5 Perguntas sobre o Espírito Santo


1. O que é Pentecostes?
   Na Igreja, as pessoas se lembram no Pentecostes que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos. Após a Ascensão de Cristo, eles foram deixados sozinhos. Eles não sabiam o que fazer. Então algo especial aconteceu. Eles ouviram um vento de tempestade e de repente houve um fenômeno de fogo. Este fogo parecia queimar nas cabeças dos apóstolos. De repente, eles falaram todos os tipos de línguas estrangeiras. Eles foram instruídos a espalhar a mensagem de Deus em todos os países do mundo. Isto é visto como o começo da igreja cristã. Isso tudo aconteceu quando eles celebraram o Pentecostes Judaico. Essa festa, portanto, existiu por muito mais tempo. O pentecostes judaico e cristão, no entanto, são um pouco parecidos. Você poderia chamar os dois festivais de um encontro entre o céu e a terra. Moisés recebeu os Dez Mandamentos das mãos de Deus no Monte Horebe, e os apóstolos de Cristo receberam o Espírito Santo na cidade de Jerusalém. Foram cinquenta dias depois da Páscoa. Porque esse é o significado da palavra Pentecostes: 50!
2. Quem ou o que é o Espírito Santo e o que Ele faz?
   Nós acreditamos que existe um só Deus. No entanto, você lê na Bíblia sobre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Considere, por exemplo, o mandado batismal de Jesus. Lá eles são mencionados no mesmo fôlego. Ouça: "Vá em seu caminho e faça de todas as nações meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" Mateus 28:19. No Pentecostes celebramos que todas as pessoas foram então cheias do Espírito Santo. Com o Espírito Santo você pode pensar em "Deus em nós". Deus que quer viver em nossos corações. Isso significa, entre outras coisas, que Ele quer nos ajudar todos os dias, nos dá força e coragem, quer nos consolar, quer nos mostrar o caminho. Um aspecto muito importante, penso eu, é que Ele nos acompanha. Eu posso te chamar muitos textos, mas você não tem muito o que ouvir. Portanto, alguns capítulos que podem ser lembrados. Em Atos 2 você pode ler a história do Pentecostes. No Evangelho de João, você pode ler, entre outras coisas, o que Jesus disse a Seus discípulos sobre o Espírito Santo. Está nos capítulos 14-16. Lembre-se, o Senhor Jesus disse o seguinte aos Seus discípulos: "Melhor para você que eu vá embora, porque se eu não for embora, o Consolador não virá a você; mas quando eu for, vou mandá-lo para você. "João 16: 7 HSV. O Espírito Santo é chamado de Consolador ou Advogado. Mas Ele é muito mais que um prêmio de consolação. O Espírito Santo continua a obra do Senhor Jesus em todo o mundo e a conclui. Lembre-se, o Senhor Jesus disse o seguinte aos Seus discípulos: "Melhor para você que eu vá embora, porque se eu não for embora, o Consolador não virá a você; mas quando eu for, vou mandá-lo para você. "João 16: 7 HSV. O Espírito Santo é chamado de Consolador ou Advogado. Mas Ele é muito mais que um prêmio de consolação. O Espírito Santo continua a obra do Senhor Jesus em todo o mundo e a conclui. Lembre-se, o Senhor Jesus disse o seguinte aos Seus discípulos: "Melhor para você que eu vá embora, porque se eu não for embora, o Consolador não virá a você; mas quando eu for, vou mandá-lo para você. "João 16: 7 HSV. O Espírito Santo é chamado de Consolador ou Advogado. Mas Ele é muito mais que um prêmio de consolação. O Espírito Santo continua a obra do Senhor Jesus em todo o mundo e a conclui.
3. O que significa dizer que os discípulos estavam cheios do Espírito Santo?
   A dificuldade está na palavra "cumprir". Um texto do livro bíblico de Jeremias pode nos ajudar. Ali Deus diz: "Não encho os céus e a terra?" Jeremias 23:24. Com isso, Deus realmente diz: 'Tudo é controlado por mim'. Agora, aplique isso à expressão 'estando cheio do Espírito Santo'. Os discípulos foram completamente confiscados, controlados, usados ​​e guiados pelo Espírito Santo no dia de Pentecostes. Esse cumprimento também foi visto e ouvido. Os discípulos estavam felizes. Também ter audácia é tipicamente uma consequência do cumprimento com o Espírito de Deus. Bem, eles são ousados ​​naquele primeiro dia. Com Peter na liderança. Mas isso não é a única coisa. Os discípulos também receberam força e sabedoria. Ser cheio do Espírito Santo não aconteceu por si mesmo. Havia e requer fé e oração.
