Reforma, então e agora

  Um monge chamado Martin Luther iniciou um movimento há 500 anos que pretendia que ele simplesmente iniciasse um diálogo, no máximo um debate.

   A prega de 95 teses na porta da igreja do castelo em Wittenberg, Alemanha, foi a tentativa de Lutero de reformar a igreja, sem dividi-la ainda mais. Já havia dividido em leste e oeste em 1055 dC.

   Lutero não quis dizer mal, só bem. Infelizmente, a igreja não estava pronta para essa discussão, muito menos para a reforma. Um é lembrado do famoso discurso de Jack Nicholson em "A Few Good Men": "Você quer a verdade? Você não pode lidar com a verdade!

   A unção de Lutero desses 95 pontos de debate foi toda sobre a busca da verdade e, portanto, tudo sobre Jesus. Para você ver, Jesus diz de si mesmo: "Eu sou o caminho da verdade e da vida", João 14: 6.

   Se as palavras de Jesus são tomadas pelo valor de face como deveriam ser de acordo com o contexto em que foram faladas, então as implicações são esmagadoramente significativas para o mundo e para cada um de nós individualmente. Eles transformam completamente nossa visão do cristianismo.

   O cristianismo não é uma religião como o homem define tal. O cristianismo não é uma estrutura religiosa - o que alguns chamam de religião organizada. Não é nem mesmo uma instituição social ou conjunto de costumes. Não é meramente um conjunto de crenças ou credos sobre a natureza da realidade. Não, a fé cristã repousa sobre a verdade, Jesus Cristo. Começa e é possível por um relacionamento pessoal com Jesus através do qual ele nos declara justos diante de Deus por conta do que ele realizou por sua vida perfeita e perfeito sacrifício na cruz do Calvário.

   Ela continua em um relacionamento vivo com o Deus que foi, quem é e quem virá - o Deus que se revelou na história humana como o Cristo, o messias, o salvador da raça humana - Jesus de Nazaré!

   Jesus fez outras afirmações ultrajantes - nas mentes e opiniões dos homens. Alegações como: “para isso vim ao mundo, para dar testemunho da verdade”, João 18:37. “Eu sou o pão da vida que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre ”(João 6:51). “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, ele será salvo ”, João 10: 9. “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, embora morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá ”(João 11: 25-26). “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê ter eterno eu,” João 6:47.

   Assim, em resposta à pergunta de Pilatos sobre a fatídica sexta-feira registrada em João 18:38, “O que é a Verdade?” Podemos responder como Marta fez na morte de seu irmão Lázaro, quando Jesus lhe perguntou em João 11:26: você acredita nisto? ”“ Sim, Senhor, eu creio que você é o Cristo, o Filho de Deus, Aquele que vem ao mundo ”, João 11:27.

   É claro que isso depende se acreditamos em outra das declarações de Jesus em João 17:17 quando ele diz sobre as escrituras: “Tua Palavra é a verdade”. A verdade é revelada. Deus falou através das escrituras e lá nos é dada uma revelação da realidade de Deus. Assim, os credos ecumênicos, que fluem das escrituras e que têm sido historicamente considerados como as crenças fundamentais da igreja cristã, estão enraizados na verdade absoluta e última - Jesus, ele mesmo! 

   Jesus disse a Pilatos: “Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”, João 18:18. Pilatos tinha ouvidos, mas não ouviu. Mas Pilatos era mais que uma figura trágica de história condenada a ser para sempre lembrada por lavar as mãos de sangue inocente ao entregar Jesus para ser crucificado.

   Ele simboliza a própria mente da humanidade, particularmente o homem moderno. Pode-se ver Pilatos perguntando: “O que é a verdade?” Em cores vivas em qualquer dia da semana. Basta ligar a televisão, o iPhone ou qualquer outra conexão à Internet. É por isso que a Reforma foi e ainda tem que ser tudo sobre Jesus.

   Porque o Cristianismo é e sempre será sobre Jesus e o que ele fez, e não sobre nós e o que fazemos ou não fazemos.