ARTIGOS GOSPEL BRASIL

Entendendo Deus

O Criador do espaço e do tempo é único em toda a existência.

Deus é definido como o Criador do universo, como o verso de abertura da Torá afirma: "No princípio, Deus criou o céu e a terra" Gênesis 1: 1. Deus também disse: "Eu sou Deus, faço todas as coisas" Isaías 44:24.

Como Criador do universo, Deus deve ser distinto do mundo. O judaísmo rejeita, portanto, a filosofia do panteísmo.

Como Criador do universo, a existência de Deus não pode depender de nenhuma das Suas obras. O judaísmo, portanto, rejeita qualquer definição de Deus como uma força ética abstrata ou convenção social.

Como Criador de tudo, Deus está em um plano mais alto que o trabalho de Suas mãos. Ele é, portanto, referido como o Ser Supremo.

Como Criador, Deus é absolutamente diferente de qualquer outra coisa que existe. Ele é, portanto, totalmente incognoscível.

Embora o próprio Deus seja incognoscível, podemos, até certo ponto, entender seu relacionamento com o universo. Dessa maneira, falamos de Deus através de seus "atributos de ação". Além disso, embora não possamos saber o que Deus é, podemos aprender muito, percebendo o que Ele não é. Nesse sentido, falamos de Deus usando "atributos negativos".

Unidade Absoluta


É uma fundação da nossa fé acreditar que Deus é Um e que Ele é uma Unidade perfeita e absoluta.


Está escrito: "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é um" Deut. 6: 4 Este é um mandamento positivo para acreditar na unidade de Deus. Este mandamento depende do pensamento e pode ser cumprido a qualquer momento.


Embora o universo contenha muitas galáxias, cada uma consistindo de inúmeras estrelas e planetas, existe um Deus que é e Criador de todas elas. É absolutamente impossível conceber mais de um Ser Absoluto.


Embora possa haver muitos outros universos, tanto físicos como espirituais, Deus é Um sobre todos. Está assim escrito: "O teu reino é um reino de todos os mundos" Salmos 145: 13.

O judaísmo rejeita enfaticamente qualquer conceito de pluralidade em relação a Deus.

O judaísmo rejeita enfaticamente qualquer conceito de pluralidade em relação a Deus. Portanto, rejeita o conceito cristão da trindade, no qual Deus é descrito como três pessoas em uma, correspondendo à Sua manifestação na criação, redenção e revelação.


Como qualquer qualidade adicional acrescentaria um elemento de pluralidade à essência de Deus, concebemos que Ele é absolutamente simples. Sua essência simples, no entanto, implica em cada atributo com o qual Ele criou e governa seu universo.


Como Criador, o poder de Deus em seu universo é ilimitado. Nós, portanto, falamos de Deus como sendo onipotente, e nos referimos a Ele em nossa oração como "Rei do universo". É igualmente escrito: "Tudo o que Deus deseja, ele faz, no céu e na terra, nos mares e em todas as profundezas" Salmos 135: 6.


No entanto, não atribuímos a Deus o poder de fazer aquilo que é categoricamente impossível, como duplicar, aniquilar, corporificar ou transformar a si mesmo. O judaísmo, portanto, rejeita a possibilidade de que Deus pudesse ter assumido a forma humana.


Como Deus é o Criador de toda a matéria, é óbvio que Ele não consiste em matéria.


Por causa da antítese de Deus a todos os atributos materiais, Ele é chamado Puro e Santo.


Mãos e olhos de Deus


Como Criador de todas as coisas, Deus é também o Criador do espaço e do tempo. Ele, portanto, não existe no espaço e no tempo.


É, portanto, ensinado que a Deus é dado o apelido de "Lugar", Makom em hebraico. O universo do espaço e do tempo é uma criação de Deus e não o contém.


A mente humana só pode lidar com conceitos físicos e, portanto, é virtualmente impossível imaginar qualquer existência fora do espaço e do tempo. Esta é apenas outra razão pela qual a Essência de Deus é incognoscível.


Corpo, forma e forma são atributos do espaço. Portanto, é óbvio que Deus não tem corpo, forma nem forma.


