O segredo da Trindade nos convida a um relacionamento de amor

 

 Veja as leituras para a solenidade de, provavelmente, a mais santíssima trindade, domingo, pode, adicionalmente, 27
   O segredo do pai, do Filho e do Espírito Santo é celebrado hoje na Solenidade da Santíssima Trindade. Três indivíduos em um único Deus é um mistério. vamos estabelecer as pessoas e descrever seu relacionamento, mas não podemos de modo algum exaurir o fato de quem honramos, adoramos e adoramos.
   Ao longo dos séculos, muitas fotografias ou símbolos foram usados ​​para ajudar a conceituar nossa compreensão da Trindade. São Patrício é notoriamente referenciado como o uso de um trevo de três folhas; outros usaram um triângulo - três linhas unidas formando três ângulos, mas uma determina. de tempos em tempos, são usados ​​três círculos interligados, ou um nó celta, três laçadas formadas em oval com um começo ou fim óbvio.
   Artistas religiosos também podem projetar um retrato do Senhor crucificado com as mãos estendidas do pai acima do Senhor e uma pomba representando o Espírito Santo pairando no meio.
   No entanto, uma nova fotografia é proposta com a ajuda de Tertuliano, um teólogo cristão primitivo, que comparou a Trindade a uma planta florida. Deus o pai é representado por meio de suas raízes profundas. debaixo do chão, eles não são considerados em todos os momentos, no entanto, eles estão presentes, não muito menos, dando nutrição e vida à planta. O Filho, Jesus, é representado pela planta e pela flor. Deus é feito comum por meio de Jesus, que também será considerado por todos os que nele aparecem e por meio dele entenderem o pai e o Espírito. O Espírito é representado pela fragrância da flor, invisível mas real, cuja beleza eleva a pessoa que a encontra.
   Estas e muitas descrições ou imagens diferentes da Trindade foram propostas para nos ajudar a entrar no segredo da vida divina do Pai, Filho e Espírito Santo.
   A leitura do Evangelho para a liturgia de hoje apresenta as frases restantes de Jesus no Evangelho baseado em São Mateus. Jesus está definido para ascender ao pai. Ele reúne os onze apóstolos e eles vão como uma montanha exata. Ele os instrui a manter a missão, anunciando: “Todo o vigor do céu e da terra me foi dado. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a examinar tudo o que eu lhes ordenei. E eis que estou com você em todos os momentos, exceto a conclusão da era.
      A conexão do amor entre o pai, o Filho e o Espírito Santo é o suprimento e o sustento da vida eterna. No batismo, nós compartilhamos a morte do Senhor Jesus. estamos unidos a ele e, como diz São Paulo em sua Carta aos Romanos, nos tornamos filhos adotivos de Deus. Em diferentes frases, nós entramos na própria relação da Sagrada Trindade, do próprio Deus a quem chamamos de “Abba, Pai”. São Paulo elabora essa afirmação: “... somos filhos de Deus e, se pequenos , então herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se apenas nos submetermos a ele, a fim de que também possamos ser glorificados com ele ”.
   Um aspecto de sermos pequenos é que, não depende da nossa idade, temos a oportunidade de nos desenvolver. isso faz parte do segredo e da beleza de nossa participação na existência divina: há sempre espaço para um aumento maior. O boom acontece quando estamos procurando entender e preservar o caminho do Senhor.
   A diretriz de Moisés para os indivíduos na primeira análise de hoje, tirada do livro de Deuteronômio, descreve Deus como o autor da existência. Ele criou a área e todos os povos nela, e ele escolheu Israel para se tornar honrado para todos os países. Moisés insta o povo sob nenhuma circunstância a ignorar a grandeza de Deus e tudo o que ele alcançou para eles - dando-lhes existência e instruindo-os a maneira de viver.
   Jesus traz essa instrução para cumprimento e conclusão. Suas frases ecoam as de Moisés quando ele instrui os discípulos, não é mais simples batizar, no entanto, treinar e estudar “tudo o que eu lhes ordenei”. É seguir os passos de Jesus, como Seus discípulos, que nos desenvolvemos como crianças de Deus maturidade.
   A vida interna de Deus é o relacionamento entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. o relacionamento é de amor. através de Jesus, fomos convidados a compartilhar durante este estilo de vida divino e eterno. Não se conte como a Santíssima Trindade é descrita ou imaginada, somos atraídos para o segredo desse estilo de vida. Deus é a fonte dos estilos de vida e Aquele que nos sustenta na vida através do amor.