Parábola do mordomo desonesto

  Lc 16: 1-12). É o tipo de coisa que faz os homilitas de todo o mundo sentirem os seus colarinhos apertados e lhes dá um desejo irresistível de simplesmente pular o Evangelho e focar em alguma mensagem legal de justiça social sobre ajudar as pessoas pobres com base na leitura dos profetas. A parábola inteira é desconcertante, não menos importante porque Jesus (não pela única vez em sua pregação) parece amar usando uma espécie de anti-lógica caprichosa que não me lembra nada mais do que Douglas Adams.
 No fim de semana passado, a Igreja colocou diante de nós uma das parábolas mais misteriosas que Jesus já contou, a parábola do administrador desonesto (

   Adams, em uma de suas linhas mais maravilhosas, descreve a frota de naves espaciais que vem a demolir a terra: “Os navios pairavam no céu da mesma forma que os tijolos não.” É um tipo clássico de senso de humor que os irlandeses vieram para aperfeiçoar. Quando eu estava em Belfast há alguns anos atrás, meu anfitrião me levou para jantar e, quando estávamos saindo do restaurante, ele apontou para uma pintura de uma cena de caça e disse: "Você já viu um wolfhound irlandês?" a foto do cachorro latindo e tentei lembrar se eu já havia encontrado a raça antes. Eu estava prestes a virar para ele e dizer: "Não", quando ele gesticulou para a foto novamente e disse: "Isso não é um wolfhound irlandês." Ele usava um sorriso de profundo prazer quando disse isso.


   E eu não posso deixar de suspeitar que Jesus se sentiu bastante satisfeito com a sua pequena mordaça de parábola também. Como a parábola do juiz injusto (Lc 18, 1-8), a parábola do administrador desonesto de Jesus sustenta para nossa inspeção um personagem que hesitamos em apresentar a nossos filhos como cidadãos exemplares. Depois de algum comportamento escandaloso dos personagens principais, cada parábola é encerrada com um desfecho curiosamente estranho. Na parábola do Juiz Injusto, Jesus nos diz que Deus é como aquele que o juiz injusto não é. O Juiz Injusto era um rabugento que não se incomodava com o pedido da viúva. Exatamente não desse modo, Deus vindicará Seus eleitos rapidamente. É uma das formas mais sutis de ênfase que Jesus usa.

   Da mesma forma, na Parábola do Mordomo Desonesto, a moral de Jesus parece ser: “Observe o desonesto mordomo: seja do jeito que ele não é. Em vez de estragar as pessoas sem dinheiro, em vez de se concentrar em dinheiro, use dinheiro para ajudar os pobres, para que você possa ter um tesouro real no céu. ”É uma parábola extraordinariamente estranha (e acho que deliberadamente engraçada) que é, como um monte de humor camponês, jogou de cara reta para um público que não tem certeza se é para rir.



    Parte da dificuldade, é claro, é que estamos certos de que sabemos tudo sobre parábolas, então, quando esses zig da parábola estão certos de que eles devem zagar, isso nos dá um loop. Mas a realidade é que nós realmente não entendemos as parábolas, assim como temos certeza que fazemos, porque (como as parábolas acima mencionadas deixam claro) nós nem sempre pensamos como Jesus (e nós especialmente não tendemos a pensar que ele tinha um senso de humor ou uma alegria puckish em dizer coisas estranhas calculadas para nos fazer pensar).

   Parte da razão pela qual nos sentimos especialmente autoconfiantes de que sabemos o que está acontecendo com as parábolas é que fomos condicionados a pensar que Jesus sempre ensinou por parábolas. E parte da razão pela qual assumimos isso é porque sofremos de um esnobismo cronológico crônico e da convicção de que somos 2 mil anos mais inteligentes do que os supostamente mudos camponeses aos quais Jesus se dirigiu. Assim, supomos que as parábolas são apenas uma boa maneira de ensinar essas verdades profundas e simples, ao passo que podemos pular a parábola e simplesmente passar para a (estamos certos) óbvia e agora bem usada moral da parábola.

   Esta suposição é, no entanto, completamente errada. Por exemplo, sabemos que Jesus nem sempre fala em parábolas. Sabemos disso porque nos dois primeiros livros do Evangelho de Mateus, o ensinamento de Jesus não é parabólico. Você pode dizer: “Primeiros dois livros? Eu pensei que havia apenas um Evangelho de Mateus!

