7 versículos populares da Bíblia do livro de João


Aqui estão sete dos versículos mais populares da Bíblia do Evangelho de João.
João 1:14 “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do único Filho do Pai, cheio de graça e verdade.”
   Aqui está o apóstolo João escrevendo sobre a encarnação de Deus, tornando-se homem para morrer pelos pecados do mundo. João viu ou testemunhou Sua glória, certamente incluindo a glória Shekinah de Cristo no Monte da Transfiguração que ele viu em Mateus 7: 1-13. Jesus foi e é a plenitude da graça e da verdade. A necessidade da verdade significa falar sobre o destino de todos os que rejeitam a Jesus João 3:18, 36 mas esta verdade vem com graça, e a disposição de nos salvar da ira de Deus João 3:16. João deu o propósito para o qual seu evangelho foi escrito no último verso do livro, escrevendo que “estes são escritos para que você possa crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que crendo você pode ter vida em seu nome ”João 20:31.
João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
   Jesus acabara de dizer: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna” (João 3: 14-15). Sua vida para aqueles que acreditam nele para que possam ter a vida eterna. Por quê? Foi porque ou “porque Deus amou o mundo”. Você poderia facilmente usar a palavra “porque” já que é para isso que a palavra “para” existe. João 3: 14-16 poderia ler assim; E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna, porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único, não pereça, mas tenha a vida eterna ”João 3: 14-15. A serpente no deserto era a serpente de bronze levantada em uma árvore ou grande,
João 6:39 “E esta é a vontade daquele que me enviou, para que eu não perca nada de tudo o que ele me deu, mas a levante no último dia”.
   Jesus acabou de descrever a vontade de Deus. Às vezes temos dificuldade em saber o que é isso para nós. Para Jesus, era a vontade do Pai que todos os que o Pai Lhe deu, Ele não perderia nenhum. Isto é muito reminiscente de João 10: 28-29, onde ninguém pode tirar o crente da mão de Deus. Não há possibilidade de isso acontecer. Que tipo de pastor perde suas ovelhas? Jesus, sendo o Grande Pastor e tendo 99 ovelhas, sairá e procurará aquele que está perdido e Ele retornará com 100, o mesmo número com o qual Ele começou. Ele não perderá nem um!
João 10: 28-29 “Eu lhes dou a vida eterna, e elas nunca perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que os deu para mim, é maior que todos, e ninguém é capaz de arrancá-los da mão do Pai. Eu e o Pai somos um.
   Estes dois versos estão cheios de poder e promessa. Eles têm o poder de Deus enquanto permanecemos na mão do Pai e na mão de Jesus e “ninguém é capaz de nos arrebatar”. A promessa é que Ele se apega àqueles que Ele escolhe. Jesus disse: “Tudo o que o Pai me dá virá a mim, e quem vier a mim, eu nunca vou expulsar” João 6:37. Aquele mesmo "tudo" que o Pai deu a Cristo são os mesmos, tudo o que permanece firmemente ao alcance das mãos do Pai e de Jesus. Quem pode levá-los a partir de Deus, Rm 8:31? A promessa de Deus é que Ele se apega a nós e o poder está sendo mantido firmemente em Sua poderosa mão.
João 11:25 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crer em mim, ainda que morra, viverá.
   Jesus acabara de contar isso a Martha depois que seu irmão Lázaro havia morrido. Ele pediu a Martha e Ele disse a todos que estão lendo isto que “todo aquele que vive e acredita em mim nunca morrerá. Você acredita nisso ”João 11:26? Ela reconheceu que Jesus é o Messias ou Salvador João 11:27 mas você? Se assim for, então você nunca morrerá uma morte eterna. Você acredita nisso?
João 13:35 "Por isso todas as pessoas saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amam uns aos outros."
   Jesus está dizendo que nosso amor um pelo outro é a prova de que somos Seus discípulos. Não há outro lugar nas Escrituras onde Jesus diz que todas as pessoas saberão se somos discípulos de Jesus ou se não somos. Esse “todo o povo” inclui a igreja e os que estão fora da igreja. Nós podemos ser a única Bíblia que algumas pessoas irão ler. João 13:35 vem logo depois que Jesus disse: “Eu lhes dou um novo mandamento, que vocês se amem uns aos outros: assim como eu os amei, vocês também devem amar uns aos outros” João 13:34.
João 17:20 "Eu não peço apenas para estes, mas também para aqueles que acreditarão em mim através de sua palavra."
   Este último dos sete versículos da Bíblia do Evangelho de João é onde Jesus estava prestes a deixar os discípulos e ir para a cruz, mas Ele disse que oraria por eles. Ele sabia que eles tinham medo do desconhecido. Ele disse que oraria por eles, mas disse que também oraria por aqueles que, no futuro, crerem em Cristo “por meio de sua palavra” ou por meio de seu testemunho de arrependimento e fé. Marcos 1:15.
   Hoje, se esses versículos falam ao seu coração, eu oro para que você se volte para Deus e renuncie a todos os seus pecados. Então você pode colocar sua confiança em Cristo porque Ele é digno dessa confiança pela eternidade. Você tem apenas duas opções; rejeitar Jesus e enfrentar o julgamento de Deus (Apocalipse 20: 12-15); 21: 8 ou humilhe-se, arrependa-se e confie no Salvador e receba a vida eterna João 3: 16-17.
Artigo por Jack Wellman
Jack Wellman é pastor da igreja Mulvane Brethren em Mulvane, Kansas. Jack também é o escritor sênior do What Christians Want To Know, cuja missão é equipar, encorajar e energizar os cristãos e abordar questões sobre a caminhada diária do crente com Deus e a Bíblia. Jack no Google Plus ou confira o livro Ensinar as Crianças o Evangelho disponível na Amazon.