4. O Espírito Santo estava ausente antes do Pentecostes?
   É muito compreensível quando as pessoas pensam assim. Mas quando você lê a Bíblia, você também se depara com o nome e a obra do Espírito Santo no tempo do Antigo Testamento. Tome o começo da Bíblia. Gênesis 1 afirma que o Espírito de Deus pairou sobre as águas do versículo 2. Outro texto familiar é a oração de Davi: "Senhor, não tire de ti o seu Espírito Santo" (Salmos 51:13). A coisa especial sobre o Pentecostes é que depois do derramamento o Espírito Santo não vem e vai, mas está permanentemente, sempre presente na vida de todo crente. Graças à obra reconciliadora do Senhor Jesus, o Espírito Santo desce sobre todo crente e não vai embora. E a partir desse momento você nasceu de novo, um filho de Deus. Paulo escreve aos Efésios: "Você está em Cristo pela sua fé, marcada com o selo do Espírito Santo" 1:13. Eu freqüentemente comparo isso com aquele pombo da arca de Noé. Primeiro a criatura não podia ficar fora da arca. Houve morte em todo lugar. Mas um dia ele ficou longe. O pombo havia encontrado um lugar. Assim é com o Espírito de Deus. Primeiro Ele só poderia permanecer no Filho de Deus. Ele se tornou homem perfeito. Mas depois que o Senhor Jesus proclamou 'está consumado', mais e mais 'lugares' foram libertados. E assim Deus cumpriu a Sua promessa de que nos últimos dias Ele derramaria o Seu Espírito sobre toda a carne (Joel 3: 1). Mas depois que o Senhor Jesus proclamou 'está consumado', mais e mais 'lugares' foram libertados. E assim Deus cumpriu a Sua promessa de que nos últimos dias Ele derramaria o Seu Espírito sobre toda a carne (Joel 3: 1). Mas depois que o Senhor Jesus proclamou 'está consumado', mais e mais 'lugares' foram libertados. E assim Deus cumpriu a Sua promessa de que nos últimos dias Ele derramaria o Seu Espírito sobre toda a carne (Joel 3: 1).
5. O que todas essas expressões difíceis significam sobre a obra do Espírito Santo?
   Por exemplo, você lê sobre "o batismo com o Espírito Santo", de "ser marcado com o Espírito Santo". Os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo no Pentecostes, mas alguns dias depois isso acontece novamente. Pode o Espírito Santo ir embora de novo? E o que, por exemplo, significa "entristecer o Espírito Santo"?
Existem muitas perguntas. Deixe-me começar explicando que há uma diferença entre o "cumprimento com o Espírito Santo" e o batismo com o Espírito Santo ". O cumprimento com o Espírito pode acontecer muitas vezes. Stephanus é um exemplo impressionante. Ele era um homem que estava cheio do Espírito Santo. Com seu apedrejamento você leu que isso aconteceu com ele novamente Atos 6: 5 e 7:55. E ele não é o único a quem é dito sobre isso. Você também leu sobre Pedro Atos 2: 4; 4: 8,31 e Paulo Atos 9:17; 13: 9 Na carta à igreja de Éfeso, a congregação é chamada para "ser cheia do Espírito Santo" 5:18. Ser cheio do Espírito Santo pode, portanto, acontecer de novo e de novo em nossas vidas. 'Estar cheio de' infelizmente não é uma constante dada. Muitas vezes outras coisas dominam o nosso pensamento e fazer! Bons pensamentos, mas também pensamentos errados e coisas com as quais "entristecemos" o Espírito Santo. Lá nós temos essa outra expressão. Porque se pudermos supor que Ele está sempre presente pessoalmente, Ele é o primeiro a ver o que está errado em nossa vida com Deus. Daí esse chamado constante: "Deixa o Espírito te encher". Isso é diferente com o batismo no Espírito. Em nenhum lugar do Novo Testamento você lê que ser batizado com o Espírito acontece repetidamente. É mais como um evento único, como é o caso do batismo nas águas. Muitas vezes também está associado a isso. Além disso, você não lê um chamado para ser batizado com o Espírito de Deus. Aparentemente não é algo que Deus pede, mas o que Deus dá. Na carta à igreja de Éfeso você lê todo tipo de coisas que todo crente recebe. No primeiro capítulo, há muito sobre o que temos "nele". Eu creio que há também o batismo com o Espírito. Lá eu entendo que o Espírito de Deus não nos é dado um pouco, mas em toda a sua plenitude. Estou pensando em uma expressão sobre o amor de Deus que é derramado em nossos corações. Um texto aqui é muito importante para mim, é uma palavra de Paulo: "E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus em nossos corações derramado pelo Espírito Santo que nos foi dado" Romanos 5: 5 HSV.
Pentecostes é: 'correntes de bênção descem como lagos'.
Escrito por:
Arie van der Veer
Apresentador, pastor e escritor