A falsa doutrina do sono da alma depende da distorção de algumas passagens da suposta “prova”.

   Em Mateus 27:52 descreve aqueles que se levantaram de seus túmulos quando Jesus se levantou como “aqueles que dormiam”. Paulo usa a mesma descrição em 1 Coríntios 15:20. Paulo em 1 Tessalonicenses 4 compara os vivos com aqueles que foram colocados para dormir, isto é, os mortos. 
   Este é um exemplo do que é chamado de linguagem “fenomenológica”: a linguagem da descrição externa ou da aparência, em vez da análise metafísica completa. Então, para nós, os mortos parecem estar dormindo.
   Paulo diz aos tessalonicenses que quando o Senhor descer do céu, aqueles crentes que dormirem se levantarão e, junto com os crentes vivos, encontrarão o Senhor no ar entre o céu e a terra. Os crentes que estavam mortos não estavam claramente no céu ou no inferno ou todos de 1 Tessalonicenses 4: 13-18 não fazem sentido algum. ” 
   A pergunta que tenho é como isso se resolve com, por exemplo, as idéias de revelação dos santos e mártires orando, ou de Jesus vendo Moisés e Elias no Monte. Tabor. Ou a passagem que diz estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor?
   Consciência após a morte é claramente ensinada nas Escrituras. Por exemplo: a alma é descrita como uma entidade separada do corpo:
   MATEUS 10:28 e não temas os que matam o corpo, mas não podem matar a alma; antes, teme o que pode destruir a alma e o corpo no inferno.
   APOCALIPSE 6: 9-10 E abriu o quinto selo, e vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por causa da palavra de Deus e pelo testemunho que deram. E clamaram em alta voz, dizendo: Por quanto tempo, ó Senhor, santo e verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue sobre os que habitam na terra?
   1 REIS 17: 21-22 Então ele se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor: “Ó Senhor, meu Deus, que a alma deste menino volte a ele”. E o Senhor deu ouvidos à voz de Elias; e a alma da criança entrou nele novamente, e ele reviveu. cf. Lc 8: 53-55
   JOÃO 11:26 E todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Acreditas tu isto?
   Jesus claramente expõe a noção de que o cristão fiel sempre terá uma existência consciente e interminável com Deus. Ele não pode estar se referindo à morte física, já que todos os homens morrem nesse sentido.
   SALMO 116: 15 Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos.
   A consciência dos mortos é assumida ou então o verso se torna ridículo.
   1 Samuel 28: 11-16 nos diz que Samuel retorna dos mortos e pronuncia a sentença de morte de Saul.
   As Testemunhas de Jeová, os Adventistas do Sétimo Dia e outras seitas e cultos que ensinam o que é conhecido como aniquilacionismo ou sono da alma não têm consciência após a morte e não o inferno, com o pecador sendo aniquilado da existência, geralmente dependem da distorção de algumas passagens. Para "provar" o seu erro: 
   Eclesiastes 9: 5  . os mortos não sabem de nada, nem têm mais uma recompensa. .
   Se a primeira cláusula é entendida em um sentido absoluto, então a segunda cláusula deve ser interpretada. Assim, os mortos não teriam "recompensa" nem consciência. Isso negaria a ressurreição e a recompensa dos justos, veja Apocalipse 20: 11-13; 21: 6-7; 22:12, 14. Obviamente, então, uma qualificação de algum tipo deve ser colocada em Eclesiastes 9: 5. No verso seguinte, aprendemos que:
nem têm mais uma porção para sempre em qualquer coisa que é feita debaixo do sol.
   Em outras palavras, em relação a este mundo, os mortos não sabem nada, mas eles estão em um reino diferente, onde eles sabem alguma coisa. Como exemplos adicionais desse senso limitado de “não conhecer nada” nas Escrituras, ver 1 Samuel 20:39 e 2 Samuel 15:11, onde uma interpretação da inconsciência seria ridícula.
   Ezequiel 18: 4 também 18:20. a alma que pecar, essa morrerá.
   Aqui, o uso espiritual da “morte” na Bíblia é negligenciado. Por exemplo, 1 Timóteo 5: 6 diz:
   Mas a que vive de prazer está morta enquanto vive. cf. Ef 2: 1 e Lc 15:24
   Que Ezequiel 18: 4, 20 se refere à morte espiritual, isto é, a separação de Deus, não a aniquilação é óbvia do contexto, já que 18:21 declara:
   Mas, se o ímpio se desviar de todos os seus pecados, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é justo e reto, certamente viverá, não morrerá.
   Como todos os homens morrem fisicamente, isso deve estar falando da morte espiritual ou da "segunda" morte. Tanto para esta “prova”. .
   Salmo 146: 4 O  seu alento sai; ele volta para a terra; nesse mesmo dia seus pensamentos perecem.
   O significado deste versículo é semelhante ao de Eclesiastes 9: 5. Aqui, "pensamentos" referem-se a "propósitos incompletos" de uma pessoa na terra. A morte põe fim a esses propósitos, como qualquer um concordaria. Nesse sentido, os pensamentos de alguém "perecem" na morte. Outro uso semelhante ocorre em Isaías 55: 7:
   Deixe o ímpio o seu caminho, e a injustiça, os seus pensamentos. .
   Isso não significa que os homens injustos devem parar de pensar e se tornar inconscientes e inexistentes. Nem o Salmo 146: 4. Grande parte desse tipo de exegese inadequada e errônea resulta de uma profunda falta de compreensão das muitas formas e dispositivos literários usados ​​nas Escrituras, como visto nesses três exemplos. Grande parte do Antigo Testamento é poesia de um tipo ou outro. Não se pode interpretar a poesia de maneira literal e de madeira.
   Acho que acreditamos que apenas algumas pessoas que foram assumidas no céu podem ter seus corpos de ressurreição. Mas a passagem em Tessalonicenses não parece distinguir entre seu corpo ou alma dormindo. 
   Esta é simplesmente uma linguagem fenomenológica, explicada acima. Jesus até parece brincar um pouco com esse tipo de linguagem, quando descreveu a filha de Jairo, que havia morrido: “Não choreis, pois ela não está morta, mas dorme” Lucas 8:52. Jesus então “orou” aos mortos, dirigindo-se a uma pessoa morta e aos mortos, ordenando a uma pessoa morta que retorne à vida terrena, porque Ele estava conversando com uma criança morta e dizendo: “A criança se levanta” Lucas 8:54. O versículo seguinte declara “e seu espírito retornou”, provando assim que estava separado de seu corpo.
   Então, o que posso fazer de tudo isso, se alguma coisa? Como podemos responder a alguém que pensa que todos os mortos ainda estão aguardando a ressurreição e ir para o céu, portanto, não podemos orar a eles? 
   Acho que mostrei vários argumentos bíblicos fortes nesse sentido.
   Parece que eles têm pelo menos algumas passagens da Bíblia que parecem apontar para a ideia de que os mortos não estão no céu, mas apenas esperando em algum outro estado.
   Lucas 16 sobre Lázaro e o homem rico claramente ensina um terceiro estado.
A falsa doutrina do sono da alma depende da distorção de algumas passagens da suposta “prova”. A falsa doutrina do sono da alma depende da distorção de algumas passagens da suposta “prova”. Reviewed by Pastor Ivo Costa on setembro 28, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.