Pai, Filho e Espírito Santo Como você pode imaginar a Trindade?

Resultado de imagem para Pai, Filho e Espírito Santo Como você pode imaginar a Trindade?
Julia Knop, Erfurt





   Como podem três ser um e um três? Até mesmo Goethe chamou a ideia de que Deus é insignificante como uma imposição. Mas para a fé cristã, a Trindade é parte da essência e, em última análise, a razão para a suposição de que Deus é amor dentro de si mesmo.
   Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Então é dito, se alguém se cruza. Quando um serviço começa. Quando uma criança é batizada. Quando uma oração é completada. Quando uma bênção é dada. De novo e de novo:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
  Abençoa-te a Deus Todo Poderoso: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
  Essas formulações são familiares para todos os cristãos. Eles são tipicamente cristãos. Judeus e muçulmanos não os usariam. Isso não corresponderia à sua imagem de Deus. Mas para os cristãos é muito essencial. Hoje, no Domingo da Trindade, eles celebram o Deus Triúno: Deus Pai. Deus, o filho. Deus, o Espírito Santo. Um Deus em três pessoas. Aqui bate o coração do cristianismo. Quem acredita no Deus Triúno pode se tornar um cristão. Ele é batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Credo Trinitário é uma confissão profundamente ecumênica. Não distingue entre cristãos católicos, protestantes e ortodoxos. Distingue entre cristãos e não cristãos. Parece pura teoria. Após o jogo de contas de vidro. Parece desnecessariamente complicado, incompreensível e ilógico. Afinal, toda criança elementar sabe que um não é três e três não é um.
  Johann Wolfgang von Goethe chegou a dizer que era impertinente acreditar em Deus:
   "Eu acreditava em Deus e a natureza e para a vitória dos nobres mais pobres, mas isso não foi suficiente as almas piedosas, eu também deve acreditar que três é um e um três, mas o relutante a verdade sinto a minha alma; também viu Eu não concordo que isso teria me ajudado nem um pouco. "
   Goethe pode ser ajudado. Não é sobre números e nem sobre matemática. Se fosse na fé para a matemática, seria Trinity - em alemão: Trinity - simplesmente absurdo. Crer em Deus como uma trindade não é anular as leis da lógica. A crença em Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo provavelmente não duraria mais que 2.000 anos. Obviamente, é sobre algo diferente de um jogo calculista.
   Antes que a teoria se sustente a experiência da fé
Quando os cristãos chamam Deus trinitário, eles querem dizer:
Deus, como Pai, é o criador do mundo, a fonte de tudo o que é.
   Em Jesus de Nazaré, esse deus assumiu a forma humana. Jesus é Deus, o filho. Para nós humanos e para nossa salvação, ele veio a este mundo.
E: Através do Espírito Santo, Deus age no mundo. O Espírito de Deus cria paz e reconciliação. Ele desperta fé, amor e esperança.
Como esta imagem de Deus surgiu?
  A Bíblia ainda não conhece uma teoria sofisticada sobre a Trindade divina. Há uma razão simples para isso: a Bíblia não é um livro de texto ou um catecismo. Ela não teoriza sobre Deus. Ela diz: Os livros do Antigo e Novo Testamentos falam de Deus - e das experiências que as pessoas fizeram com Deus. Os Evangelhos ensinam como Jesus de Nazaré foi experimentado, o que ele disse e fez e como entendê-lo. Nas cartas escritas por Paulo e outros para as jovens igrejas, as primeiras interpretações de Jesus cristão são expressas: quem era essa pessoa? Por que Deus parece tão perto quando lida com Jesus? Uma e outra vez flui, como os primeiros cristãos oraram e adoraram a Deus. Especialmente em tais músicas e fórmulas de bênção, algo soa como
   Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com todas as bênçãos do Seu Espírito através da nossa comunhão com Cristo no céu.
   Por exemplo, diz a carta da igreja de Éfeso. Foi escrito na segunda metade do primeiro século. Em sua saudação, o autor fala naturalmente de Deus, o Pai, o Senhor Jesus Cristo e o Espírito de Deus. Um Deus que experimentará de três maneiras.
As palavras de Jesus sobre si mesmo levam à Trindade
   Especialmente o Evangelho de João é um modelo para a crença em Deus como Pai, Filho e Espírito. O evangelista entrega as palavras de Jesus que levantam uma série de perguntas e pedem interpretação. Jesus se descreve como um filho - e Deus como seu pai. Nele, o Filho, Deus, o Pai, torna-se visível. Aquele que é cheio do Espírito de Deus pode saber disso.
