ARTIGOS GOSPEL BRASIL

Deus me chamou para ser um pastor.


 É uma questão com a qual muitos cristãos lutam em algum momento de sua vida de fé. Não apenas na adolescência ou início da idade adulta, mas às vezes na meia-idade, ou mesmo na aproximação da chamada idade da aposentadoria.

   O Novo Testamento não traça linhas claras e distintas entre o “ministério de tempo integral” e o chamado “trabalho secular”. Em tudo o que Deus, por sua providência, nos guia para o nosso dia de trabalho, ele nos chama para fazer nosso trabalho. “Não a serviço dos olhos, como agradar às pessoas, mas com sinceridade de coração, temendo ao Senhor” (Colossenses 3:22). O apóstolo de Cristo cobra de todos os trabalhadores: “Faça o que fizerem, trabalhe de coração, como para o Senhor e não para os homens, sabendo que do Senhor você receberá a herança como recompensa. Você está servindo ao Senhor Cristo ”(Colossenses 3: 23–24; também Efésios 6: 6–8).

   A divisão fundamental não é entre o ministério em tempo integral e o não-ministério, mas essa importante distinção: o ofício da igreja. Talvez a melhor pergunta a ser feita - ou pelo menos onde temos alguns textos específicos para nos dar mais clareza - seja: Eu fui chamado ao ofício de ancião?

   Devemos notar que os presbíteros do Novo Testamento (também chamados de pastores ou superintendentes) são homens espiritualmente maduros (1 Timóteo 3: 2; Tt 1: 6). Nenhum cristão, nem homem algum, mas homens maduros. “Elder” é o mesmo escritório frequentemente chamado de “pastor” hoje (baseado no substantivo pastor ou pastor em Efésios 4:11 e suas formas verbais em Atos 20:28 e 1 Pedro 5: 2). O mesmo ofício também é chamado de “supervisor” em quatro textos (Atos 20:28; Filipenses 1: 1; 1 Timóteo 3: 1–2; Tito 1: 7). Concentrando-se no escritório, em vez de simplesmente no ministério vocacional (ou não-profissional), vários textos específicos nos dão algumas orientações.

1. Eu aspiro? (Aspiração) Primeiramente, Deus quer que os pastores queiram fazer o trabalho. Ele quer que os anciãos que se dão alegremente nessa obra emocionalmente atribulada, “não com relutância ou sob compulsão” (2 Coríntios 9: 7). Deus ama um pastor alegre.

   Quando o apóstolo Paulo aborda as qualificações dos pastores-anciãos-supervisores, ele primeiro menciona a aspiração. “O dito é digno de confiança: se alguém aspira ao cargo de supervisor, deseja uma nobre tarefa” (1 Timóteo 3: 1). Deus quer homens que querem fazer o trabalho, não homens que o fazem simplesmente por um senso de dever. Ele agarra pastores pelo coração; ele não torce eles pelo braço.

   Pedro pode dizer isso com mais força. Cristo quer que os anciãos pastoreiem (pastor) seu rebanho “não sob compulsão, mas de bom grado, como Deus deseja” (1 Pedro 5: 2). Quão notável é que pastoreio de aspiração e deleite, não obrigação e dever, seja “como Deus gostaria que você fosse”. Esse é o tipo de Deus que temos - o Deus desejoso (não obediente), que deseja pastores desejosos (não obedientes). ) pastores. Um Deus tão feliz significa que os líderes de sua igreja devem fazer o seu trabalho “com alegria e não com gemidos, pois isso não seria vantajoso” para o povo (Hebreus 13:17).

   Praticamente, então, quando ouvimos homens, jovens e idosos, expressar uma aspiração ao ofício pastoral, devemos desejar que nossa primeira inclinação não seja desafiá-lo, esmagá-lo ou ver se podemos negá-lo. Em vez disso, queremos dar-lhes o benefício da dúvida, que Deus está no trabalho. Tal aspiração não é um desejo natural, mas sobrenatural. Vamos começar encorajando homens que expressariam um coração não natural.

   O desejo pelo trabalho tem um papel a desempenhar no chamado para o ofício da igreja que talvez não surja em outro trabalho. Seu trabalho do dia pode ser algo que você pode fazer, mas não gosta, e Deus pode trabalhar com isso por uma temporada. Mas uma diferença fundamental entre o ministério pastoral e todos os outros tipos de trabalho é a necessidade do desejo.

   Tal desejo é freqüentemente o começo de um chamado pastoral, mas nunca é a totalidade. A aspiração é um ótimo lugar para começar, mas o desejo em si não é um chamado. Deus então nos dá duas camadas de confirmação: a afirmação dos outros e a oportunidade da vida real.

2. Eu sou dotado? (Afirmação) Depois de sentir um desejo subjetivo pelo ministério pastoral, precisamos fazer uma pergunta mais objetiva sobre nossos dons. Já vi evidência, por pequena que seja, de fecundidade em servir os outros por meio de ensinamentos e conselhos bíblicos? E, ainda mais importante do que a minha própria auto-avaliação, outros confirmam minhas doações para o ministério pastoral?

