Cerimônia fúnebre: Seu fundamento.


“Jesus disse: EU SOU a ressurreição e a vida; todo aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá, e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá ”. João 11: 26
   Por que você vai a uma cerimônia fúnebre para um parente, amigo ou vizinho? Seu motivo pode variar. Você sente que é uma obrigação, sua tradição, é a coisa certa a fazer, ou é para o bem da família enlutada. Qual é o propósito de realizar uma cerimônia fúnebre?
   Da peça de Júlio César, de Shakespeare, ouvimos Marc Antony nos oferecer uma razão para uma cerimônia fúnebre, como ele afirma: “Amigos, romanos, compatriotas, emprestam-me seus ouvidos; Eu venho enterrar César, não para elogiá-lo. O mal que os homens fazem vive depois deles; o bem é muitas vezes enterrado em seus ossos ...
   Dentro da nossa cultura secular de hoje, muitas vezes a cerimônia fúnebre é a hora de proferir um discurso cheio de louvor em honra ou em memória de um falecido. É hora de lembrar todas as boas ações e todos os traços positivos e atributos da pessoa morta. Infelizmente, “o bem é muitas vezes enterrado em seus ossos” torna-se uma realidade muito em breve.
   No entanto, dentro da nossa comunidade de fé, seguimos o exemplo do evangelho que dá vida, como Jesus Cristo assistiu a cerimônias fúnebres e respondeu dando a esperança eterna de Deus. “Seu irmão se levantará novamente ... EU SOU a ressurreição e a vida; quem quer que acredite em mim, mesmo que morra, viverá, e todo mundo que vive e acredita em mim nunca morrerá. ”Lembre-se do que Jesus disse durante a cerimônia fúnebre da filha do governante? “Vá embora, porque a menina não está morta, mas dorme…” Mateus 9:24? E o que fez Jesus durante a procissão de uma cerimônia fúnebre de um jovem? Jesus disse: “Jovem, eu vos digo, levanta-te!” Lucas 7:14
   Nestas cerimônias fúnebres, vemos Cristo, nosso Senhor e Salvador, dado àqueles que choraram sua esperança de ressurreição. Assim, nós também somos chamados e dirigidos à ressurreição de Cristo, quando focamos nossos corações e mentes no ministério redentor e na missão de Cristo que nos dá a esperança que nós também temos na ressurreição dos mortos e da vida eterna com Jesus no céu. .
   Assim, as cerimônias fúnebres baseadas na fé são celebrações da vitória para a entrada de nossos entes queridos na vida eterna. Por sermos batizados na morte e ressurreição de Cristo, podemos celebrar pela fé em Cristo Crucificado que eles obtiveram a vida eterna e a salvação ... eles não estão mortos espiritualmente, mas dormem nas abençoadas chagas de Jesus. Eu fui ensinado que, como a observância de adoração de cada domingo, as nossas cerimônias fúnebres são para celebrar um pouco a Páscoa da ressurreição de Cristo e nossa própria ressurreição no último dia.