Um cego de nascença


A leitura do evangelho de hoje é João 9: 1-41:
   Quando Jesus passou por ele, viu um homem cego de nascença. Seus discípulos perguntaram-lhe: “Rabi, que pecou, ​​este homem ou seus pais, que nasceu cego?” Jesus respondeu: “Nem ele nem seus pais pecaram; é para que as obras de Deus sejam visíveis através dele. Temos que fazer as obras daquele que me enviou enquanto é dia. A noite está chegando quando ninguém pode trabalhar. Enquanto eu estiver no mundo, eu sou a luz do mundo. ”Quando ele disse isso, cuspiu no chão e fez argila com a saliva, e espalhou o barro em seus olhos, e disse a ele:“ Vá lavar no tanque de Siloé ”- o que significa Sent. Então ele foi e lavou, e voltou capaz de ver.
   Seus vizinhos e aqueles que o tinham visto mais cedo como mendigo disseram: “Não é este que costumava sentar e implorar?” Alguns diziam: “É”, mas outros diziam: “Não, ele apenas se parece com ele. "Ele disse:" Eu sou ". Então eles lhe disseram:" Como os seus olhos se abriram? "Ele respondeu:" O homem chamado Jesus fez barro e ungiu meus olhos e me disse: 'Vá para Siloé e lave'. Então eu fui lá e lavei e pude ver. ”E eles disseram:“ Onde ele está? ”Ele disse:“ Eu não sei ”.
   Eles trouxeram aquele que outrora estava cego para os fariseus. Agora Jesus fez barro e abriu os olhos no sábado. Então os fariseus também perguntaram como ele podia ver. Ele disse-lhes: “Ele pôs barro nos meus olhos, e eu lavei, e agora posso ver.” Então alguns dos fariseus disseram: “Este homem não é de Deus, porque ele não guarda o sábado”. disse: “Como pode um homem pecador fazer tais sinais?” E havia uma divisão entre eles. Então eles disseram novamente ao cego: “O que você tem a dizer sobre ele, desde que ele abriu os olhos?” Ele disse: “Ele é um profeta”.
   Agora os judeus não acreditavam que ele tinha sido cego e ganhou a visão até que convocaram os pais daquele que ganhou a visão. Eles perguntaram: “Este é seu filho, que você diz que nasceu cego? Como ele vê agora? ”Seus pais responderam e disseram:“ Sabemos que este é nosso filho e que ele nasceu cego. Não sabemos como ele vê agora, nem sabemos quem abriu os olhos. Pergunte a ele que ele é maior de idade; ele pode falar por si mesmo ”. Seus pais disseram isso porque tinham medo dos judeus, pois os judeus já haviam concordado que, se alguém o reconhecesse como o Cristo, ele seria expulso da sinagoga. Por essa razão, seus pais disseram: “Ele é maior de idade; questioná-lo. ”
   Então, pela segunda vez, chamaram o homem que tinha sido cego e disseram: “Dê louvores a Deus! Sabemos que esse homem é um pecador ”. Ele respondeu:“ Se ele é um pecador, eu não sei. Uma coisa que eu sei é que eu era cego e agora vejo. ”Então eles disseram:“ O que ele fez com você? Como ele abriu os olhos? ”Ele lhes respondeu:“ Eu já lhe disse e você não escutou. Por que você quer ouvir de novo? Você quer se tornar discípulo dele também? ”Eles o ridicularizaram e disseram:“ Você é o discípulo daquele homem; somos discípulos de Moisés! Sabemos que Deus falou a Moisés, mas não sabemos de onde este é. ”O homem respondeu e disse:“ Isto é o que é tão incrível, que você não sabe de onde ele é, mas ele abriu minha olhos. Sabemos que Deus não escuta os pecadores, mas se alguém é devoto e faz a sua vontade, ele o ouve. É inédito que alguém já tenha aberto os olhos de uma pessoa nascida cega. Se este homem não fosse de Deus, ele não seria capaz de fazer nada. ”Eles responderam e disseram-lhe:“ Você nasceu totalmente em pecado e está tentando nos ensinar? ”Então eles o expulsaram.
