ARTIGOS GOSPEL BRASIL

Nascido de novo: como ser salvo

   "Você deve nascer de novo." O líder religioso que ouviu essas palavras pronunciadas pela primeira vez há 2.000 anos atrás pareceu atordoado por elas. Este, Nicodemos, um fariseu e governante dos judeus, já havia reconhecido sua crença de que Jesus Cristo tinha vindo de Deus, "pois ninguém pode fazer esses sinais que você faz a menos que Deus esteja com ele". O capítulo três do Evangelho de João registra essa conversa intrigante entre Jesus e Nicodemos, dando-nos uma chave vital para o reino de Deus.

   Ambos os crentes e incrédulos ainda usam as palavras de Jesus "nascer de novo", e muitos, como Nicodemos, ainda estão confusos com eles.

   Nicodemos perguntou a Jesus: "Como pode um homem nascer quando é velho? Ele não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer de novo, pode?"

   Nicodemos estava pensando em termos da carne. Jesus teve que explicar-lhe: "O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de que eu te dissesse: 'você deve nascer de novo'." Jesus também explicou que a menos que uma pessoa nasça de novo, ela não pode ver ou entrar no reino de Deus. Obviamente, esta experiência de novo nascimento, seja o que for, é absolutamente necessária e da maior importância. Não podemos aceitar isso levianamente, pois Jesus falou imperativamente: "Você deve" - ​​um mandamento de Deus.

   Você pode imaginar o olhar incrédulo no rosto de Nicodemos. Ele não podia acreditar em tal coisa. Toda a sua vida ele aprendera que as boas obras eram a chave para o céu - que, se uma pessoa observasse todas as leis e exigências de Deus, teria entrada no céu. Ele disse a Jesus: "Como podem estas coisas ser?"

   Você vê, Jesus estava falando sobre as coisas do espírito. Ele comparou o espírito com o vento. Você não pode ver isso; você não sabe de onde está vindo ou para onde está indo. Mas é real e você vê seus efeitos. Você vê o que faz com as árvores. Você vê as folhas que são arrebatadas pelo vento. Você vê os pequenos redemoinhos de poeira. Você sente o vento no seu rosto. Jesus disse: "Assim é todo aquele que é nascido do Espírito".

A carne contra o espírito

   O problema era que Nicodemos, como todos os seres humanos, era da carne. Ele era da terra. Carne é mortal. Está sujeito à morte, decadência e corrupção. Está cheio de autopiedade, orgulho próprio, amor próprio.

   Existe um fato impressionante sobre a carne: tudo o que vemos, tudo visível, até mesmo nossos próprios corpos, estão perecendo. Muitas pessoas tentam tudo o que se possa imaginar para ignorar ou esquecer isso, mas o fato sempre permanece. A Bíblia diz que as coisas que são visíveis são temporárias, mas as coisas que são invisíveis são eternas, veja 2 Coríntios 4:18.

   A verdade é que nós vivemos em um corpo mortal que logo retornará ao pó.

A resposta

   Nosso antigo estado, nossa velha natureza e até mesmo todas as nossas boas ações são insuficientes. Deus é totalmente e absolutamente santo e justo. Ele é perfeito. Não podemos ter comunhão com Ele agora ou na próxima vida, na imperfeição de nossa natureza presente. Perfeição e imperfeição são incompatíveis.

   "Todos pecaram e carecem da glória de Deus" Romanos 3:23. Pela nossa própria natureza egoísta, somos pecadores e imperfeitos. E o pecado resulta na morte e separação eterna de Deus. Este é o resultado da nossa natureza terrena. É óbvio que precisamos de uma nova natureza, uma natureza que Deus possa considerar com aceitação. Uma natureza que se justifica diante dEle. Nós precisamos de um novo nascimento. Você deve nascer de novo.

   Há quatro coisas importantes sobre essa nova natureza, o novo nascimento, que você deve conhecer.

Um presente grátis

   Primeiro, o novo nascimento é gratuito, um presente de Deus! Nós não podemos ganhar isso. Não podemos trabalhar para isso, senão poderíamos nos orgulhar e ninguém se gloriará diante de Deus. Uma criatura imperfeita não pode ganhar ou merecer tal mérito de um Deus santo. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor" Romanos 6:23. Esta dádiva gratuita vem a nós pela graça, ou favor imerecido, veja Efésios 2: 8,9.

   Somente o amor supremo de Deus possibilita um presente tão livre e maravilhoso. Deus não desculpou automaticamente nossa condição pecaminosa. Ele pagou o maior preço. Você vê, o pecado deve ser punido. Deus em Sua natureza santa e justa deve julgar o pecado. Não fazer isso negaria a Sua própria natureza. Ele mesmo decretou que "o salário do pecado é a morte".

Nenhum amor maior que este

   O mais magnífico e incomparável ato de amor em toda a história é que Deus levou sobre Si os nossos pecados e a morte. Jesus, o Filho de Deus, levou o castigo em nosso lugar. Ele se tornou nosso substituto.

   "Ele fez Aquele que não conheceu pecado ser pecado em nosso favor, para que pudéssemos nos tornar a justiça de Deus nEle 2 Coríntios 5:21.

   Jesus Cristo, "embora existisse na forma de Deus, não considerava a igualdade com Deus algo a ser apreendido, mas esvaziava-se, assumindo a forma de servo, e sendo feito à semelhança dos homens. E sendo encontrado na aparência como homem, Ele Se humilhou tornando-se obediente até a morte, e até a morte na cruz "Filipenses 2: 6-8.

   "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16.

