ARTIGOS GOSPEL BRASIL

O Peso da Glória

Se você é novo em minhas Notas de Sermão, pode ler sobre o porquê de prepará-las aqui. Eles não são apenas para pregadores, são para todos!
Tese
Enquanto eu lia essas lições várias vezes, havia dois temas que saltavam em mim: pecar e prometer. É realmente apenas um tema com dois lados, mas tudo bem!
Tudo aponta para trás e longe de Gênesis 3, na minha opinião. Estamos entrando no Tempo Comum - claro, estamos lá desde o Pentecostes, mas agora temos nosso primeiro domingo “limpo” após o Pentecostes - e isso significa que temos a oportunidade de discipular e instruir nosso povo. Este domingo, portanto, começa com a recontagem de nossos pecados através de Adão e Eva e a maldição e conseqüências dessas ações. Nós também começamos com a promessa, o proto evangelion, de que o pecado não terá a última palavra.
No Salmo, vemos o salmista clamando da profundidade de seu pecado e se apega à promessa de que YHWH virá e livrará. A segunda epístola de Paulo aos coríntios justapõe a passagem do homem exterior não como uma referência à morte física, mas à existência externa de Paulo e ao “peso da glória” encontrado em Cristo e nova vida nele. Não precisamos nos preocupar com a perseguição temporária porque Jesus ressuscitou e seremos ressuscitados com ele para a glória. Finalmente, chegamos à lição do evangelho e este é um dos pericopos mais difíceis de Marcos. No entanto, fica claro na interação inicial que Jesus é acusado de estar em aliança com o diabo. Como pode ser? Como uma casa dividida entre si pode ser forte? Claro que Jesus não está em aliança com o diabo, com o príncipe das trevas! Jesus é a descendência de Eva que irá carimbar na cabeça das serpentes! Jesus é o prometido que trará vida, salvação e redenção a Israel!
Pecado e promessa. Precisamos lidar com a gravidade de nossos pecados, mas também reconhecemos que ela está muito além do peso da glória de Deus! Não podemos entrar apropriadamente no discipulado sem primeiro reconhecer nossa necessidade de um salvador e de justificação, santificação e glorificação. Deixe seu povo sentir o peso da glória de Deus à luz do nosso pecado!

Análise
Recolher
Ó Deus, de quem procede tudo de bom: Concedei que, por tua inspiração, podemos pensar naquelas coisas certas, e por sua orientação misericordiosa pode fazê-las; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina com você e com o Espírito Santo, um só Deus, para todo o sempre. Um homem. 
Pense e faça. Inspire e guie. Nossas ações são sempre uma resposta à primeira ação do Deus trino. Nossos pensamentos são inspirados primeiro e depois nossas ações misericordiosamente concedidas por Deus. Não podemos fazer nada para agradar a Deus ou para ganhar seu amor, e não podemos nos mover em direção a ele primeiro ou fazer com que ele olhe para nós. Ele já nos ama, já se aproximou de nós e já está olhando para nós.
Voltemos à primeira linha e também retornemos ao material de James KA Smith que eu já usei em duas ocasiões para as notas do sermão. Todo o bem procede de Deus porque Ele é o Bom. Não só isso, mas ele é tão bom que todos nós desejamos. Isto é, nós O desejamos acima de tudo até o pecado de Adão.
Nosso desejo não está no vácuo. Todo desejo tem um objeto. O desejo humano começou na criação e o único objeto de nosso desejo era Deus; isso é como deveria ser. No entanto, com o pecado, nosso desejo tornou-se desorientado, desalinhado, desordenado e, em vez de Deus, encontramos outros objetos e coisas para os quais apontamos nosso desejo. 
O desejo aqui é muito mais que afeição. É kardias, nosso instinto ou amor fundamental. Através do trabalho e da pessoa de Jesus Cristo, nossos desejos podem novamente ser ordenados para Deus e esse é o principal sentimento dessa coleta: domar e ordenar nossos desejos indisciplinados. Amar os mandamentos de Deus e desejar suas promessas é, de fato, ser um membro da aliança de sua família, um cidadão do reino de seu reino já inaugurado, mas ainda não consumado. E é este Reino vindouro - os novos céus e a nova terra - quando Deus será tudo em todos - onde nossos verdadeiros desejos devem ser consertados.