   Quando Jesus ouviu que eles o haviam expulsado, ele o encontrou e disse: “Você crê no Filho do Homem?” Ele respondeu e disse: “Quem é ele, senhor, para que eu creia nele?” Jesus disse ele: “Você o viu, e aquele que está falando com você é ele”. Ele disse: “Eu creio, Senhor”, e ele o adorou. Então Jesus disse: "Eu vim a este mundo para julgamento, para que aqueles que não vêem vejam, e aqueles que vêem podem ficar cegos."
   Alguns dos fariseus que estavam com ele ouviram isto e disseram-lhe: “Certamente não somos cegos, pois estamos?” Disse-lhes Jesus: “Se és cego, não terás pecado; mas agora você está dizendo: "Nós vemos", assim seu pecado permanece.
   Os milagres de cura de Jesus sempre têm uma ressonância especial para mim, mais ainda quando Jesus cura um cego. A maioria de vocês sabe que minha esposa Marcia é cega, e tem sido há quase 34 anos devido ao diabetes. Sua decisão final de depositar sua confiança no Senhor depois que isso aconteceu é sua própria história, e eu não quero usurpar seu lugar ao oferecer essa narrativa; ela escreveu sobre isso extensivamente em Patheos enquanto colunista lá. É suficiente dizer, porém, que depois de decidir confiar no Senhor que ela experimentou o Seu trabalho através da sua cegueira, e teve bênçãos que talvez nunca tivessem acontecido de outra forma. Cristo se fez conhecido para ela através de sua cegueira - e, como alguns comentaristas notaram na sexta-feira, Márcia vê mais claramente do que a maioria como resultado.
   Nesta passagem, vemos isso no trabalho de uma maneira muito clara. A suposição naquela época entre os fariseus nessa narrativa era que a cegueira e outras deficiências físicas eram uma punição de Deus pelo pecado. Essa crença não é totalmente incomum nos dias de hoje, seja em certos contextos. Essas doenças eram vistas como a justiça imposta aos outros por algo, porque Deus realmente promete justiça. Entretanto, nossa ideia de justiça e o plano de Deus para ela não são necessariamente a mesma coisa.
   Jesus se propõe a demonstrar isso neste exemplo. Quando Ele vê o sofrimento do cego e, especialmente, seu isolamento, Jesus o cura no sábado, o que provoca os fariseus. Os discípulos, também operando sob a crença de que sua cegueira era um castigo por algum pecado do mendigo ou seus pais, pergunta-lhe qual deles era o culpado. Jesus diz a eles que nem o homem nem seus pais causaram essa condição através do pecado, mas que a cegueira permitirá que a obra de Deus se torne clara ... para aqueles que realmente a vêem.
   Os vizinhos vêem o suficiente para saber que isso é algum tipo de sinal e levam o mendigo aos fariseus para sua consideração. Ao invés de reconhecer o óbvio - que é que a cura deve ser de Deus, e que Jesus fez sua identidade clara através dele - eles permanecem presos ao fato de que o homem deve ter sido um pecador por ter sido cego em primeiro lugar. Eles ignoram seu testemunho apenas com base nisso, e então ignoram o testemunho de seus pais. Quando eles exigem que o mendigo repita seu testemunho, ele faz e tenta enfatizar novamente a forma sobrenatural de cura. Em vez de abrir seus corações, porém, os fariseus permanecem concentrados em sua condenação com base na suposição de sua culpa. “Você nasceu totalmente em pecado e está tentando nos ensinar?” Eles repreendem e o expulsam da sinagoga.
   Há uma contradição crítica nessa reação, à qual os fariseus são cegos. Se a cegueira é do pecado, então por que o cego agora vê? Se a cura levanta o que é supostamente o julgamento de Deus sobre o mendigo, sua família ou ambos, então como pode Jesus não ser um agente de Deus de alguma forma ou de outra? Somente se o homem nunca tivesse sido realmente cego, poderia ser esse o caso, mas os pais e a comunidade testemunham seu status. Ao invés de reavaliar suas suposições, eles permanecem firmes em seu julgamento e perdem a verdade.
