domingo, 2 de setembro de 2018

A surpresa de Jesus


O que surpreendeu Jesus
   "Um profeta não é sem honra, exceto em sua terra natal, entre seus próprios parentes, em sua própria casa." As pessoas dizem que a familiaridade gera desprezo, mas às vezes o que a familiaridade gera é a cegueira. Em outras palavras, conhecemos algo ou alguém tão bem de um jeito, ou achamos que os conhecemos melhor do que nós, de modo que é difícil realmente vê-los e ouvi-los. Às vezes, um estranho vê e ouve melhor.
   “Conhecemos esse cara - o carpinteiro. Quem ele pensa que é? ”Jesus é sempre uma pessoa maravilhosa, mas o que é realmente surpreendente, se não somos entorpecidos pela familiaridade, é que neste Evangelho o assombro é uma via de mão dupla. Não apenas as pessoas ficam atônitas com as palavras de Jesus, mas Jesus se surpreende com a falta de fé delas.
   Você pode imaginar Jesus sendo surpreendido? Não tenho certeza se posso. Isso não acontece com frequência nos Evangelhos. Apenas duas vezes lemos que Jesus ficou surpreso. As duas coisas que o surpreenderam foram a incredulidade de seus vizinhos em Nazaré e a fé do centurião romano com o servo doente.
   Você se lembra na semana passada de que Jairus, o líder da sinagoga, pediu a Jesus para ir até a casa dele, deitar as mãos na filha e curá-la. Mas você se lembra do que o centurião romano disse?
    “Senhor, eu não sou digno de você entrar debaixo do meu teto - e você não precisa. Eu sei como funciona a autoridade. Quando digo a um dos meus homens para fazer alguma coisa, sei que vai ser feito. Se você apenas disser a palavra, meu servo será curado ”.
    Essa é a fé que surpreendeu a Jesus, especialmente encontrando tal fé em um estrangeiro, um oficial comandante do império romano pagão.
O que surpreendeu os nazarenos
   Hoje Jesus se surpreende pela razão oposta, por causa da incredulidade de seus companheiros nazarenos. E ele sabe como um profeta nunca é honrado em casa! Ele conhece essas pessoas tão bem quanto elas o conhecem ou pensam que o conhecem. Ele cresceu aqui! E ainda assim ele está surpreso.
    Marcos não nos diz o que Jesus disse que causou tanto rebuliço, mas Lucas nos diz que quando Jesus foi a Nazaré ele anunciou o cumprimento da profecia de Isaías: “O Espírito do Senhor ... me ungiu para pregar as boas novas aos pobre ... liberação para os cativos ... visão para os cegos ... liberdade para os oprimidos.
    Então ele lembrou-os de duas histórias do Antigo Testamento sobre os profetas Elias e Eliseu que milagrosamente ajudaram dois estrangeiros - a viúva de Sarepta, que era fenícia, e Naamã, o leproso, que era sírio. Estes não eram o povo de Deus, e havia muitas viúvas e leprosos entre o povo de Deus, mas Deus não enviou Elias e Eliseu para eles! Apenas esses dois estrangeiros.
   Isto é o que mais indignou os vizinhos de Jesus: este menino da cidade natal lhes dizendo não apenas que o Deus de seu povo, de Abraão, Isaque e Jacó, amava e se preocupava com estrangeiros também, mas em alguns casos os estrangeiros poderiam ser os primeiros com Deus, como os Centurião romano e bons judeus como eles podem ser os últimos.
    Não muito antes de sua crucificação, Jesus foi desafiado pelos principais sacerdotes e escribas de Jerusalém. E ele lhes disse que as pessoas que eram consideradas as piores, a escória da sociedade, prostitutas e coletores de impostos - que eram frequentemente escravos e considerados traidores - estavam entrando no reino de Deus antes deles.
   Pecadores Estrangeiros Imundo. Cães, às vezes eles eram chamados. Animais Mas não para Jesus. Ele veio para pregar liberdade aos oprimidos, o que nem sempre é um movimento popular com os que fazem o opressor. As pessoas que assumem que são as boas, que estão em perigo de serem rejeitadas.
Somos nazarenos?
   É fácil para nós balançar a cabeça diante dos vizinhos Nazarenos de Jesus e sua incredulidade. O que há de errado com essas pessoas? Duro de rosto e obstinado de coração, como a primeira leitura de Ezequiel nos diz.
   Talvez, às vezes, somos mais parecidos com eles do que gostaríamos de admitir. Nós ouvimos esses evangelhos semana após semana toda a nossa vida. Nós não somos frequentemente surpreendidos por eles, e às vezes corremos o risco de pensar que os pegamos, achando que temos Jesus, melhor do que nós.
   Há alguns anos, um certo ex-presidente disse que, em sua opinião, Jesus aprovaria o casamento gay. O que faria alguém dizer algo assim? Obviamente, este homem aprova o casamento gay - e ele não pode imaginar Jesus discordando dele!
   Mais recentemente, funcionários do governo citando a Bíblia defendendo tirar crianças de imigrantes indocumentados. Eles têm certeza de que Deus está do lado deles. Não pode ser que Deus está do lado dos estrangeiros e eles são os opressores a quem ele se opõe.
Jesus e ídolos
   Em todo lugar que você vira, as pessoas reivindicam o apoio pessoal de Jesus para o que elas acreditam. Jesus é um republicano. Ele é um democrata. Ele apoia os direitos das armas. Ele suporta controle de armas. Ele é o que eu vejo quando olho no espelho.
   sabe o que aquilo é? Isso é um ídolo. Um falso deus, feito à nossa imagem. Uma máscara para outro ídolo: direitos dos homossexuais, controle de fronteiras, meu partido, minha opinião sobre as armas. Nós transformamos o Alpha e o Omega em um mascote de time, um fantoche de meia que concorda com o que dissermos. Não admira que nunca nos surpreenda!
   Às vezes você ouve as pessoas dizerem que “Deus não quer que eu sofra assim”. Diga a São Paulo com seu espinho na carne. Três vezes ele rezou para que isso fosse tirado. Mas Deus disse: “Minha graça é suficiente para você. O poder se aperfeiçoa na fraqueza.
   Senhor, deixe-nos ser fracos diante de você. Nos faça querer ser surpreendido por você. Esmague nossos ídolos. Romper com a nossa familiaridade maçante. Ensina-nos a orar não ao que pensamos que você é, mas ao que você sabe ser. Um homem.