É uma fundação da nossa fé acreditar que Deus é absolutamente incorpóreo. A Torá, portanto, declara: "Cuide bem de si mesmos, pois você não viu nenhum tipo de forma naquele dia que Deus falou com você em Horebe." Deut. 4:15


Deus, portanto, não deve ser comparado a nenhuma das Suas criaturas, nem mesmo aos anjos mais elevados. O profeta assim declarou: "A quem você então comparará Deus? A que semelhança o comparará?" Isaías 40:18 Da mesma forma está escrito: "Não há nenhum semelhante a ti, ó Deus" Jeremias 10: 6. O salmista também disse: "Não há nenhum semelhante entre vós entre os anjos do poder, ó Deus, e não há palavras como as tuas" Salmos 86: 8.

A Torá usa termos familiares para alegoricamente expressar a relação de Deus com Sua criação.

Em muitos lugares, a Torá fala de Deus como se Ele tivesse um corpo humano, usando antropomorfismos como "a mão de Deus" Êxodo 9:15 e "os olhos de Deus" Deut. 11:12 Ao fazer isso, a Torá não está de forma alguma afirmando que Deus tem um corpo, forma ou forma. Em vez disso, emprega termos das criaturas de Deus alegoricamente para expressar sua relação com a criação.


Da mesma forma, quando a Torá afirma que Deus criou o homem à Sua imagem, Gênesis 1:27, isso não significa de maneira alguma que Deus se parece com o homem. O que isso significa é que o homem participa dos mesmos atributos que Deus usa quando interage com o mundo. Também implica que Deus deu ao homem a capacidade de usar a mesma lógica com a qual Ele criou o universo.


Moisés pediu a Deus: "Deixa-me ver a tua glória" Êxodo 33:18. Ao fazer esse pedido, ele realmente não queria ver Deus, pois isso seria impossível. De uma maneira alegórica, ele estava apenas pedindo que Deus lhe concedesse uma compreensão profética de Sua grandeza. Deus respondeu que isso é impossível para qualquer criatura viva, dizendo: "Você não pode ver a Minha Face, pois o homem não pode Me ver e viver" Êxodo 33:20. Ele permitiu que Moisés a maior compreensão de Deus fosse concedida a qualquer ser humano, mas mesmo isso não era um entendimento perfeito. Isto é o que Deus quis dizer quando alegoricamente disse a Moisés: "Você verá minhas costas, mas meu rosto não será visto" Êxodo 33:23. O mesmo aconteceu com as outras "visões" de Deus experimentadas pelos profetas.


Quando a Torá fala de pessoas ouvindo a "voz" de Deus, geralmente se refere a uma voz profética dentro da mente do indivíduo. Em outras ocasiões, Deus pode realmente criar ondas sonoras para transmitir Sua mensagem ...


Tempo e espaço


Deus é falado como sendo "eterno", isto é, existindo fora do reino do tempo. O tempo como tal não se aplica ao próprio Deus, apenas à Sua criação. Deus, portanto, não tem começo, fim nem idade, uma vez que esses conceitos implicariam a existência dentro de uma estrutura de tempo.


O próprio Deus é, portanto, absolutamente imutável e imutável. Ele então disse: "Eu sou Deus, eu não mudo" Malaquias 3: 6.

Como Criador do tempo, Deus pode usá-lo sem se envolver nele.

Como Criador do tempo, Deus pode usá-lo sem se envolver nele. Ele pode, portanto, causar mudanças no mundo sem ser ele mesmo modificado. Deus é assim chamado de "Mover Indiferente".


Há declarações na Torá que podem parecer contradizer isso. Assim, a Torá parece atribuir emoções como alegria e raiva a Deus. Mas aqui também está falando meramente da interação de Deus com o homem. Percebemos as ações de Deus e atribuímos a Ele as mesmas emoções que nós mesmos sentiríamos se estivéssemos realizando um ato semelhante. Assim, por exemplo, quando Deus pune, dizemos que Ele está "zangado". Nada disso, no entanto, pretende implicar qualquer mudança no próprio Deus.


Até mesmo a criação do universo não mudou Deus de forma alguma. Da mesma forma, não envolveu nenhuma mudança na mente de Deus. Não se pode dizer que em um determinado momento Ele de repente decidiu criar um mundo. Uma declaração como essa não tem significado, uma vez que o tempo e, portanto, o próprio conceito de mudança estavam entre as coisas criadas por Deus. Portanto, tanto antes como depois da criação, Deus era absolutamente o mesmo.


