Pentecostes é o nascimento da igreja

 

 O Pentecostes está na mente da maioria dos contemporâneos como um Festival da Primavera e uma ocasião bem-vinda para uma pequena pausa. O verdadeiro significado do festival é cada vez mais esquecido.
   Pentecostes é um pequeno festival da igreja "à mão". Além disso, é sobre o Espírito Santo como o poder criativo de toda a vida. Ele é enviado ao mundo para manter viva a pessoa, a palavra e a obra de Jesus Cristo. Uma noção nebulosa que explica por que até os cristãos às vezes têm problemas com esse festival.
            Tentativa de uma abordagem
   O nome "Pentecostes" vem da palavra grega para 50, "Pentecostes". Os judeus comemoraram uma festa de Ação de Graças 50 dias após a Páscoa. Mais tarde veio a lembrança da aliança no Sinai adicionada cf. Ex 19. Os cristãos celebram o Pentecostes - o primeiro Dia de Ação de Graças depois da ressurreição de Jesus - a missão do Espírito Santo e, portanto, o nascimento da Igreja.
   Nos Atos dos Apóstolos, Lucas descreve um evento dramático em Atos 2: 1-13. O inimaginável é descrito: sprays de tempestades e línguas de fogo. Esses símbolos são reminiscentes da revelação divina no Sinai. A festa da lembrança torna-se uma partida deslumbrante que faz as promessas proféticas verdadeiras: "Quero derramar meu espírito sobre todas as pessoas". Joel 3,1 Algo totalmente novo, algo incrível começa: os discípulos assustados literalmente "atiram e brilham", aparecendo como corajosas testemunhas do Jesus ressuscitado.
   Os símbolos espirituais - Ventobravo e Fogo - são imprevisíveis e perturbadores. Sören Kierkegaard afirma: "Onde quer que você se torne um cristão você tem que se tornar inquieto, onde você se torna um cristão haverá inquietação, o Cristianismo é um incêndio criminoso". Assim, quando as pessoas realmente se envolvem com isso, a mente de Deus provoca um profundo choque interior com poder transformador: a mente libera energias criativas e empurra para novos desvios. O Be-ghost está infectado, irradiando, torna-se um farol que se move e revigora. Foi assim naquela época em Jerusalém.
                          Exemplo brilhante
   E o que o Pentecostes significa para nós hoje? Onde o fogo do entusiasmo brilha com a gente? Em uma canção dos anos 1970, diz: "A causa de Jesus precisa daqueles que são entusiastas, Seu Espírito os busca, mesmo entre nós, e nos liberta para que possamos nos entregar uns aos outros." As estrofes da música encorajam a paz, a justiça, os pobres e os desfavorecidos, estranhos e refugiados. É precisamente esta mensagem que o Papa Francisco retoma e, com a sua humanidade espontânea e não convencional, desperta um novo entusiasmo pelo Evangelho, que ele credibiliza em palavras e ações.
   No prefácio da Bíblia do youcat, ele convida os jovens para a leitura da Bíblia: "Você segura algo divino em suas mãos, um livro como fogo". Em julho de 2015, ele fala aos membros da Renovação Carismática: "Você é uma graça pentecostal para toda a Igreja". Ele chama a cada participante: "Deixe-se levar pelo Espírito Santo, ore, trabalhe, ame, então o Espírito fará o resto!" Ele acrescenta: "O trabalho pela unidade dos cristãos começa com a oração". No final dos retiros de jejum deste ano, ele disse: "A Igreja não é uma gaiola para o Espírito Santo, que quer estar fora e dentro".
           Um fogo que quer nos invadir
   Ele conclama todos os cristãos a descobrir sua missão com alegria e entusiasmo. Ele conclui para cada um: "Eu sou uma missão nesta terra ... para trazer luz, abençoar, reviver, estabelecer, curar, libertar". Evangelii Gaudium, no. 273 Tal estilo de vida, o trabalhador francês sociais Madeleine Delbrêl viveu 1904-1964 a título de exemplo, em Ivry comunista em Paris: "A luz do Evangelho não é a iluminação, mas um fogo que nos invadem a fim de criar nossos assuntos" E isso tem conseqüências de longo alcance.
    Talvez as palavras de Lothar Zenetti podemos ser assustado: "Quem vem e descongela os cristãos congelados Aquele com o coração ardente Aquele com a palavra brilhante Aquele com a tocha, o incendiário que vem para lançar fogo sobre a terra e ... ele quer queime, ele está a caminho, ele virá, virá e degelará os cristãos congelados! " Se o "incendiário" já não está a caminho de nós, para que novamente "disparemos e chamemos" e levemos suas boas novas ao mundo?