Nós não somos principalmente pensadores ou fazedores, mas amantes. Quando amamos a Deus, somos capazes de pensar e agir corretamente. Eu sei que a Coleta não menciona o amor, mas eu acredito que o amor divino sustenta tudo o que somos e tudo o que fazemos. Então, novamente eu pergunto: o que você deseja acima de tudo? Onde seu amor é dirigido? Pois a menos que permitamos que Deus direcione nosso amor de volta para ele, nossos pensamentos e ações serão para a sua glória.
Velho Testamento - Gênesis 3: 8-15
Entramos nessa história fatal como já está em movimento. A serpente já tentou e torceu as palavras de Deus. Adão e Even já comeram o fruto da árvore. Nosso texto pega a vergonha e o medo sentidos pelos dois protagonistas, a investigação e a "descoberta" de Deus do pecado e, finalmente, suas palavras de maldição para a serpente. Você tem duas opções aqui: 1 Você pode torná-lo “mais fácil” em si mesmo e incluir os versículos 1-7 como parte de sua leitura no OT, porque eles se encaixam com o Collect. 2 Você pode pegar o lecionário pelo seu valor nominal e ficar com os versos 8-15 e descobrir o que isso tudo significa. Eu sugiro que você pegue a segunda opção.
Deus estava andando no jardim - a linguagem aqui sugere que essa não foi a primeira vez que Deus fez isso - e Adão e Eva escolheram se esconder dele devido à sua vergonha. Até este ponto, Adão e Eva tinham desfrutado de perfeita harmonia e koinonia com Deus, um com o outro e com a criação. Antes da queda, não houve medo, vergonha, pecado ou perturbação do relacionamento. Então, para Adão e Eva as criaturas se esconderem de Deus, o Criador de quem toda a sua existência fluiu é um grande negócio.
Deus não deixa Adão e Eva à sua própria sorte ou só para se esconder para sempre. Deus busca sua criação e começa a chamá-los. Adão é, no mínimo, honesto sobre o motivo de terem se escondido de Deus: eles tinham medo dele e estavam nus. Estes dois são duas revelações chocantes, porque sem o fruto da árvore, Adão não teria conhecido nem o medo nem a nudez. Ele tinha uma existência segura em que o Criador lhe forneceu tudo, mas algo deu errado.
Obviamente, Deus já sabia o que tinha acontecido e a resposta para todas as suas perguntas, porque ele é onisciente e todo-poderoso, mas o conhecimento de Deus não nos tira do gancho da confissão e da honestidade. Infelizmente, vemos a primeira instância no jogo da culpa: Adam culpa “a mulher que você me deu” e Eva culpa a serpente. Nenhum dos dois é capaz de reconhecer seu pecado. Quantas vezes culpamos alguém, alguma outra coisa ou até mesmo Deus por nosso próprio comportamento pecaminoso? Quantas vezes mudamos o foco de nossos próprios desejos distorcidos ou corruptos para uma circunstância ou situação que diminua nossa culpa? A história de Adão e Eva é a história de cada um de nós; é a história do coração humano que procura por significado, bondade e amor fora de Deus. Como descobrimos na parte do capítulo 3 que ocorre depois da nossa leitura,
Deus terá a última palavra sobre a serpente, sobre o pecado e sobre a morte. Além do fato de que ele amaldiçoa a serpente a escorregar no chão, nos é dado um raio de esperança. Gênesis 3:15 é conhecido como o proto-evangelismo, é a primeira promessa de que Deus colocará as coisas em ordem. Falando à serpente, Deus promete que haverá um conflito entre a serpente e a descendência da mulher: a serpente atingirá o calcanhar, mas a descendência atingirá a cabeça. Deus tinha um plano. De fato, o plano de Deus era sempre o mesmo plano: ele teria vitória total sobre as forças das trevas, do pecado, do sofrimento e da morte através da descendência de Adão e Eva. Mesmo no meio da nossa hora mais sombria no Jardim da Even, há esperança. Mesmo quando os nossos pecados estão caindo sobre nós, ou melhor, mesmo quando estamos escolhendo abundar no pecado, ainda há esperança.
Mas você tem isso?
Você lê Gênesis 3 como castigo ou esperança?
Salmo 130
Mais uma vez encontramos o Salmo 130 no lecionário. Normalmente “reservado” para uso durante a Quaresma, o Salmo 130 é um clamor por libertação pelo pecado e uma proclamação de confiança em Deus. Nós agora encontramos este Salmo na estação após o Pentecostes e enquanto o “significado” do Salmo não mudará, nosso uso e entendimento certamente o farão.