   Aqui, os desejos do coração encontram as exigências das necessidades dos outros. O ofício na igreja não é para a autorrealização espiritual ou apenas para afirmar a maturidade espiritual do homem, mas é para atender às reais necessidades dos outros. As qualificações mais antigas são, em certo sentido, pouco notáveis. Os anciãos da igreja não devem ser a soma total de todos os homens espiritualmente qualificados da igreja. Em vez disso, dentre aqueles que são qualificados, os anciãos são aqueles que estão dispostos a fazer sacrifícios extras (por uma temporada ou a longo prazo) para cuidar da igreja e satisfazer suas necessidades. A aspiração tem seu papel vital a desempenhar, mas o chamado ao ofício pastoral não é moldado principalmente pelo coração interno, mas por necessidades externas.

   Isso é o oposto da perspectiva do “siga seu coração” e da ideologia “não se contente com nada menos do que os seus sonhos” que tanto ouvimos na sociedade. O que é mais importante em discernir o chamado de Deus não é trazer os desejos do nosso coração para o mundo, mas deixar que as necessidades dos outros moldem nosso coração.

   Com o tempo, então, um diálogo acontece entre o que queremos fazer e o que nos achamos bons em fazer para o benefício dos outros. O prazer em certos tipos de trabalho cresce à medida que as necessidades reais são satisfeitas e outras afirmam nossos dons e esforços. Muitas vezes, até mesmo descobrimos um chamado e um presente para o ministério, primeiro através das observações e incentivo dos outros, e somente depois, através de nossas próprias aspirações.

   Antes de procurar oportunidades para pastorear no futuro, certifique-se de que você é capaz de satisfazer as verdadeiras necessidades espirituais na sua frente hoje e busque a confirmação de sua atual igreja local e da comunidade cristã.

3. Deus abriu a porta ainda? (Oportunidade)   Terceiro, e talvez mais frequentemente ignorado nas discussões cristãs sobre o chamado, é a verdadeira porta aberta do mundo real dada por Deus. Você pode se sentir chamado, e outros podem afirmar sua direção geral, mas você ainda não está totalmente “chamado” para um ministério pastoral específico até que Deus abra a porta.

   Deus em sua providência faz o trabalho decisivo. Ele começou o processo dando-lhe a aspiração; e ele afirmou a direção como seu Espírito produziu frutos através de suas ofertas; agora ele confirma essa sensação de chamar, abrindo a porta certa na hora certa. É finalmente Deus, não o homem - e Deus, não o eu - que dá o chamado para o ofício pastoral.

   Deus o Espírito é aquele que "fez de vós superintendentes" (Atos 20:28).

   Deus o Filho é aquele que “deu os apóstolos, os profetas, os evangelistas, os pastores e mestres para equipar os santos para a obra do ministério” (Efésios 4: 11–12).

   O Senhor da colheita é aquele a quem “oramos sinceramente. . . para enviar trabalhadores para a sua colheita ”(Mateus 9: 37–38).

   Deus é quem envia pregadores. “Como eles pregam a menos que sejam enviados?” (Romanos 10:15).

   Deus é o mestre que “estabelecerá sobre sua casa” gerentes fiéis e sábios (Lucas 12:42).

   O Senhor Jesus Cristo é aquele de quem recebemos o ministério que devemos cumprir (Colossenses 4:17).

   Na minha experiência, muitas vezes deixamos de fora essa etapa final de verificação da realidade. Dizemos que um seminarista que aspira a pregar e recebeu a afirmação de sua igreja local é “chamado ao ministério”. Bem, ainda não. Ele aspira ao ministério de tempo integral, graças a Deus, e algumas pessoas acham suas dádivas úteis. Ele está bem a caminho. Mas o que esse aspirante, afirmado irmão, ainda não tem - para confirmar seu senso de vocação - é uma oportunidade real em que algum ministério ou igreja apresenta uma descrição do trabalho e diz: “Estamos prontos para chamá-lo para pastor aqui. Você aceitaria?"

   Até que Deus, através de uma igreja local específica, faz do homem um supervisor (At 20:28), dá-lhe a igreja (Efésios 4: 11-12), envia-o como obreiro (Mateus 9: 37-38; Romanos 10 : 14-15), e coloca-lo sobre sua casa (Lucas 12:42), ele ainda não está totalmente chamado.

   E que maravilha e bênção é quando Deus dá ao homem um desejo pelo ofício pastoral, o presenteia para satisfazer as necessidades reais da igreja com a palavra de Deus e sabedoria, com a afirmação do corpo real de Cristo, e abre uma porta para ele liderar e servir em uma igreja local específica. Então ele sabe que ele é chamado.


Deus me chamou para ser um pastor. Deus me chamou para ser um pastor. Reviewed by Pastor Ivo Costa on setembro 27, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.