se espalhou para outras tradições protestantes. Do lado da minha esposa, veio dos dois ramos da árvore genealógica: um luterano escandinavo, o outro reformado alemão. Do meu lado, volta em inglês até a avó de minha mãe, que cresceu Augustana Luterana. Mas também é muito comum na Igreja da Aliança Evangélica, cujos fundadores se recusaram a se juntar a seus colegas mais confessionais no Sínodo Augustano. E tenho certeza que muitos de vocês de outras denominações e tradições rezaram também.
  O poder de uma oração muito curta
Então, o que é tão importante sobre essas quinze palavras? Como eles mudaram a igreja e talvez o mundo?
   Em primeiro lugar, esta oração nos lembra que a fé cristã não é puramente intelectual ou de outro mundo; é encarnado, inseparável das necessidades físicas do corpo.
   Em segundo lugar, nos lembra que a fé cristã não é individualista; é inseparável de nossos relacionamentos, com Jesus e com seus outros seguidores. Para mim, essa oração leva especialmente a compreensão de que minha fé está ligada à minha família; ajuda-me a lembrar que conheço a Jesus Cristo não apenas por decisão pessoal, mas porque meus pais e seus pais e gerações o conheceram primeiro.
   Que assim seja com nossos filhos e seus filhos também! Se o teólogo luterano Carl Braaten estava certo de que o cristianismo é sempre “apenas uma geração distante da possível extinção” - significando que não pode ser sustentado na forma de edifícios, livros ou instituições, somente através da fé viva passada de uma testemunha para outro - então “Vem, Senhor Jesus” junta orações na hora de dormir e outras liturgias aparentemente simples para manter viva uma história que será esquecida se não for compartilhada.
   Gene Veith - Patrick Henry College Em um post de Patheos de 2009, outro estudioso luterano, Gene Veith, reclamou da simplicidade desta tabela: “Parece, bem, infantil e, com sua rima cantada, mais como uma canção de ninar. . ”Mas alguns dos seus leitores insistiram que era importante precisamente porque era acessível às crianças:
  Relaciona-se com todos, não importa quantos anos ou sua formação religiosa….
   Eu gosto da oração da Mesa Comum para grandes reuniões porque você PODE usá-la em uníssono e ter todos, inclusive crianças pequenas, participando.
   Da mesma forma, Tommy observou que “houve um grande aumento no uso da expressão real 'pergunte a Jesus em seu coração' nos anos 70, talvez quando o ministério infantil se tornou mais formalizado e os líderes buscaram maneiras muito simples de explicar às crianças decisão por Cristo implicaria ”.
   Em suma, é uma maneira de viver em nosso próprio contexto o convite de Jesus: “Que as crianças venham a mim e não as detenham; porque é para esses que o reino dos céus pertence ”.
É claro que, nos cinco segundos apressados ​​pela fome que a família leva para fazer esta oração, não tenho certeza se refletimos conscientemente em suas alegações teológicas. “O que significa 'Vem, Senhor Jesus'?”, Perguntei às crianças no ano passado. "Eu não sei", os gêmeos responderam, como um.
   Mas só porque nossas mentes não fazem o trabalho teológico naquele instante, isso não significa que a oração não está afundando. Para melhor e para pior ...
   “Venha, Senhor Jesus, seja nosso convidado”: ​​parte de mim se pergunta se orar estas palavras por causa de uma refeição suburbana depois da refeição suburbana não tornou seguro o que é realmente um apelo político, escatológico e apocalíptico por justiça. “Vem, Senhor Jesus” deveria aterrorizar todos os poderes e principados deste mundo, certo? Talvez, mas também ressalta que Jesus, mesmo antes da Segunda Vinda, é um Senhor muito presente: o hóspede invisível em todas as refeições.
  A versão barroca de Caravaggio da "Ceia em Emaús" tem sido a imagem do cabeçalho do meu próprio blog - Wikimedia
   Portanto, esta oração também centraliza a hospitalidade como uma virtude cristã, trazendo à mente a refeição de Emaús, onde Cleofas e seu amigo recebem o Jesus ressuscitado à sua mesa e finalmente o reconhecem no partir do pão. Por mais que eu associe “Vem, Senhor Jesus” com a familiar intimidade da família, é também a única oração que eu mais compartilhei fora do culto com estranhos - tornando-se um útil lembrete de Mateus 25:35 “… porque eu estava com fome e você me deu comida, eu estava com sede e você me deu algo para beber, eu era um estranho e você me acolheu ... ”.
   Eu posso estar errado neste ponto, no entanto. Leah Libresco, uma jornalista que se converteu do ateísmo ao catolicismo, uma vez realizou uma pesquisa na qual “quase metade dos ateus e agnósticos respondeu que se sentem extremamente ou muito desconfortáveis ​​quando comem com alguém que diz graça antes das refeições”.
   


   “E que esses presentes sejam abençoados, amém”: Dois anos depois de seu post inicial questionar a oração, Veith voltou com uma defesa teológica. "Acima de tudo", concluiu ele, "é uma oração que se concentra na presença de Cristo - pedindo a Ele para entrar em nossas vidas, em nossas vocações, em nossa família enquanto todos estão sentados à mesa - e reconhece os dons de Cristo, que a comida estamos prestes a comer vem de Sua mão e que a vida comum é a esfera de Suas bênçãos ”. Afinal, é uma graça da mesa, porque nos lembra que dependemos da misericórdia de Deus em todos os reinos da vida. E a bênção de Deus não é necessariamente a riqueza material associada a outra oração popular, mas a simples e sustentadora misericórdia de comida, bebida, abrigo e a presença amorosa de outras pessoas.
   Famosa fotografia de Eric Enstrom de 1918 de um homem dizendo graça - Wikimedia
   Ao mesmo tempo, GK Chesterton foi, sem dúvida, direito de dizer graça não apenas antes das refeições, mas "antes do concerto e da ópera e graça antes do jogo e pantomima e graça antes de abrir um livro e graça antes de esboçar, pintura , natação, esgrima, boxe, andar, brincar, dançar e graça antes de mergulhar a caneta na tinta. ”
   A outra oração de refeição usada no lado da família da minha mãe, também da Morávia, reitera temas semelhantes, mas acrescenta a mensagem crucial de que, sendo tão abençoados, devemos abençoar os outros. É uma pena que você não possa nos ouvir cantando em harmonia completa em quatro partes, mas as palavras ainda são poderosas:
   Esteja presente em nossa mesa, Senhor, aqui e em todo lugar adorado. Estas misericórdias abençoam e concedem que nós podemos ser fortalecidos para o serviço de vocês.
   Um homem.
"Venha, Senhor Jesus, seja nosso convidado" "Venha, Senhor Jesus, seja nosso convidado" Reviewed by Pastor Ivo Costa on abril 21, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.