Parábola dos Servos Não Lucrativos


Quando Deus nos chama, podemos considerar nosso recém-encontrado poder de fé como algo natural e estar cada vez mais suscetível a ficar com raiva de ofensas e perseguições. Consciente disso, Jesus procurou advertir Seus apóstolos contra tais armadilhas. Em Lucas 17: 1-6, Jesus estabelece a parábola dos servos sem lucro com instruções introdutórias. Ele adverte Seus discípulos dos inevitáveis ​​ataques a Seus ensinamentos e daqueles que os proclamam, apontando a culpa dos responsáveis ​​(versículos 1-2). Então, Ele os adverte a valorizar uma atitude de amor e perdão e estar pronto para perdoar quando um ofensor se arrepender. Sabendo que isso é difícil e vendo essa fraqueza em si mesmos, os apóstolos sentem a necessidade de um aumento da fé, uma quantidade adicional de ajuda espiritual para ajudá-los a cumprir as exigências de Jesus.

   A lição nos versos 1-6 se une à parábola em Lucas 17: 7-10, que enfatiza a obrigação de cada discípulo de servir ao Mestre sem esperar liberação ou recompensa. Seus seguidores devem obedecer completamente a Ele, não importa que provações venham a eles e como Ele, eles devem conquistar sua própria natureza humana pelo sofrimento. Jesus enfatiza o tipo de fé que Seus discípulos precisariam para suportar as provações vindouras e obedecer a Seus mandamentos (I Timóteo 1: 5). Esta parábola é projetada para proteger contra o perigo sutil do servo que fica satisfeito com seu trabalho e espera que o Mestre reconheça seu serviço com recompensa. Jesus impressiona em Seus discípulos o serviço difícil e contínuo que Ele exige deles e a atitude em que seu serviço deve ser dado.

1. Seria suficiente para Jesus simplesmente aumentar sua fé como Seus apóstolos pediram? Lucas 17: 5.

Comentário: Os apóstolos queriam mais fé para poderem enfrentar os desafios das exigências de Deus, mas Jesus sabia que não era a quantidade de que precisavam, mas a qualidade. Eles não precisaram de um aumento de fé que traria alguma recompensa após o seu uso, mas uma fé que, embora pequena como um grão de mostarda, é a substância das coisas esperadas, a evidência das coisas não vistas (Hebreus 11: 1). O discípulo com este tipo de fé viva está convencido do fato de que Deus existe (Romanos 4: 16-22; Hebreus 11: 1-3), consciente de seu relacionamento íntimo com Deus (Romanos 5: 1-2), e preocupado sobre submissão absoluta à Sua vontade (Romanos 12: 2).

2. Como servos, temos que estar sujeitos a Deus em tudo? Lucas 17: 7.

Comentário: Como servos ou servos, não somos nossos. Nós pertencemos a Cristo que nos comprou com o Seu sangue. Não temos o direito de propriedade de nada, porque Deus nos possui e tudo o que temos - até mesmo o nosso tempo. Isso significa que estamos à disposição dele. Ele exige o nosso esforço total em todos os momentos, e tem todo o direito de esperar que ele tenha dado tudo, seja dono de tudo e tenha direito a todos. Somos Seus pela criação, pela redenção e pela entrega de nossas vidas a Ele.

   As imagens de arar campos e cuidar de ovelhas no verso 7 representam trabalho espiritual, ao qual Cristo chamou Seus próprios seguidores (João 21:16; Atos 20:28; I Pedro 5: 2-3). Um mestre não é obrigado a atualizar ou compensar seu servo imediatamente, mesmo quando ele arou os campos de seu dono ou alimentou suas ovelhas. O servo meramente cumpriu seu dever. Antes que o servo possa se sentar e descansar, ele deve preparar e servir a refeição do seu mestre. Embora cansado, ele ainda está obrigado a servir.

3. Quanto esforço deve ser feito para o Mestre? Lucas 17: 8

Comentário: Do ​​ponto de vista do mestre, tudo que o servo já havia realizado era uma questão de obrigação, e agora ele exige mais obediência e serviço adicional dele. Suas necessidades devem ser satisfeitas primeiro e, em seguida, no devido tempo, o servo pode comer. Isto representa o nosso trabalho na terra em nome do nosso Mestre, dando-lhe a comida e a bebida espirituais de ver a vontade do Seu Pai realizada (João 4: 32-34). Somos obrigados a Cristo e, sem demora e descanso, devemos nos apresentar completamente a Ele em serviço (Romanos 12: 1).

4. Um servo deve esperar elogios imediatos ou compensações por sua obediência e serviço ao Mestre? Lucas 17: 9.

Comentário: O único limite para o dever do servo é a vontade do seu mestre. Não há nenhum ponto em que possamos afirmar que fizemos o suficiente e temos o direito de facilitar. O servo é sempre um devedor do serviço; o mestre nunca é um devedor de recompensa. Aquele que idolatra seu dever pode ficar satisfeito quando seu dever é cumprido e esperar o elogio de outros, mas os servos não devem esperar nem mesmo agradecimentos.

   Deus nos promete recompensas, mas nós não trabalhamos para o Mestre simplesmente para receber compensação. Como servos, nós O servimos porque somos Seus para comandar como Ele quer e porque O amamos. Ele tem todo o direito ao nosso serviço e não tem obrigação de nos agradecer pela nossa obediência. O servo não serve para nada, mas recebe consideração pelo dom da salvação por causa de sua obediência dedicada e serviço humilde. No entanto, é bom que Seus servos busquem Seus louvores e recompensas com a atitude correta, porque Deus louva e recompensa os fiéis (Colossenses 3: 23-24).

5. Depois de servir o mestre, por que o servo ainda não é lucrativo? O que se espera de nós? Lucas 17:10

Comentário: A atitude humilde do servo é vista claramente na palavra traduzida "servo" no verso 7. É a palavra grega doulos que significa "servo". Durante o tempo de Cristo, tal servo-escravo estava sob a autoridade completa de seu mestre. Devemos assumir essa posição humilde se quisermos servir bem ao nosso Mestre. Nosso serviço sempre ficará aquém do sofrimento e sacrifício que Jesus recebeu enquanto estava na carne na terra. Portanto, não existe um excesso de crédito ganho em nós; mesmo depois de servir o nosso melhor naquilo que o Mestre requer, ainda somos servos inúteis em comparação com Cristo. Depois de cumprir nosso dever perfeitamente, ainda estamos com pouco crédito ganho diante de Deus. Nós não podemos construir nada em nosso próprio esforço. Se esperamos gratidão e recompensa pelo cumprimento do requisito mínimo de trabalho, nossos pensamentos não estão no dever, mas no que podemos ganhar.

   Cristo espera que cada membro da igreja cumpra seu dever mentalmente e se una com o seu. Sua ênfase na humildade é uma lição difícil para aqueles que não servirão a menos que recebam reconhecimento, honra e posição. Na realidade, muito do serviço que prestamos a Ele é humilhante e obscuro pelo padrão do mundo. As obras cristãs devem ser feitas com fé (Tiago 2:20). A única maneira de obter maior fé é que o servo trabalhador manifeste obediência firme e perseverante, fundamentada na humildade com a ajuda do Espírito Santo. A fé é produzida como um fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Uma atitude humilde e obediente serve muito para aumentar a fé e praticar o verdadeiro perdão.


Parábola dos Servos Não Lucrativos Parábola dos Servos Não Lucrativos Reviewed by Pastor Ivo Costa on outubro 14, 2018 Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.