O Salmo 130 é um dos meus favoritos. Martinho Lutero tomou as palavras do Salmo 130 e as colocou em belas músicas no século XVI. O texto para este Salmo é bastante simples em significado. Vamos dividir por um minuto:
O salmista cresce para Deus das profundezas de sua aflição e pede que suas orações sejam ouvidas
  • Se Deus fosse para manter nossos pecados contra nós, então quem poderia estar diante dele?
  • Há perdão com Deus
  • O salmista espera por Deus
  • O Salmista espera como um vigia faz pela manhã
  • O salmista implora a Israel que espere por Deus também
  • Há promessa de redenção e perdão dos pecados com Deus
  • Não há significado oculto para este salmo. No entanto, é um salmo “difícil”, porque quantos de nós podem alegar que estamos clamando a Deus das profundezas da nossa desgraça? Quantos de nós podemos dizer que confiamos verdadeiramente em Deus e o estamos vigiando como um vigia faz pela manhã?
    As “profundezas da aflição” devem ser interpretadas com as muitas referências ao pecado em todo o Salmo 130. O salmista não está culpando sua aflição por alguém ou alguma outra coisa como Adão e Eva. Não, isso é um grito de ajuda da escuridão dos pecados.
    Da mesma forma, observar a manhã não é uma forma passiva de assistir. Eu escrevi isso para o Sábado Santo e acho que todo o post vale a pena ser lido enquanto você passa pelo Salmo 130. Eu escrevi:
    Hoje estou cantando com Martinho Lutero com as palavras do seu hino composto do Salmo 130: “E embora eu espere a noite ao vivo, E até o amanhecer apareça, meu coração ainda confia em seu poder; Não duvida nem teme; Faze desta maneira, ó da semente de Israel, ó do Espírito nascido de fato; E espere até que Deus apareça. ”A versão NRSV do Salmo 130 relata uma espera ativa que é mais“ do que aqueles que assistem pela manhã ”. Esta canção é cheia de anseio, de saudade, de uma antecipação de que a noite terminará e a sol eterno vai brilhar.
    Enquanto isto foi composto especificamente para o Sábado Santo em 2015 e ativamente esperando pela ressurreição, eu acredito que o posto - e mais importante o Salmo 130 - se aplica ao Tempo Comum enquanto aguardamos o retorno do Rei. Nós "aguardamos sua vinda em glória" e é assim que fazemos: através de uma espera ativa, um desejo que nos chama à ação, e um anseio que nos leva a boas ações. Nós esperamos enquanto ainda estamos em movimento.
    Epístola - 2 Coríntios 4: 13-5: 1
    O lecionário do Ano B levará a igreja através de 2 Coríntios, Efésios e Tiago. Eu sugiro que você faça um grande planejamento olhando o Tempo Comum como um todo e comece a se preparar para um tempo significativo nessas três epístolas. Vai se tornar bastante desgastante - e provavelmente entediante - se você não fizer alguma preparação antes do tempo.
    Infelizmente, somos jogados em 2 Coríntios na metade do quarto capítulo. Não nos é dada a oportunidade de nos familiarizarmos com a primeira epístola de Paulo à igreja em Corinto ou com a abertura de sua segunda carta. Em vez disso, somos deixados a aprender a nadar no fundo da piscina, por assim dizer. O que sabemos é que havia claramente alguma forma de ensino e divisão falsos em Corinto, aos quais Paulo precisava responder. Paulo escreverá freqüentemente “você” em 2 Coríntios e isso é um lembrete para o seu povo fiel de que eles ainda são chamados à verdade.
    Começamos com o “espírito de fé” que está de acordo com as Escrituras. O falar de Paulo flui diretamente de sua crença. E embora ele não diga isso claramente, sua crença deriva de seu encontro com o Senhor Ressuscitado na estrada para Damasco. Jesus é o cumprimento de antigas profecias e da Torá. Essa é a maneira de Paulo sugerir que a fé dos seguidores de Cristo está alinhada com a fé de Israel. Escrevi longamente sobre o trabalho de Richard Hays, NT Wright e outros sobre o Antigo Testamento como a matriz interpretativa dos evangelhos. A seguinte seção em itálico é um resumo desse trabalho:
    Uma metodologia útil, segundo Hays, é que aprendemos a ler de trás para frente. Ele acredita que o Antigo Testamento é a “matriz interpretativa” para o quádruplo Evangelho.
