A Ceia do Senhor

Uma ordenança é um ato: 1. ordenado pelo Senhor Jesus nos Evangelhos e dado por ele para que seus seguidores pratiquem Mateus 26: 17-30; Marcos 14: 12-26; Lucas 22: 7-23; 2. passados ​​como uma tradição pelos agentes autorizados de Jesus, os apóstolos, nas cartas às igrejas 1 Coríntios 10: 14-22; 11: 17-34; e 3. praticada pela igreja primitiva na história da igreja registrada em Atos 2:42, 46; 20: 7, 11. Assim, somente o batismo e a Ceia do Senhor podem ser considerados ordenanças da igreja cristã.

As ordenanças são atos simbólicos que estabelecem fatos primários da fé cristã e são obrigatórios para todos os que crêem em Jesus Cristo. O batismo retrata dramaticamente nossa relação de aliança com Deus por meio de Jesus Cristo pela fé, e a Ceia do Senhor retrata nossa continuação nesse relacionamento.

Várias designações têm sido usadas para a Ceia do Senhor por diferentes igrejas devido ao fato de que o ato é mencionado de várias maneiras no Novo Testamento. Essas designações incluem: 1. quebra do pão Atos 2:42; 20: 7; 1 Cor 10:16; 2. comunhão 1 Cor 10:16; 3. Eucaristia da palavra grega para dar graças, cf. Mateus 26:27; Marcos 14:23; Lucas 22:17, 19; 1 Coríntios 11:24; 4. a Ceia do Senhor 1 Cor 11:20; e 5. a mesa do Senhor 1 Cor 10:20.

Os relatos nos Evangelhos mostram que a cerimônia cristã da Ceia do Senhor tem suas raízes no festival da Páscoa judaica. Este festival foi uma cerimônia observada pelo povo judeu para lembrá-los do Êxodo - aquele evento impressionante quando o Senhor os resgatou de 400 anos de degradação e escravidão no Egito.

Através de grandes milagres e manifestações de poder, Yahweh os tirou do Egito, resgatou-os da cruel opressão do Faraó e os levou a uma linda terra que eles poderiam chamar de sua. Embora, por definição, o Êxodo fosse um evento não repetitivo, seu significado foi preservado para as futuras gerações de israelitas pela instituição da cerimônia da Festa da Páscoa, Êxodo 12: 24-27, celebrada todos os anos no Equinócio da Primavera.

Pouco antes de Jesus ser traído e entregue aos governantes para ser crucificado, ele celebrava essa "refeição da liberdade" com seus 12 discípulos. Ao fazê-lo, ele transformou o simbolismo da refeição em uma nova direção.

Ele usou o festival da Páscoa para atuar em drama simbólico o significado de sua morte próxima nas mãos dos governantes judeus e romanos. O pão ázimo e o vinho não eram mais símbolos de libertação da escravidão no Egito, mas o representavam como o Cordeiro pascal sacrificado para que seu povo pudesse ser libertado da escravidão do pecado e da morte. Como líder de um novo êxodo, ele instituiu uma nova cerimônia para comemorá-lo.

A explicação dada pelo apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios 11: 17-34 nos ajuda a entender o significado da Ceia do Senhor. Sua explicação da Ceia do Senhor revela seis temas principais.

1. Salvando Sacrifício Este é o meu corpo:

Na noite em que Jesus foi preso e traído por um dos seus seguidores mais próximos das autoridades judaicas e romanas, ele partiu o pão. E enquanto ele estava fazendo isso, ele disse: "Este é o meu corpo que está sendo dado para você."

Na festa da Páscoa judaica, comia-se pão sem fermento. Foi feito às pressas porque eles estavam deixando o Egito com pressa. Além disso, um cordeiro foi abatido para evitar o anjo da morte.

O simbolismo está agora voltado para uma direção diferente. O pão representa a morte de Jesus para o seu povo. O apóstolo Pedro diz: "Porque Cristo morreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para levar você a Deus" 1 Pe 3:18. Deus foi justamente indignado com a nossa rebeldia moral contra ele. Nós estávamos sob a sentença da morte.

Cristo morreu em nosso lugar. Ele foi o cordeiro pascal que foi sacrificado para evitar o mensageiro da morte para que pudéssemos ter vida. Esta é a tradição transmitida por Paulo nas palavras: "Este é o meu corpo que é para você".

2. Aliança Este é o meu sangue:

Deus fez uma aliança com seu povo no monte Sinai quando ele os tirou do Egito. Uma relação de amor, lealdade e confiança foi estabelecida. Ele seria o seu Deus e eles seriam o seu povo.

Essa relação de aliança, iniciada pelo sacrifício, havia sido quebrada pelo povo. Eles não foram fiéis ao acordo; eles não seguiram os padrões de Deus para o relacionamento.

A morte de Jesus inicia uma nova aliança por um sacrifício melhor - que não precisa ser repetido. A Nova Aliança é um acordo melhor porque agora não só Deus, mas também seu povo será capaz de manter o acordo.

A taça representa o fato de que Jesus morreu para pagar a penalidade devida a nós por nossos pecados e que, pela confiança nele e em sua morte por nós, somos perdoados e completamente perdoados. Fala de um relacionamento de aliança com Deus no qual ele diz: "Eu serei o seu Deus e você será o meu povo".