   Do Evangelho de João Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao pai senão através de mim. Se você me reconheceu, também conhecerá meu pai. Qualquer um que me viu viu o pai. Acredite em mim que estou no Pai e que o Pai está em mim. E eu pedirei ao Pai e Ele lhe dará outro ajudante para ficar com você para sempre, o Espírito da Verdade que o mundo não pode receber porque ela não o vê e conhece. Mas você o conhece porque ele ficará com você e estará em você. Nesse dia você vai perceber: estou em meu pai, você está em mim e eu estou em você.
    Jesus fala de si mesmo como filho. Ele fala de Deus, seu Pai e do Espírito que o Pai enviará como apoio. Aqui está o fundamento para a fé na Trindade. No entanto, não pode haver uma imagem trinitária de Deus bem trabalhada no Novo Testamento. Até que isso aconteça, quase 300 anos se passam. Isso não é surpreendente. Pensar é quase sempre o segundo passo. A teoria segue a prática. Teologia segue a fé.
   Que Deus é Triúno, Pai, Filho e Espírito Santo, é uma resposta. A questão era: se Deus é Deus, quem é esse Jesus de Nazaré? Por que ele chama Deus "Pai" e Ele mesmo "Filho"? O que isso significa: "Quem me viu viu o Pai"? O que é sobre o espírito que ele queria enviar, para que ele conhecesse Deus nele? Os cristãos dos primeiros séculos lutaram por tais questões.
No começo há um grande conflito
   Os esclarecimentos decisivos trazem o século IV. Depois de anos de perseguição e diáspora, o cristianismo se consolidou um pouco. Ele cresceu em novos contextos culturais e espirituais. O mundo em que o cristianismo, entretanto, criou raízes é filosoficamente saturado. Neste mundo, você quer chegar ao fundo das coisas. Você quer saber o que está acontecendo e como isso se relaciona com Deus. Não só queremos acreditar em Deus, mas também pensar em Deus.
   O protagonista do conflito, no final do qual é uma elaborada teologia da Trindade, é Arius. No século IV a igreja rejeitou sua imagem de Deus e, em retorno, pensou e desenvolveu sua própria imagem de Deus. O resultado é o grande credo. Ainda é padrão entre os cristãos.
   Arius é um sacerdote e teólogo em Alexandria, uma mente sistemática e brilhante pensadora. Ele quer traduzir as narrativas bíblicas em categorias filosóficas. Ele acha platônico. Deus, mais precisamente, o divino, é para ele simplesmente um, uma grandeza espiritual abstrata além do mundo, intocada pelo homem e pela história. Jesus pode ter sido uma criatura especial, uma pessoa-modelo, um profeta e talvez até algo entre Deus e o homem. Mas ele não poderia ter sido Deus. Porque para Arius não pode ser o que não pode ser: que Deus entra seriamente em contato com este mundo. Que Deus se torna homem. Assim pensou Arius e com ele muitos cristãos cultos de seu tempo. Esse pensamento, essa filosofia, essa imagem de Deus os convenceu.
O caminho para a compreensão é amor
   Curiosamente, a oposição à idéia de Deus por Ário não veio dos crentes educados, mas dos crentes comuns. A solução filosófica era suave demais para eles. Ela não cumpriu suas orações. Nem combinava com o que a Bíblia contava sobre Jesus. Arius achava que Deus era abstrato demais e Jesus era pequeno demais. O Deus da Bíblia estava mais próximo dos crentes do que o deus dos filósofos. Jesus também os conhecia de maneira diferente. Eles acreditavam que ele era maior do que Arius pensava nele. Já no século 4, ficou claro que a interpretação de Jesus decide a imagem cristã de Deus. Aquele que vê em Jesus um homem bom, um modelo moral ou religioso ou uma das grandes figuras da história mundial, não precisa de uma teologia da Trindade. Mas quem vê Deus nele, deve abrir a imagem convencional de Deus e pensar sobre isso.
   O conflito balançou alto. A igreja ameaçou se separar. Por fim, o imperador Constantino tomou a iniciativa de pacificar a disputa. Em 325, o primeiro Conselho de História da Igreja se reuniu em Nicéia, perto da atual Istambul. Em 381, o Conselho de Constantinopla seguiu. Esses dois conselhos criaram o credo trinitário, o chamado Nicaeno-Konstantinopolitanum. Desde então, todos os cristãos de todas as denominações comprometem-se a um Deus em três pessoas: eles crêem em Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Simplificando, eles acreditam em Deus que se tornou homem. Para um Deus em três pessoas, que é por si mesmo amor e relacionamento. Se assim for, então o homem não só pode saber sobre Deus nele,
Como alguém deve imaginar o Deus trino?
   A teoria da Trindade é quase sempre complicada. Em última análise, eles só querem explicar uma experiência cristã decisiva: Deus não é uma grandeza espiritual abstrata além do mundo. Ele fez o mundo existir. Ele a mantém viva e ele está verdadeiramente e verdadeiramente presente neste mundo. Deus se torna homem entre os homens. Em Jesus de Nazaré, ele se dá uma cara. Ele conhece a morte e superou isso. Deus enviou seu Espírito, que trabalha interiormente dentro do homem. O espírito que mantém viva a mensagem de Jesus. O espírito que conforta e liberta. Ele reconcilia e cura. Os mortos trouxeram à vida. O homem se conecta com Deus.