Incognoscível ainda acessível


A criação, portanto, não preencheu qualquer necessidade do ser de Deus. Deus é inerentemente perfeito e não tem necessidade do universo.


De maneira alguma pode ser dito que Deus foi compelido a criar o mundo. Assim, a criação foi nada menos que um ato de absoluto altruísmo da parte de Deus.


Deus é chamado de "vivo" porque realiza atos que são normalmente atribuídos a coisas vivas.


Nossa compreensão do relacionamento de Deus com o mundo é dupla, a saber, que Ele é imanente e transcendental. Assim, Ele enche e abrange toda a criação. Essa dualidade, no entanto, é apenas devido à nossa compreensão imperfeita de Deus, uma vez que Ele mesmo é a unidade mais absoluta.


Este duplo conceito é expresso na canção dos anjos. Eles cantam: "Santo, santo, santo é Deus dos Exércitos, o mundo inteiro é arquivado com Sua glória" Isaías 6: 3. Isso indica que Deus é imanente, preenchendo toda a criação. No entanto, eles também cantam: "Bendito é a glória de Deus do seu lugar" Ezequiel 3:12. Aqui eles estão falando de Deus em seu sentido transcendental, onde até mesmo os anjos mais elevados não podem compreender seu "lugar".


Isso também é expresso no Shema, que afirma: "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é Um" Deut. 6: 4 Antes de declarar que Deus é uma Unidade transcendental incognoscível, declaramos que Ele é "nosso Senhor" - acessível a nós em todos os momentos. Da mesma forma, em todas as bênçãos, antes de nos dirigirmos a Deus como o "rei do universo" transcendental, também o chamamos de "nosso Senhor". Na oração "Nosso Pai, nosso Rei", Avinu Malkenu, nós também comparamos Deus a um Pai imanente e a um Rei transcendental.


A imanência de Deus implica que não há lugar em toda a criação que seja desprovido de seu ser. Ele é, portanto, falado como sendo onipresente. A Torá diz assim: "Toda a terra está cheia da glória de Deus" Números 14:21. É igualmente escrito: "Sua glória está no céu e na terra" Salmos 148: 13.


Em vários lugares, a Torá fala de Deus como estando em um determinado lugar em um determinado momento. Isso não significa que Deus esteja naquele lugar e não em outro lugar. Pelo contrário, significa que Deus deseja conceder honra e atenção especial a esse lugar, ou, alternativamente, que Sua ação é particularmente visível lá. Assim, diz-se que Deus "habita" no Templo Sagrado porque concedeu honra e atenção especial a este edifício. Foi dito que Deus "conduziu" os israelitas no Êxodo porque suas atividades eram particularmente visíveis em relação a eles.


Dependente de Deus


Nada pode existir a menos que Deus queira que exista. Se Deus parasse de querer a existência de qualquer coisa, ela deixaria instantaneamente de existir. A vontade de Deus deve, portanto, permear toda a criação. Mas como Deus é uma Unidade absoluta, Sua vontade deve ser idêntica à Sua essência. Uma vez que a vontade de Deus deve preencher toda a criação, o mesmo também deve ser verdadeiro para a Sua Essência.


A existência de toda a criação depende assim continuamente da vontade de Deus e do poder criativo. Se esse poder fosse removido da criação por um instante, todas as coisas deixariam de existir instantaneamente. Está assim escrito: "Você fez o céu ... a terra e tudo o que nela existe ... e você dá vida a todos eles" Neemias 9: 6. Deus constantemente dá "força vital" e existência a todas as coisas. Nas orações da manhã, nós também dizemos: "Em Sua bondade, Ele diariamente renova o ato de criação."


Embora a presença de Deus preencha toda a criação, Sua existência é absolutamente indetectável. O profeta, portanto, disse a Deus: "Certamente, você é um Deus que se esconde" Isaías 45:15. Se Deus revelasse sua verdadeira glória, toda a criação seria anulada antes dela.


