Um toque do Espírito Santo

De P. Joseph Maria Schnider
   Foi o Concílio de Constantinopla, em 381, que detinha a divindade do Espírito Santo. Desde então, a Igreja confessou o Espírito Santo como o Senhor e Doador da Vida. Da mesma forma, todo crente no credo apostólico confessa seu indivíduo «creio no Espírito Santo». Na definição, é claro, quem e o que é o Espírito de Deus poderia e poderia ser falado apenas em imagens: tempestade, fogo, vento, respiração, respiração.
   O escritor ainda lembra bem quando ele estava jogando um jogo de boboll enquanto brincava ou brincava em sua infância. Como consolá-lo, em seguida, imediatamente e tentou curar seus arranhões ou outras feridas no braço e nas pernas com uma explosão ou respiração e tentou esquecer. O que você então geralmente conseguiu imediatamente.
          O Espírito Santo - um toque do que?
   Na Bíblia também se encontra a palavra "puff" em hebraico Ruach, que aparece exatamente como o Espírito Santo acalmando e encorajando. E esse espírito é de fato como uma brisa. Pelo menos os antigos hebreus, gregos e romanos pensavam assim quando falavam do Espírito. Até certo ponto, uma substância volátil que não pôde ser apreendida. Respirável na respiração e respirava com o último suspiro. Através dele, o homem se torna uma pessoa, responsivo e até um falante. Pensou-se que devia ser uma respiração, porque a voz humana só soa enquanto o ar varre as cordas vocais. Um toque que é pequeno e delicado, por isso muitas vezes não é notado.
Mas isso pode ter um grande impacto. Pois o Espírito Santo é, por assim dizer, o braço de Deus na terra. Ele trabalha aqui na fé. E a cada momento em que o homem se sente próximo de Deus, ele está lá também. Ou em todo momento quando o homem individual encontra outros seres humanos ou a criação, ele está lá.
 O Espírito Santo - mais que uma respiração?
   "Receber o Espírito Santo!" É o núcleo do Evangelho do Pentecostes deste ano. Estas palavras de Jesus, com a concessão de autoridade, são precedidas por um respiro dos discípulos. E de acordo com as idéias bíblicas, respirar significa a transmissão da vida. O Senhor ressuscitado, que possui o próprio Espírito e o dá aos discípulos, dá-lhes assim uma parte da sua nova vida e dos esplêndidos frutos do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
   Todo crente em Cristo recebe este Espírito Santo com os seus frutos no meio da comunhão eclesial. Pois quando o Senhor, após a ressurreição, apareceu aos discípulos e lhes deu o Espírito Santo, ele não se dirigiu a cada um deles separadamente, mas respirou e dirigiu-se a todos juntos. Com isto, o Ressuscitado quer deixar claro até hoje que se pode experimentar a obra do Espírito Santo, sobretudo na comunhão da Igreja. Porque esse espírito desperta, chama, conduz e guia, faz das pessoas discípulos entusiastas, que levam as boas novas.