   Trindade permanece um paradoxo. No entanto, esse paradoxo de unidade e trindade, de unidade e diversidade, não é tão raro. Granizo, chuva e vapor são igualmente água. Na Idade Média, os poderes espirituais do homem, isto é, intelecto, vontade e memória, também foram comparados com a Trindade. Existem três fenômenos diferentes, mas eles são essencialmente um.
   Mesmo experiências musicais intensas podem se tornar uma imagem da Trindade: na interação entre o cantor e o pianista, um novo som comum emerge. Esse som é mais do que a soma dos tons que os dois produzem. A interação criou algo novo. Conecta os músicos sem dissolvê-los. Uma antiga imagem clássica da Trindade é o amor entre homem e mulher: seu filho junto é o fruto e a imagem de seu amor, mas também algo novo e independente. Com a nova vida, marido e mulher se tornam pai e mãe. A criança continua sendo filho ou filha durante toda a vida. Três pessoas estão profundamente conectadas e, no entanto, são pessoas independentes.
   "Onde há amor, há uma Trindade: um amante, um amante e uma fonte de amor. Quando você vê amor, você vê a Trindade."
O homem que ama é a imagem do Deus Triúno
   Como Santo Agostinho coloca aqui, a reflexão sobre o amor estabelece um caminho para a compreensão da Trindade. Deus é amor em si mesmo. Amor personalizado, cujo começo e fim não podem ser apreendidos: uma dinâmica viva, em que se vive do outro: o pai se entrega e se expressa completamente no filho. O filho é tudo sobre revelar o pai. O Espírito Santo é esse relacionamento: fonte e expressão de amor. Conecta e diferencia, cria unidade e ao mesmo tempo garante diversidade.
   Assim, Deus se torna a imagem do homem e do homem amoroso a imagem de Deus: dar e ser doado, amando e sendo amado, entregando-se e recebendo a si mesmo - uma troca de amor. As mesmas dinâmicas que compõem as relações humanas também são encontradas em Deus. Como um relacionamento, o homem se torna reconhecível como a imagem de Deus. A confissão cristã do Deus triúno prossegue assim: quem se doa recebe um presente, quem se dá, quem recebe. Para este propósito, o ser humano é convidado por Deus, no qual seu destino está como uma imagem do Deus Triúno. É assim que experimentamos vidas ricas, satisfatórias e bem-sucedidas para as pessoas. Então, tentamos moldar relacionamentos. É assim que os cristãos acreditam em seu Deus: concreto, em vez de abstrato, cheio de vida e vitalidade, criatividade, dinâmicas diversas. comunidade o que leva todos os importantes. Unidade criativa, dinâmica animada. Se você gosta: Inclusão pura - união do dom da diversidade.
  Sem a Trindade, Deus permaneceria abstrato e distante
Faz diferença crer em Deus trinitário?
  Eu acho que sim. Aqui realmente bate o coração do cristianismo.
   Sem a Trindade, Jesus poderia ser um bom homem. Uma pessoa miserável que foi vítima de um sistema político como milhares de outras pessoas. Por outro lado, quando reconheço no Deus crucificado, eu acredito em um Deus que não representa esplendor e glória, não por poder e violência, mas conhece o sofrimento e a miséria. Deus se mostra no Jesus crucificado como Deus, que está do lado dos fracos. Ele se revela como o Deus que tem a vontade e o poder de vencer a morte. É por isso que escrevo o destino de Jesus no crucifixo. Isso não é masoquismo. O gesto é um sinal de fé. A fórmula trinitária interpreta a cruz. Creio que Jesus se tornou o lugar de Deus: "Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".

Sem a Trindade, Deus permaneceria abstrato e distante. Um ser sobrenatural, talvez também uma energia espiritual que permeia tudo. Mas uma força espiritual além do mundo não responde. Eu não posso rezar por uma energia. A crença trinitária em Deus experimenta Deus no meio do mundo, na vida e na morte. Este deus não é um deus do outro mundo, não mundano. O deus em quem acredito é próximo e humano. Um Deus a quem peço e a quem posso tristeza. Eu acredito em um Deus que se aliou aos homens, em primeiro lugar e acima de tudo com o sofrimento, o doente e o fraco. Eu acredito em um Deus que é poderoso no mundo. Mas ele também me toca e me move por dentro. Para Deus, que é motivo de esperança.
Pai, Filho e Espírito Santo Como você pode imaginar a Trindade? Pai, Filho e Espírito Santo Como você pode imaginar a Trindade? Reviewed by Pastor Ivo Costa on junho 28, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.