Além disso, Deus não pode ser visto porque não há lugar vazio dele. A razão é muito parecida com a razão pela qual o ar não pode ser visto; é parte integrante do nosso ambiente, e isso é ainda mais verdadeiro para Deus. A razão pela qual não podemos ver a Deus não é porque Ele é transcendental demais, mas porque Ele é imanente demais. A única vez que estamos cientes do ar é quando o vento sopra. Da mesma forma, estamos apenas conscientes de Deus quando Ele age para manifestar Sua presença. É por isso que a mesma palavra, ruach, denota tanto o vento quanto o espírito.


Segredos do Coração


É uma fundação da nossa fé acreditar que Deus conhece todos os nossos atos, assim como tudo o que ocorre no universo.


Deus é, portanto, falado como sendo onisciente. Ele preenche toda a criação e lhe dá existência e, portanto, Ele está ciente de tudo o que acontece nela. Deus assim disse: "Pode um homem esconder-se em lugares secretos para que eu não o veja? ... Então eu não encho o céu e a terra?" Jeremias 23:24. Da mesma forma, está escrito: "Os olhos de Deus estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons" Provérbios 15: 3.


Deus conhece os pensamentos do homem, como está escrito: "Deus sonda cada coração e percebe cada desejo do pensamento" 1 Crônicas 28: 9. Da mesma forma, é escrito: "Deus conhece os segredos do coração" Salmos 44:21.


Como Deus existe fora do tempo, Ele conhece o futuro exatamente como conhece o passado. Este conceito preciso é expresso em suas palavras ao seu profeta: "Eu chamo as gerações desde o princípio; eu, Deus, sou o primeiro e com o último sou o mesmo" Isaías 41: 4.

Não importa quão grande seja o número de eventos simultâneos, isso não é nada para o conhecimento infinito de Deus.

O conhecimento de Deus é idêntico à Sua Essência infinita e, portanto, também é infinito. Está assim escrito: "O entendimento de Deus é infinito" Salmos 147: 5. Deus pode, portanto, saber o que está acontecendo com cada átomo no universo a cada instante dado. Não importa quão grande seja o número de eventos simultâneos, não é nada comparado ao conhecimento infinito de Deus.


Acima e além de tudo isso, Deus está tão acima de nós que é totalmente impossível compreendê-Lo de qualquer maneira. Está assim escrito: "Você pode, procurando, descobrir a Deus? Você pode sondar o Todo-Poderoso até a perfeição?" Jó 11: 7. A Essência de Deus transcende nossos próprios poderes de pensamento, como Ele disse ao Seu profeta: "Meus pensamentos não são seus pensamentos, nem Meus caminhos são seus caminhos" Isaías 48:17.


É assim ensinado: "Nenhum pensamento pode apreendê-lo". Assim como um pensamento abstrato não pode ser apreendido pela mão física, também a essência de Deus não pode ser apreendida nem mesmo pelo pensamento. Mesmo os mais elevados seres espirituais não podem compreender a verdadeira essência de Deus.


Portanto, todo nome e toda descrição que podemos dar a Deus só pode se aplicar ao relacionamento Dele com a Sua criação. Mesmo o Tetragrama YHVH, que é chamado de "nome próprio" de Deus, apenas denota Sua mais alta emanação na criação. O próprio Deus, no entanto, é absolutamente incognoscível, inominável e inominado. Não existem palavras que possam descrevê-lo ou contar todos os seus louvores.


Embora Deus seja incompreensível, nós O conhecemos através de nossas tradições do passado e nossas esperanças no futuro. Nós o conhecemos através de nossas orações pela vida, saúde e prosperidade, assim como nossas esperanças pela humanidade. Na Amidá recitada três vezes por dia, dirigimo-nos a Deus e dizemos: "Bem-aventurado és, ó Senhor, nosso Deus e Deus de nossos pais; Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó; Deus grande, poderoso e temível" O mais elevado, doador de amor e bondade, Mestre de tudo, que se lembra do amor dos pais e traz um redentor para os filhos de seus filhos, por amor de Seu nome, com amor. Rei, Ajudador, Libertador e Escudo. Essa oração expressa nossos sentimentos mais básicos em relação a Deus.


De "O Manual do Pensamento Judeu" vol. 1, Publicação de Maznaim. Reimpresso com permissão.
Entendendo Deus Entendendo Deus Reviewed by Pastor Ivo Costa on novembro 17, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.