O que a parábola da ovelha perdida significa?



   A parábola da ovelha perdida foi contada por Jesus quando os fariseus O criticaram por socializar com os pecadores. Através desta história de compaixão, Jesus revelou sua missão de resgate para os pecadores.

   “Então Jesus lhes contou esta parábola: 'Suponha que um de vocês tenha cem ovelhas e perca uma delas. Ele não deixa os noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida até encontrá-la? E quando ele encontra isso, ele alegremente coloca em seus ombros e vai para casa. Então ele chama seus amigos e vizinhos e diz: “Alegre-se comigo; Eu encontrei minha ovelha perdida. ”Eu lhes digo que da mesma forma haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove pessoas justas que não precisam se arrepender” (Lucas 15: 3-7). ).

   A parábola começa com uma ovelha perdida. Uma ovelha separada de seu pastor é indefesa e em grave perigo. Jesus vê qualquer pessoa à parte dele como perdido. Como ele está perdido? Seus pecados o alienam do Deus santo, deixando-o tateando sem rumo na escuridão. “Assim, a justiça está longe de nós, e a justiça não nos alcança. Nós procuramos por luz, mas tudo é escuridão; para o esplendor, mas andamos em sombras profundas ”(Isaías 59: 9).

   O pastor da história, no entanto, não desprezava sua ovelha perdida. Com um coração de compaixão, Jesus também valoriza cada pecador que o Pai lhe confia:

   “E esta é a vontade daquele que me enviou, que eu não perderei nada de tudo o que Ele me deu, mas os levante no último dia” (João 6:39). Jesus está decidido a resgatar o pecador não apenas porque o Pai os deu a Ele, mas também porque Ele os ama. Seu amor levou-o a sacrificar sua vida na cruz para tomar o castigo pelo pecado.

   A parábola da ovelha perdida também ilustra a atitude de Cristo em relação ao pecador salvo. A parábola não dá indicação de que o pastor tenha repreendido ou repreendido. Em vez disso, ele ergue a ovelha sobre os ombros e leva para casa. Uma ovelha adulta pode pesar entre 110 e 125 libras; não seria um pequeno esforço para carregar uma por cima do ombro. Para alegria de encontrar o que foi perdido, o pastor suporta o desconforto. Da mesma forma, Jesus levou o peso de nossos pecados na cruz. Como Sumo Sacerdote e Mediador, Ele continua a suportar nossos cuidados e enfermidades diante do Pai. “Ele mesmo levou os nossos pecados em seu corpo sobre a árvore, para que pudéssemos morrer pelos pecados e viver para a justiça. . . . Porque tu és como ovelhas que se desviam, mas agora regressaste ao pastor e superintendente das vossas almas ”(1 Pedro 2: 24-25).

   Finalmente, a parábola da ovelha perdida oferece um extraordinário vislumbre das emoções celestes. O pastor chama seus amigos e vizinhos, dizendo: "Alegrai-vos comigo". O resgate da ovelha perdida foi motivo de proclamação e celebração. Da mesma forma, o Céu se alegra quando um pecador se arrepende e é restaurado à comunhão com Deus. Essa alegria é alegria; é calmo, considerado prazer. É uma emoção deliberada - pensativa e sustentada. Esta não é uma imagem de dança e festejos estridentes, mas de prazer duradouro e satisfação sincera. Por quê? Um pecador chegou em casa! Essa notícia encanta o coração do céu.

   Desde o começo, Deus tem sido o Bom Pastor que resgata Sua ovelha perdida. Quando Adão e Eva estavam se escondendo de vergonha por causa de seu pecado, Ele os procurou. Sim, ele os disciplinou. Mas ele prometeu um salvador. Até a morte de Cristo por seus pecados, Ele os perdoou pela fé e cobriu-os com peles de animais. Deus ainda alcança os perdidos para cobrir e recuperá-los através do sangue de Jesus Cristo.


O que a parábola da ovelha perdida significa? O que a parábola da ovelha perdida significa? Reviewed by Pastor Ivo Costa on outubro 19, 2018 Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.