Cristo e o vinho


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
   O primeiro viticultor foi Noé. Após o Dilúvio, ele plantou videiras onde sua arca estava presa, no Monte Ararate - em uma área que os arqueólogos também consideram o berço da viticultura. O vinho embriaga Noé e ele desaparece do restante da história, embora ainda tenha séculos para viver. O povo de Israel gosta do êxodo do Egito. Planta videiras, aprecia as uvas e seu suco fermentado. Doravante, o vinho permeia o Antigo Testamento com mais de 140 menções e tem uma aparência maciça de importância simbólica nos registros do profeta Isaías. Ele fala da vinda do Redentor, cujo manto é vermelho, como o de um vinicultor que estampou as uvas com os pés. "Vou chutar o lagar sozinho e ninguém entre os povos comigo.
O primeiro milagre do vinho de Jesus ocorre no casamento em Caná
   Mais uma vez, o sangue escorre onde deve fluir: o sangue dos incrédulos. O Salvador infratores como violentos vinho imerso no Livro de Apocalipse, o último julgamento de novo: "E o anjo lançou a sua foice sobre a terra, colhidas a partir da vinha da terra e jogou as uvas no grande lagar da ira de Deus. O lagar foi chutado para fora da cidade, e sangue jorrou do lagar; ele levantou-se para freios dos cavalos, 1600 estádios. "Nestes Portents humanidade é equiparada com uvas maduras cujo suco, mas não apreciado, mas deve ser derramado para punir.
   A relação entre Deus e seu povo, entre os Passos dos Cavaleiros e seus frutos, muda fundamentalmente quando Cristo começa a aparecer em público. O primeiro dos milagres que ele faz com a ajuda de Deus não é sobre um leproso ou mesmo uma pessoa morta. Jesus faz um exemplo do casamento em Caná. Os foliões saem do vinho, a mãe dele, Maria, pede ajuda a Jesus, ele os rejeita primeiro abruptamente. Então ele reenche os grandes jarros de água destinados à purificação ritual. Quando o cozinheiro bebe, percebe que esse é o melhor vinho da noite. A transformação da água em vinho também deve dar um conceito da abundância de vida que Deus está disposto a dar às pessoas de seu prazer.
   A vida de Jesus terminará com outra transformação. Na Última Ceia, ele prepara seus discípulos para o tempo após sua morte. Ele levanta a jarra de vinho e diz: "Este é o meu sangue, que será derramado por você e por todos". Jesus toma os pecados coletados sobre si mesmo e entrega-se vicariamente ao grande lagar. Parece tê-lo movido muito que seu caso de amor será esquecido e que a vítima não teria, portanto, nenhum efeito. Ele convida seus discípulos a lembrarem-se dele quando se reúnem e bebem vinho.
Cristo é freqüentemente ativo e passivo ao mesmo tempo
  Esta é, reconhecidamente, uma descrição muito simples do processo de transubstanciação, que mais tarde custou à Igreja muito esforço teológico, e que hoje insta seus sacerdotes a realizar a transformação do vinho no sangue de Cristo repetidas vezes. Semelhante ao "Parsifal" de Richard Wagner, onde os espíritos dos Cavaleiros do Graal desaparecem, quando o sangue do Salvador não brilha acima deles, em cujo reflexo o vinho nos jarros se torna o sangue de Cristo novamente.
  A nova aliança entre o Deus do Velho Testamento e as pessoas temerosas de sua ira, respinga na imagem de Cristo no lagar. Quase parece que a morte dolorosa na cruz era difícil de entender, e a equação de vinho e sangue na última ceia estava longe de ser cativante. Assim, no século XII, surge um programa pictórico que coloca todos os elementos em um contexto sensual: o lagar ameaçador, Cristo, a cruz como parte do mecanismo de pressão com o qual os romanos revolucionaram a produção de vinho. As uvas que devem ser esmagadas para iniciar a transformação da fruta para o vinho.
   Cristo nem sempre se comporta de maneira inequívoca nas representações. Muitas vezes ele é passivo e ativo ao mesmo tempo, lutando com seus pés e sendo espremido ele mesmo. Aqui, sucos e imagens se misturam - a do Redentor punitivo, que pisa fora da graça, e a de Cristo, a última oferenda. Às vezes ele mesmo coloca o fuso, que o empurra para baixo, às vezes é movido por anjos ou por Deus pai, ou pessoas da igreja e pessoas empurram para espremer. Há também um cordeiro ao redor do pescoço de Cristo, que ao mesmo tempo enche um cálice com qualquer gotejamento da ferida lateral.

O vinho não deve ser um tropeço na vida de um cristã

   E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,Não é para se fazer o quê? "Embriagar-se" (em grego: "methuskesthe", que comumente indica embriaguez). A pessoa não pode estar "embriagada com vinho" e, ao mesmo tempo, "cheia do Espírito". Ora, que o exagero no beber é errado, isso não se discute! O texto que aquele que é contrário ao uso de bebida alcoólica deveria apresentar é um que condena até mesmo o beber moderado, o beber cuidadoso.