3. Comemoração Faça isso em memória de mim:

Alguns cristãos acreditam que quando o ministro ou padre pronuncia as palavras: "Este é o meu corpo" e "Este é o meu sangue", o pão torna-se literalmente o corpo literal de Cristo, e o vinho se torna literalmente o sangue de Cristo. Esse ensinamento, conhecido como transubstanciação, é um mal-entendido do texto por quatro razões:

uma. As palavras "este é meu corpo" e "este é meu sangue" devem ser entendidas figurativamente. Quando o rei Davi diz: "O Senhor é meu pastor", ele está usando uma figura de linguagem, uma metáfora. Ele não quer dizer que ele é literalmente um animal ou uma ovelha e que o Senhor é um pastor de ovelhas. Ele quer dizer que seu relacionamento com o Senhor é assim entre uma ovelha e o pastor. Se Jesus quis dizer que o vinho se torna seu sangue, por que ele não usou a palavra "tornar-se"? Isso é exatamente o que temos em João 2 quando Jesus e sua mãe estavam no casamento em Caná, e o texto diz que a água se tornou vinho.

b. Em segundo lugar, a Ceia do Senhor tem suas origens na Páscoa judaica. Esta festa foi um memorial - uma lembrança do Êxodo pelo uso de símbolos.

c. Terceiro, os festivais nas religiões pagãs nessa época também eram simbólicos. Isso exigiria uma explicação clara se a Ceia do Senhor fosse tomada literalmente.

d. Quarto, Jesus disse: "Faça isso em memória de mim". Ele disse isso com cuidado. Ele disse duas vezes. Comemos pão e bebemos vinho como lembrete, não como algo literal ou real.

Isso claramente refuta o pensamento errôneo. A Ceia do Senhor não é uma nova oferta do sacrifício de Cristo. É uma lembrança do único sacrifício pelo pecado, feito de uma vez por todas.

Além disso, não há idéia de que, por uma participação física do pão e do vinho, a pessoa recebe graça salvadora de Deus. Recebemos graça salvadora pela fé, colocando nossa confiança em Jesus Cristo. João escreveu seu evangelho para que pudéssemos crer e que crendo que poderíamos ter vida João 20:31.

4. Comunidade de Participação:

Paulo diz que a Ceia do Senhor é ensinada por Cristo e entregue a você no plural. Os comandos "comer" e "beber" estão no plural v. 26. Assim, esta instrução é dada a uma comunidade, uma comunidade de crentes, aqueles que são os seguidores de Jesus.

A aliança que nos liga a Deus através da morte de Jesus cria uma comunidade. Ao participar da refeição comunitária, estamos ligados não apenas ao Senhor Jesus, mas também uns aos outros. Temos comunhão com Cristo de um modo profundo e misterioso 1 Cor 10: 14-21.

5. Esperança Esperança futura:

Paulo ordena aos coríntios que continuem esta cerimônia até que o Senhor Jesus venha. A celebração é de esperança - certa esperança. Jesus Cristo retornará a essa terra corporal e fisicamente.

Quando ele voltar, ele julgará a terra. Ele recompensará os justos e punirá os iníquos. Os erros serão corrigidos. Nós não precisaremos mais deste lembrete.

6. Evangelismo de Proclamação:

Finalmente, Paulo diz que, ao realizar essa cerimônia, proclamamos a morte do Senhor Jesus. A Ceia do Senhor dramatiza simbolicamente os fatos centrais da fé cristã e anuncia esses fatos a todos os que observam. De uma maneira muito simples, aqueles que não pertencem a Jesus podem ver e compreender através destas simples ações que o Senhor Jesus deu sua vida por nós.

Como a Ceia do Senhor é uma expressão de continuidade na fé, segue logicamente que somente os crentes batizados deveriam participar. Comendo o pão e bebendo o cálice, estamos nos identificando com Jesus Cristo como Senhor. Estamos dizendo que quando ele morreu, ele morreu pelos meus pecados. Quando ele derramou seu sangue, foi a morte sacrificial que iniciou uma nova aliança - um novo relacionamento entre nós e o Deus Criador.

Precisamos reconhecer ou distinguir o corpo do Senhor. Ao participar desta celebração, desfrutamos de profunda comunhão com o Senhor Jesus. Paulo diz que assim como aqueles que participam de festivais religiosos pagãos estão realmente participando com espíritos demoníacos, então aqueles que pertencem a Jesus e que participam estão realmente envolvidos em profunda participação espiritual com Jesus Cristo.

Nós devemos nos examinar e nos julgar. A cerimônia é uma maneira de dizer: "Eu continuo no meu relacionamento com Jesus Cristo". Se nosso comportamento é contrário à nossa confissão, estamos mentindo.

Se não examinarmos nossas vidas, reconhecermos nossos pecados e nos afastarmos deles, seremos disciplinados pelo Senhor. Mas não devemos nos abster da Ceia. Devemos nos examinar e depois participar v. 28.

Gentry é professora associada de interpretação do Antigo Testamento no Southern Baptist Theological Seminary em Louisville, Kentucky.

O site da Fé e Mensagem Batista.

Texto integral do Artigo 7: Batismo e Ceia do Senhor

O batismo cristão é a imersão de um crente na água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É um ato de obediência que simboliza a fé do crente em um Salvador crucificado, sepultado e ressuscitado, a morte do crente para o pecado, o sepultamento da vida antiga e a ressurreição para andar em novidade de vida em Cristo Jesus. É um testemunho de sua fé na ressurreição final dos mortos. Sendo uma ordenança da igreja, é pré-requisito para os privilégios da membresia da igreja e para a Ceia do Senhor.

A Ceia do Senhor é um ato simbólico de obediência pelo qual os membros da igreja, participando do pão e do fruto da videira, comemoram a morte do Redentor e antecipam Sua segunda vinda.