   Infelizmente, os fariseus desta passagem não alcançam isso mesmo quando recebem uma segunda chance do próprio Jesus. Alguns deles seguiram o mendigo para observar a reação de Jesus à rejeição do homem recém curado. Jesus diz ao mendigo que Ele vem para curar os cegos e também acabará cegando aqueles que supostamente vêem. Esses fariseus apresentam a questão de saber se estão incluídos no último, ao qual Jesus responde: “Agora você está dizendo: 'Nós vemos', assim o seu pecado permanece.” Os fariseus em seu julgamento alegam ver como Deus o faz, e falham em reconhecem sua própria pecaminosidade enquanto julgam os outros como indignos deles.
   Por que, porém, os fariseus permanecem presos nesse paradigma da doença como castigo? Por que continuamos a fazer isso sozinhos? Essa filosofia proporciona um meio fácil para o desconsolo dispensar os aflitos e, como tal, tem uma atração poderosa. Se a doença, a pobreza e a opressão são punições de Deus, então a falta disso nos permite acreditar que somos nós mesmos melhores do que os outros, e justifica nossa apatia para com eles e até mesmo hostilidade total. Não temos nenhum incentivo para trabalhar para aliviar essas condições humanas, mas temos muito espaço para julgá-las e ensiná-las sobre seu status enquanto celebramos as nossas.
   Jesus diz aos discípulos que a cegueira do mendigo é uma oportunidade para tornar visível a obra de Deus, o que significa que todos podem vê-la, que se incomodam em olhar. Mas se a aflição pode ser um caminho para a misericórdia de Deus, também pode o nosso conforto. Isso começa com o reconhecimento de que todos somos “totalmente nascidos em pecado”, e todos precisam da misericórdia de Deus, que pode vir através das ações de nossos vizinhos. Os fariseus permanecem cegos para essa verdade, assim como permanecem cegos para a demonstração de que suas suposições foram todas erradas.
   Nós não vemos como Deus vê, e muitas vezes temos uma cegueira sobre essa cegueira. As outras leituras da Escritura hoje nos lembram disso de outras maneiras também. Em 1 Samuel, o profeta procura o próximo rei de Israel quando Deus envia Samuel a Jessé em Belém. Jesse tem filhos lindos e fortes, mas o Senhor adverte Samuel a não confiar em sua própria visão. “Não julgue por sua aparência ou por sua alta estatura, porque o rejeitei. Não como o homem vê, Deus vê, porque o homem vê a aparência, mas o SENHOR olha para o coração. ”Samuel precisa mandar Jessé para o filho mais novo, que naqueles dias seria o menos provável de receber uma herança. Em Efésios, Paulo lembra à Igreja que Cristo é a Luz que “produz todo tipo de bondade e justiça e verdade”.
   Jesus nos chama à misericórdia e à compaixão, não à rejeição e ao isolamento em conforto. Ele é a Luz do Mundo, para que todos nós cegados pelo pecado às nossas próprias naturezas decaídas possam ver, arrepender-se e amar a Deus de todo o coração novamente - e expressar isso através do amor de nossos vizinhos em vez de assumir a mente de Deus em rejeitar os vizinhos. A aflição e o conforto nos oferecem as oportunidades de nos unirmos na unidade do Espírito Santo para elevarmos todos os olhos ao Senhor, para que todos possam eventualmente ver essa visão beatífica da vida eterna.
   Em nosso casamento, a cegueira oferece essa oportunidade de crescimento na caridade e no amor. Isso porque, enquanto Marcia e eu nos conhecemos por causa de sua necessidade de transporte devido à sua cegueira física, nosso amor me ajudou a abrir meus olhos para a palavra e as bênçãos de Deus. Como os leitores concluíram há muito tempo, sua visão ultrapassou em muito a minha onde ela contava.
Um cego de nascença Um cego de nascença Reviewed by Pastor Ivo Costa on setembro 09, 2018 Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.