    Hays 'visão, que ele expõe em grande parte de seus escritos, celebra que Jesus de Nazaré era um judeu, que ele viveu dentro de um contexto muito judaico, e que as histórias de Israel eram seus próprios. Além disso, para entender completamente as muitas afirmações de Jesus registradas nos evangelhos, é necessário entender a história da qual elas foram lançadas. Por exemplo: Israel estava esperando pelo Messias e muitos acreditavam que o Ungido seria um líder político e / ou militar, e ainda assim não era quem era Jesus. Em vez disso, Jesus era o Filho Sofredor do Homem e a única maneira de compreender tal conceito é estar ciente do motivo “Filho do Homem” em Daniel e o Servo Sofredor em Isaías. 
    Em vez de ler o Novo Testamento no Antigo, ou “procurar por Jesus” nas Escrituras de Israel, somos desafiados a abraçar esses escritos como nossa própria memória corporativa, assim como fomos adotados no ramo de Jessé. Isso tem todo tipo de ramificação para pregar e discipular. Um é um chamado ao discipulado radical e um envolvimento autêntico com a cultura. Ler as Escrituras bem é começar a viver a Escritura diária e publicamente, é se envolver com um mundo que necessita desesperadamente do Deus trino, e é ocupar espaço no aqui e agora de acordo com a visão de Jesus para a vida. A presença fiel que Hays vê para cada cristão começa com a compreensão da história de Jesus através das lentes de Israel e, em seguida, encarnando o reino de Jesus atualmente.
    Paulo prossegue dizendo - citando o Salmo 116: 10 - que “eu acreditava, e assim falei”. Paulo foi levado a palavras e ações por causa de sua crença inabalável na ressurreição de Jesus. Eu gostaria de falar primeiro sobre a diferença entre opiniões, crenças e convicções. Uma opinião é uma ideia sobre a qual você acredita e talvez esteja disposto a compartilhar sua opinião de tempos em tempos, mas isso não ajuda muito a moldar ou guiar sua vida. Eu sou da opinião que o Manchester United é o maior clube de futebol do mundo. A próxima coisa é uma crença. Eu acredito que o futebol lê: o futebol é o maior esporte do mundo. Uma crença é algo que nos é caro e pode informar parte de nossas vidas. Mas uma convicção é algo que realmente molda quem somos. Eu tenho uma forte convicção de que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o Rei sobre todas as coisas, que por ele todas as coisas foram feitas, e que ele enviou o Espírito Santo para ministrar entre nós agora até que ele retorne novamente. Essa convicção é o que completa e totalmente molda a minha vida. Convicção não acontece na mente, mas no coração, no nosso intestino. Veja a diferença?
    É muito importante lembrar o contexto de Paulo à medida que avançamos em seus comentários sobre o visto versus o invisível e a velha natureza versus a nova natureza. Paulo está escrevendo sobre sua própria perseguição e para um grupo de cristãos que foram perseguidos. Veja em 2 Coríntios 4: 7-12 e você pode ver as numerosas referências às provações e tribulações daqueles que foram perseguidos.
    A realidade “vista” é a perseguição que enfrenta a igreja, enquanto o “invisível” é a glória e o cumprimento futuro do reino de Deus através da ressurreição de Jesus. Paulo escreveu extensivamente aos coríntios sobre seus pensamentos a respeito da ressurreição em 1 Coríntios 15 e, portanto, não precisa voltar aqui. Basta dizer que 2 Cor 4: 13-5: 1 seria totalmente sem sentido sem a realidade da ressurreição.
    Paulo não é dualista ao discutir as naturezas antiga e nova. Ele não está sugerindo que as velhas naturezas são nossos corpos que passarão e que o novo são nossas almas que permanecerão. Ele não está aderindo aos antigos sistemas filosóficos gregos da época. Não, Paulo está sugerindo que o mundo exterior está passando diante de nós e que a natureza interior sendo renovada em Cristo está sendo renovada diariamente e permanecerá. É isso que o leva a falar sobre a velha e a nova criação no capítulo 5, versículo 17.
    O peso da glória é uma frase incrivelmente gráfica - que CS Lewis captou em seu ensaio - e acho que essa é a imagem motriz de todo o sermão. Aqueles que são feitos novos em Cristo, e a igreja como um todo, experimentam o peso da glória de Deus sendo transformados diariamente. O pecado não tem mais a resposta final; a morte não vence; o mal não triunfará. Deus falou e agiu com autoridade contra o príncipe deste mundo e a morte através da ressurreição e ascensão de seu filho.