   Você está certo. Apenas um evangelho. Mas Matthew é um arquiteto literário muito sutil. Seu Evangelho consiste em um prólogo (a narrativa da infância), depois cinco “livros”, com cada livro contendo uma seção de narrativa e discurso. A seção narrativa do Livro 1 é Mateus 3-4, contando a história do batismo e tentação de Jesus. A seção discursiva do Livro 1 é o Sermão da Montanha. A seção narrativa do Livro 2 é Mateus 8-9, e a seção discursiva é Mateus 10.

   Por que cinco livros? A sugestão é dada por Mateus em 5: 1-2: “Vendo as multidões, ele subiu a montanha, e quando se sentou, seus discípulos aproximaram-se dele. E ele abriu a boca e os ensinou. ”O ponto de Mateus é que Jesus é um Segundo Moisés, subindo uma segunda Montanha para entregar a Nova Lei da Nova Aliança. Assim como a revelação de Moisés é entregue através dos cinco livros da Torá, a revelação de Jesus também vem em cinco livros.

   Agora, a coisa a ser notada é a seguinte: o Sermão da Montanha no Livro 1 e o Discurso Missionário no Livro 2 empregam linguagem clara, não parábolas. Não é até chegarmos a Mateus 13, depois que Jesus encontrou a liderança de Israel tão endurecida contra ele que eles o acusam de estar possuído pelo “príncipe dos demônios” (11:24), que Ele começa a obscurecer Sua mensagem entregando na forma de parábolas. Por quê?



   Para uma resposta, devemos (como de costume com Mateus) olhar para o Antigo Testamento. Há duas parábolas no Antigo Testamento que são mais proeminentes: a parábola de Jotão e a parábola de Natã. Jotão é um profeta que conta uma parábola ao rei Abimeleque em Juízes 9. Abimeleque não deveria ser rei, mas depois que ele matou seus 70 irmãos, não sobrou ninguém para ocupar o cargo. Então Jotão contou a Abimeleque uma parábola sobre um espinheiro que foi feito “rei das árvores” depois que outras árvores mais dignas foram passadas para o trabalho. Em suma, Abimelech é o espinheiro.

   Da mesma forma, em 2 Samuel 12, Natã contou a Davi a parábola do homem rico que roubou o único cordeiro do pobre homem e o ofereceu aos seus convidados. Quando Davi respondeu: “O homem que fez isso merece morrer!” Natã respondeu: “Você é o homem!” E soletrou para ele seu crime de adultério e assassinato com Bate-Seba e Urias, o hitita. Por que então as parábolas são contadas? Porque a liderança se tornou corrupta e a corrupção cegou aqueles que dizem ver e ensurdecer aqueles que dizem ouvir.

   É por isso que Mateus registra Jesus citando Isaías em 13: 14-15:

   Com eles, de fato, cumpre-se a profecia de Isaías, que diz: “Vocês, na verdade, ouvirão, mas nunca entenderão, e vocês certamente verão, mas nunca perceberão. Porque o coração deste povo enfadonho-se, e os seus ouvidos estão cheios de ouvido, e os seus olhos fecharam-se, para que não percebessem com os seus olhos, e ouvissem com os seus ouvidos, e entendessem com o seu coração, e voltassem para curá-los .

   O contexto original desta passagem foi o relato de Isaías de seu próprio chamado como profeta, no qual o Senhor assegurou ao profeta que ele seria rejeitado por seus compatriotas e que sua mensagem cairia em olhos cegos e ouvidos surdos. Isaías profetizaria “até que se gastem cidades sem moradores, e casas sem homens, e a terra esteja totalmente deserta, e o Senhor remover homens para longe, e os lugares abandonados são muitos no meio da terra” (Is 6: 11- 12). Em outras palavras, Deus disse a Isaías que suas profecias só resultariam no endurecimento de Israel, que não queria ouvir o que ele tinha a dizer. E esse endurecimento resultaria no julgamento da invasão assíria. Agora, Jesus adverte sobre a mesma coisa e, paradoxalmente, deixa claro esse aviso ao começar a velar Sua mensagem em parábolas.

