ARTIGOS GOSPEL BRASIL

Esperando pela resposta de Deus

Nas últimas semanas temos olhado a mensagem de Deus para os fiéis através de Seu profeta Habacuque. Este profeta do Antigo Testamento ouviu a palavra do Senhor, mas lutou, lutou e questionou o seu resultado. Por que Deus permite a violência em nosso mundo? Por que parece que Deus permite que os ímpios prosperem?
As perguntas de Habacuque parecem sair das manchetes de hoje. "Múltiplas baixas em filmagens na sinagoga da Pensilvânia." "Bombardeio por correio suspeito de ser preso na Flórida." "Centenas de soldados vão para a fronteira para lidar com a caravana de migrantes." "Assassinatos de Kroger sendo investigados como possíveis crimes de ódio."
A resposta do Senhor foi direta ao fiel profeta. “Eu estou no seu meio. Usarei outra nação para impedir a injustiça em Israel. Mas acabarei punindo essa nação também ”.
Não é a resposta que Habakkuk esperava ouvir. Esperamos que Deus faça as coisas certas, para tornar as coisas melhores para o Seu povo. Não gostamos de pensar que podemos ser parte do problema. E muitas vezes não pensamos que Deus poderia usar o infiel para trazer sua resposta.
“Assim como usei a história para preparar as pessoas para a vinda do Messias, estou usando a história hoje.” Ele poderia estar nos preparando para o retorno do Messias? Nos últimos quatro versos do livro de Habacuque, recebemos três importantes lições.
Eu esperarei pacientemente
Porque o profeta tinha sido honesto com Deus, levando suas preocupações genuínas para um Deus que se importava, Habacuque pode deixar o tumulto e lutar dentro de sua mente. Ele se move de “quanto tempo?” Para “eu esperarei pacientemente”. É uma lição tão difícil de aprender, uma jornada tão impossível de viajar.
“Mas os que esperam no Senhor renovarão sua força. Isaías 40:31 JJV. O conceito é encadeado em toda a Bíblia. Paulo nos lembra “Mas se esperamos o que não vemos, esperamos pacientemente” Romanos 8:25.
Noé esperou 120 anos. Abraão esperou 25 anos. Jacó esperou 20 anos. José esperou 13 anos. Moisés esperou 40 anos. David esperou 12 anos. Jesus esperou 30 anos. Quanto tempo você vai esperar?
Algum dia
Deus respondeu às perguntas de Habacuque. Quanto tempo temos que ver a violência? Como Deus poderia usar um povo iníquo como os babilônios para punir uma nação mais justa do que ela mesma? Um dia a resposta de Deus incluirá a vingança.
Poucas experiências trazem mais ansiedade, mais sofrimento, mais incerteza do que “algum dia”. Quando a resposta de Deus inclui esperar, podemos nos sentir sozinhos. Começamos a nos perguntar, a duvidar se estamos no plano de Deus, começamos a nos preocupar que existe um plano. Esperar parece que alguém está colocando um travesseiro sobre nossas cabeças, tentando desesperadamente sufocar-nos.
Em um esforço para escapar da ansiedade, tentamos administrar o resultado por nós mesmos, para “ajudar” Deus com a resposta. Deus promete conforto para aqueles que permanecem firmes e pacientes. Sua paz é reforçada em Sua Palavra.
Então, meus queridos amigos, estejam firmes e firmes. Mantenha-se sempre ocupado em seu trabalho para o Senhor, pois você sabe que nada do que faz no serviço do Senhor é inútil. 1 Coríntios 15:58 GNT.
Felizes são aqueles que permanecem fiéis sob provações, porque quando eles conseguem passar em tal teste, eles receberão a vida que Deus prometeu àqueles que O amam. James 1:12 GNT.
Nunca se vingue, meus amigos, mas deixe a ira de Deus fazer isso. Pois a Escritura diz: “Eu me vingarei, retribuirei, diz o Senhor”. Em vez disso, como as Escrituras dizem: “Se seus inimigos estão com fome, alimentem-nos; se estiverem com sede, dê-lhes uma bebida; porque, fazendo isso, fazê-los queimar com vergonha ”Romanos 12: 19-20 GNT.
Algum dia Deus pagará.
Ainda vou comemorar
Habacuque diz que não importa qual seja o resultado - não importa qual seja a resposta de Deus - ele ainda celebrará. Quão profética para esta resposta em particular. Que encorajador para nós hoje!
Os israelitas são levados cativos para a Babilônia. Muitos morreram no massacre da batalha. O resto - os jovens, as mulheres - são levados para a escravidão. Apenas um pequeno punhado do povo de Deus permaneceu fiel em cativeiro. No meio de sua escravidão, o povo de Deus foi obrigado a curvar-se e adorar uma estátua do rei.
Qualquer um que se recusasse seria jogado em uma fornalha de fogo. Morte por não adorar o rei; morte por escolher ser fiel a Deus. Sadraque, Mesaque e Abednego escolheram.
Os três homens responderam: “Sua majestade, não precisamos nos defender de você. O Deus que adoramos pode nos salvar de você e do seu forno flamejante. Mas mesmo que não o faça ... ”Daniel 3: 16-18 CEV. Mas mesmo que ele não ... ainda vou comemorar.
Há uma frase incrivelmente interessante nesta passagem, uma frase que já encontramos antes. Observe novamente a verdade: Deus está sempre fortalecendo meus pés. “O Soberano Senhor é a minha força; ele faz os meus pés como os pés de um cervo, ele me capacita a pisar nas alturas ”Habacuque 3:19 NVI. O conceito de Deus fazendo nossos pés como os pés de um cervo é comum no Antigo Testamento 2 Samuel 22, 32-35; Salmo 18: 33-36, Salmo 121: 2-5, etc.
Deus faz nossos pés como os pés de um traseiro. Um hind é um cervo fêmea vermelho e é o animal de montanha mais seguro em toda a criação de Deus. Os pés de Hind são magros e, como tal, podem mover-se sem esforço por terrenos acidentados e íngremes montanhosos sem tropeçar. Deus nos equipa para superar adversidades e obstáculos difíceis. Embora a situação possa parecer rochosa, o Senhor irá equipá-lo para que você não tropece e que você pressione sua jornada com consistência.
Como Deus está preparando seus pés?
- Tom May é um escritor freelance e um instrutor adjunto no Departamento de Comunicações da Universidade de Indiana do Sudeste. Ele ocupou posições de ministério remunerado e voluntário em várias igrejas na área de tri-estado.
Esperando pela resposta de Deus Esperando pela resposta de Deus Reviewed by Pastor Ivo Costa on novembro 12, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.