   É por isso que Cristo escolheu morrer - para fazer o dom supremo de amor de tomar todo o nosso castigo sobre Si mesmo, para reconciliar o mundo com Deus. Ele se identificou totalmente com nossa natureza pecaminosa quando Ele se pendurou na cruz e se tornou pecado por nós, embora sem pecado, para que pudéssemos ter o dom gratuito do perdão e da vida.

O mistério revelado

 
 O segundo fato importante sobre essa nova natureza é que ela é, na verdade, a natureza da única pessoa perfeita que já viveu, Jesus Cristo. Só Jesus é bom o suficiente. Só ele é perfeito. Somente sua vida é aceitável para Deus. É somente quando participamos de Sua vida que nos tornamos aceitáveis ​​a Deus. Ser "nascido de novo" é nada menos do que receber a vida real do Cristo vivo - Seu Espírito realmente entra em nós e traz o nosso espírito para a vida. Nosso espírito une-se a Ele "1 Coríntios 6:17. Tornamo-nos um com o perfeito". Não sou mais eu que vivo, mas Cristo vive em mim: Galations 2:20. O mistério é agora revelado, "isto é, o mistério que tem sido escondido das eras e gerações passadas, que é Cristo em você, a esperança da glória" Colossenses 1: 26,27.

   A identificação de Jesus conosco é completa. Em Sua morte, Ele levou nossos pecados e sofreu nossa morte. Em Sua ressurreição, Ele tornou-se a nossa vida, tanto que em Seu Espírito estamos até unidos a Ele. Agora, quando o Pai olha para nós, Ele vê apenas a justiça de Jesus. Nós somos aceitos. Nós nascemos de novo!

   "Se algum homem está em Cristo, ele é uma nova criatura; as coisas velhas passaram; eis que novas coisas aconteceram" 2 Coríntios 5:17.

A vida abundante

   O terceiro fato importante é que, quando nascemos de novo, nos tornamos uma nova criatura agora. A promessa celestial é para o futuro e será maravilhosa além do entendimento. No entanto, no novo nascimento, imediatamente começamos a experimentar a vida de Deus enquanto Ele nos guia, caminha conosco e habita em nós. Nós experimentamos o fruto do Seu Espírito, como amor, alegria e paz. Quando estamos cheios do Seu Espírito, experimentamos Seu poder sobrenatural manifestado em situações da vida. A vida assume um novo significado. Tudo está em uma nova perspectiva. Jesus disse que Ele veio, não apenas para nos levar ao céu, mas para que "tivéssemos a vida e a pudéssemos ter em abundância" João 10 "10.

Como recebê-lo

   O quarto fato importante a saber é como receber este presente. Todos os atos de dar exigem um doador e um receptor? Deus, o Doador, dá o presente a todos. Não é a Sua vontade que qualquer pereça veja 2 Pedro 3: 9. Mas receber um presente requer que concordemos com uma necessidade. Nós devemos concordar como o espírito de Deus nos mostra que somos, de fato, criaturas pecadoras que precisam do perdão e graça de Deus. "A menos que você se arrependa, também perecerá" Lucas 13: 3.

   Arrependimento significa mudar de idéia, virar. Nós devemos mudar nossa mente sobre nossa condição e nossa direção longe de Deus. E volte-se para ele.

   "Mas tantos quantos O receberam, a eles Ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus" João 1:12.

   Nós recebemos a Cristo por um método engenhoso que só Deus poderia conceber. Não é pelas obras, porque nossas habilidades variariam e todos não teriam uma chance igual. É uma oportunidade que é igual independentemente da inteligência, sexo, idade, raça, status social ou riqueza. É pela fé.

   "Porque pela graça sois salvos pela fé, e isso não vem de nós, é dom de Deus. Não é por causa de obras que ninguém se gloriará" Efésios 2: 8,9.

   Para receber a Cristo, devemos reconhecer nossa necessidade e quem Ele é. Então, simplesmente nos voltamos para Ele pela fé e colocamos nossa confiança e confiança Nele. Nós o recebemos por convite. Jesus disse: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo" Apocalipse 3:20.

   Você quer nascer de novo, agora mesmo? Você quer uma nova natureza? Você quer receber o presente mais maravilhoso de todo o universo, a vida do próprio Cristo? Então simplesmente, mas sinceramente, reze:

   "Querido Senhor Jesus, eu creio que Tu és o Filho de Deus. Acredito que Tu morreste pelos meus pecados e ressuscitou da sepultura. Eu te convido a entrar no meu coração e te recebo agora. Obrigado pelo perdão. Obrigado por um nova vida. Ajude-me a ser o que você quer que eu seja e viva sua vida através de mim. Amém. "

O que agora?

   Se você sinceramente orou essa oração, Deus diz que você tem uma nova vida e que você é um membro do reino eterno de Deus. Ele deseja ter comunhão íntima com você durante esta vida e deseja que você viva agora vitoriosamente como um filho do rei! Além disso, desde que Ele morreu por você, Ele quer que você viva para Ele.

   "E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que morreu e ressuscitou em favor deles" 2 Coríntios 5:15.

   Quando nascemos de novo, Deus imediatamente implanta uma nova natureza dentro de nós. Alguma mudança externa pode ser dramática e instantânea; alguns podem vir gradualmente. Como acontece com qualquer recém-nascido, nossa nova natureza precisa de nutrição e crescimento.

   Fale com ele freqüentemente. E ouça a voz dele dentro de você. Isso é o que a oração é. Leia e medite sobre a Sua Palavra, a Bíblia - outra maneira de falar com você. Finalmente, Ele quer que você tenha comunhão com outros crentes e seja uma parte funcional de Seu corpo corporativo - então encontre uma igreja que creia na Bíblia e participe regularmente.
Nascido de novo: como ser salvo Nascido de novo: como ser salvo Reviewed by Pastor Ivo Costa on outubro 02, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.