   Esse ocultamento da mensagem é refletido pelo fato de que há duas coleções de declarações em Mateus 13: uma no barco para a multidão e a outra na casa para os discípulos. Esses locais não são acidentais, mas são investidos por Mateus com um significado teológico.

   No caso do barco, há, é claro, uma razão mundana para o local: Jesus sai no barco para falar com a grande multidão em terra, porque é mais fácil para todos ouvirem. Matthew, no entanto, sugere um significado mais profundo aqui também. Para a antiga mente judaica, “as águas” são sempre simbólicas da morte e do caos. Barcos (por exemplo, a arca de Noé), em contraste, simbolizam a salvação. O próprio Jesus, em Mateus 24, ligará salvação (e julgamento) à imagem de Noé. Pedro também fará uma clara conexão entre Noé e o sacramento da Igreja do batismo (1 Pedro 3: 18-22). Então, Mateus chama nossa atenção para Jesus no barco quando fala com “as multidões”, isto é, com aqueles que “não vêem”, “não ouvem” e “não entendem” (v. 13). Como a Igreja, a nova arca da salvação, fará mais tarde, Jesus fala sobre o caos para o mundo (muitas vezes retratado como um mar caótico e agitado nas Escrituras) e não é compreendido, porque o mundo não quer entendê-lo.



   A mensagem, então, está “escondida” de uma forma que é quase uma sátira à cegueira do mundo. Note o que as parábolas têm em comum: semente é semeada. Mas onde é isso? É invisível. A semente varia em qualidade? Não, é o solo que varia em qualidade. A colheita é mais pobre ou mais rica não porque Deus é competente em alguns dias e atrapalhado em outros, mas porque Sua revelação cai sobre rochas, solo superficial e solo bom (vv. 3-9). Da mesma forma, o bom trigo está escondido entre as ervas daninhas (vv. 24-30), a semente de mostarda é escondida pela sua pequenez (vv. 31-32), e o fermento (v. 33) é simplesmente invisível, amassado no pão. como a Igreja é amassada no mundo. Depois disso, há um tesouro que é (mais uma vez) escondido, uma pérola (escondida em uma ostra) e uma rede que coleta todo tipo de peixe, bom e ruim, e assim mantém o bom peixe escondido entre os maus peixes. quem será jogado fora (vv. 44-50).


   Mas o reino que está oculto do mundo não está oculto dos discípulos. Como Jesus diz aos seus discípulos, "a vós foi dado conhecer os segredos do reino dos céus, mas a eles não lhes foi dado" (v. 11). E assim Mateus nos diz que Jesus "deixou a multidão e entrou na casa", onde ele prossegue para explicar as parábolas. Em outras palavras, é somente dentro da Igreja que o mistério de Cristo pode ser totalmente compreendido. Como G. K. Chesterton colocou em O homem eterno, Jesus é o enigma e a Igreja é a resposta. A Igreja é o fermento do mundo tornando-se santo. A Igreja é uma rede que puxa tanto o peixe bom quanto o mau, um campo que cultiva trigo e ervas daninhas. Mas quaisquer que sejam as ondas caóticas da história em que o barco deve andar, o Rei do reino permanece entronizado para sempre, mas Ele mesmo está oculto - no pão da Eucaristia e no menor deles, onde Ele aparece para nós nos rostos dos pobres.

   É por isso que a Parábola do Regente Desonesto nos traz de volta à visão do uso de “Mônons desonestos” para fazer amigos eternos. O mestre do mordomo tem senso comum suficiente para perceber que, por mais trapaceiro que ele fosse, o mordomo desonesto ao menos conhecia a moral da parábola das ovelhas e dos bodes: que se você espera chegar a um final feliz quando (não se sua sorte neste mundo se esgota, então você deve fazer o seu melhor para entrar em contato com aqueles com quem o Juiz irá consultar quando Ele estiver deliberando sobre o seu veredicto sobre você naquele dia: os famintos, sedentos, doentes, nus e aprisionado. Se você vem com as melhores recomendações dos cidadãos do inferno, mas não tem o menor deles para colocar uma boa palavra para você, então o Céu te ajuda, irmão, porque a esperança de sua salvação está escondida. de fato.
Parábola do mordomo desonesto Parábola do mordomo desonesto Reviewed by Pastor Ivo Costa on outubro 16, 2018 Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.