Um deus raramente está sozinho

   Ninguém menos que Immanuel Kant argumentou a dura tese de que "o conceito de Deus" é um "conceptus singularis", um conceito único. A "doutrina de um só Deus" não era, de modo algum, "apenas construída sobre uma visão muito avançada do homem", mas antes "a necessidade da razão mais comum". Como outros expoentes da filosofia clássica alemã fortemente influenciada pelos protestantes, Kant supunha que na história religiosa da humanidade houvera um desenvolvimento da crença em muitos deuses para o monoteísmo.

   Ele às vezes também admitia que uma religião com muitos deuses não era moralmente pior do que um monoteísmo com o princípio fatal de que "a divindade pode ser conquistada por credos e observâncias". No entanto, quando ele falou de teologia racional, o filósofo Konigsberg enfatizou com grande conseqüência conceitual a "unicidade" e "unidade" de Deus.

   Como muitos outros iluministas europeus dos séculos XVII e XVIII, ele atribuiu essa crença ao judaísmo primitivo. "Eu sou o Senhor, teu Deus, não terás outros deuses diante de mim" - a revelação do Sinai no Senhor autoridade transcendental Moisés que disse aos Dez Mandamentos, é válido até os dias de hoje como um nascimento ideal de um monoteísmo resoluta.

   O egiptólogo Jan Assmann , um dos mais famosos estudos culturais alemães do mundo, tentou capturar a cena primária no Sinai na fórmula engenhosa da "distinção Mosaic": o Senhor, o Deus único, digamos, em soberana imparcialidade aqui o seu incondicional, a superioridade absoluta sobre os muitos outros deuses que são apenas ídolos, idéias enganosas de imaginação humana equivocada. Até hoje, o judaísmo é considerado a religião que inventou o monoteísmo ou pelo menos o aplicou com sucesso.

Um clichê
Para Peter Schäfer , diretor do Museu Judaico de Berlim, a estreita conexão entre o judaísmo e o monoteísmo é apenas um "clichê". Para ter certeza, na mais importante oração judaica, o "Sh'ma Israel", o piedoso, com o quinto livro de Moisés, repetia: "Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é um só Deus".

   Também tinha sido proferida no folclore judaico e cristão durante séculos a ideia de que a comunidade cristã antiga monoteísmo israelita no início, enfraquecido por imagens da Encarnação do divino "Logos", o Filho de Deus e nos Conselhos de Nicéia e Constantinopla Opel doutrina dogmatizada das três pessoas divinas, a doutrina da Trindade.

   Os cultos sagrados populares e a adoração da "Mãe de Deus", a "Virgem Maria", permitiram integrar as idéias politeístas ao sistema cristão de símbolos. Os muçulmanos também afirmam ter retornado ao "monoteísmo puro" dos judeus contra todas as idéias da encarnação cristã - em favor da transcendência radical e da grandeza do único Deus.

   "Hoje sabemos que praticamente nada se compara a essa imagem ideal de uma revisão histórica", explica Schäfer na primeira página de seu livrinho extremamente erudito. Graças conhecimento fascinante fontes bastante remotas, ele pode mostrar em consenso com os cientistas da Bíblia que diferentes deuses competiu nos textos normativos do antigo Israel juntos e Javé, o Deus de Israel, muito tempo, uma divindade feminina fornecido como esposa para o lado estava. Uma imagem de culto desta Asherah foi adorada até mesmo no Templo de Jahwe em Jerusalém.

   Mesmo após o retorno do exílio babilônico do céu dos judeus de dois deuses foi povoada. raízes ideias Testamento sobre o aumento de Jesus de Nazaré como o primogênito de toda a criação, o seu culto como o Filho de Deus ou Deus encarnado como pastor comprova a primeira parte de seu livro, no pré-cristão judaísmo do Segundo Templo e, especialmente, o "Filho do Homem" de Daniel-book jogou mais uma associação de ideias que definem papel. O estudioso Berlim judaica sugeriu ele como o anjo Michael, que tinha sido criado como um representante de Israel em um status quase divino; ele ainda acreditava que a comunidade de Qumran.

   Interação permanente
Judaísmo nos primeiros séculos depois de Cristo desenvolvidos em intensa troca constante com os Christianities desdobramento para que o judaísmo rabínico, por um lado, o seu início precursor judaica estava ciente, e, por outro lado, graças à interacção permanente com os professores fé cristã num mundo religioso judaico próprio, New Style mostrou.

   As antigas provisões da relação entre judaísmo e cristianismo como "religião mãe" e "religião filha" são, portanto, obsoletas. Schäfer fala da "troca animada de duas religiões irmãs", na qual as tendências de demarcação se tornaram cada vez mais fortes, de modo que as duas religiões finalmente se separaram.

   Essa independência do judaísmo dos rabinos e do antigo misticismo judaico contra o cristianismo antigo-cristão é o tema da segunda parte do ensaio de Schäfer. O título "Dois Deuses no Céu" não deve ser entendido como gnóstico, no sentido da luta de um Deus bom contra um contra-deus ruim. Os rabinos falavam de dois deuses que coexistiam lado a lado e cooperavam entre si em variados graus de coordenação e designação. Análogo ao antigo discurso cristão da Trindade de Deus, Schafer fala de acordo com outros estudiosos religiosos de um conceito "binocular" de Deus.

   No Talmud Babilônico, o Rei Messiânico Davi é identificado com o Filho do Homem do Livro de Daniel, para que ele possa se sentar em um trono ao lado de Deus. Isso levou a conflitos e resistência entre os rabinos na Babilônia, provavelmente porque a exaltação de Davi também pode ser observada no Apocalipse de João do Novo Testamento e depois em alguns dos Padres da Igreja. O cristianismo primitivo e o judaísmo rabínico competem não apenas pelo criador do céu e da terra, mas também pelo segundo deus ao lado dele.

  Divindade variável
  O que tem sido chamado de "monoteísmo" desde o final do século XVII era meramente um ideal que era frequentemente procurado, mas raramente realizado. Porque com os anjos, o degradado para servos deidades mais antigas, havia muito pessoal disponível, que poderia ser equipado com poder divino. O grau de divindade era variável. Dependia do grau de intensidade da necessidade de salvação e salvação. Isso fundamentalmente redefine a relação entre o cristianismo primitivo, que é rico em sua diferenciação, e o judaísmo rabínico, que também é diverso em si mesmo.

   As respostas judaicas à ascensão do cristianismo no Império Romano foram capazes de basear-se em tradições judaicas genuínas do tempo do Segundo Templo e são especificamente judaicas nele. Mas eles também lutaram com aquelas formas de tradição nas quais as tradições de dois poderes no céu foram continuadas no Novo Testamento e em outros textos cristãos primitivos.

   O texto exegeticamente minucioso de Peter Schäfer compreende apenas 149 páginas impressas. Mas, página por página, as imagens mais antigas do judaísmo e do cristianismo são tão convincentemente desconstruídas com uma precisão admirável que o pequeno livro merece ser chamado de a novidade mais importante dos últimos anos na história da religião.
Um deus raramente está sozinho Um deus raramente está sozinho Reviewed by Pastor Ivo Costa on outubro 28, 2018 Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.