    Evangelho - Marcos 3: 20-35
    Esta é uma das passagens classicamente “difíceis” do Evangelho de Marcos, onde temos que lutar com o que está sendo dito e com o que definitivamente não está sendo dito. A imagem do homem forte e os comentários de Jesus sobre sua família há muito tempo confundem muitos comentaristas e pregadores. O fato de acharmos essas declarações confusas simplesmente prova o fato de que o Jesus de Marcos é "desconhecido" antes da ressurreição, que sua identidade é mantida em segredo.
    A estrutura do texto é na verdade bastante simples. Todo o Marcos 3: 20-35 ocorre em uma casa - possivelmente a casa de Simão e André - antes de passar para uma nova cena em 4: 1. Jesus se retira para a casa, mas é seguido por dois grupos de pessoas: os professores da lei e sua família. E ambos os grupos acusam Jesus! Os professores da lei acusam Jesus de estar em aliança com Satanás e sua família o acusa de ser louco. Lamar Williamson, Jr. argumenta que o Jesus de Marcos “se sujeita à possibilidade de ser mal interpretado”. De fato, a principal linha de defesa de Jesus em toda a parte de Marcos é simplesmente curar, expulsar demônios e realizar boas obras; ele gasta muito pouco tempo defendendo verbalmente suas ações ou identidade.
    Vamos tratar as duas afirmações feitas contra Jesus individualmente. Primeiro, é risível que Jesus possa de alguma forma estar em conluio com Satanás! Jesus é a descendência de Gênesis 3:15 que atingirá a cabeça da serpente! Jesus responde a essa acusação com três declarações “Se ... então” para mostrar como um Reino, uma casa e Satanás não podem permanecer enquanto estão divididos. Por que Jesus foi acusado dessa maneira? Foi devido a seus sinais milagrosos e maravilhas! Aquilo que não podia ser entendido pelos professores da lei tinha que ser explicado religiosamente para manter o status quo. Teria sido muito simples - apesar do Segredo Messiânico em Marcos - para os professores verem em Jesus o cumprimento de Isaías e outros profetas que predisseram a cura e a liberação que viriam com o reino de Deus; teria sido muito fácil ver em Jesus o Espírito Santo prometido através de Ezequiel, Joel e outros. Não, os professores foram confrontados com algo e alguém que estava removendo seu poder pouco a pouco e a resposta natural era defender.
    Jesus oferece seus comentários aqui sobre o pecado imperdoável: luto pelo Espírito Santo. Jesus não gasta muito tempo definindo esse pecado ou até mesmo acusando os professores de cometê-lo, por si só. Antes, Jesus deixa claro que o pecado imperdoável é reconhecer a obra do Espírito Santo e atribuí-la aos demônios e a Satanás. É para se manter contra o perdão habitualmente. O tempo verbal no verso 30 é imperfeito e sugere que aqueles que "estavam dizendo" estavam fazendo isso regularmente, habitualmente. Dúvida e indagação são celebradas através do evangelho de Marcos e através de todo o Novo Testamento. Uma firme convicção contra a obra do Espírito Santo não deve ser celebrada; é de fato o pecado imperdoável.
    Em segundo lugar, a família de Jesus o acusa de ser louco; literalmente estar “fora de si mesmo”. A resposta de Jesus é difícil de entender, mas por favor, aqui, ele não está eliminando a estrutura familiar de seu dia ou do nosso. Jesus não está dando um duro veredicto sobre o significado da família, mas expandindo nosso significado tradicional para além da família nuclear biológica, a fim de incluir a família de Deus. Ser parente de Jesus é ouvir e fazer o que o Pai está dizendo através dele. Nossa verdadeira família - a comunhão de todos os santos, a igreja vigilante e militante - é composta de todos os homens e mulheres que foram antes e que obedeceram e seguiram o Senhor. A grande nuvem de testemunhas em Hebreus 11-12 é nossa família; os discípulos e seus companheiros faziam parte da família de Jesus; e aqueles a quem você está ministrando na fé são parte de sua família. Dito isto, você ainda é responsável por amar, cuidar e fazer com que sua família biológica cresça e se aproxime de Cristo. Não abandone um pelo outro!
    Considerações Litúrgicas
    Estamos agora plenamente no Tempo Comum, como celebramos recentemente o Pentecostes e o Domingo da Trindade. Embora haja alguns dias de festa alta espalhados pelos próximos 6 meses, o ponto principal é que a igreja seja discipulada na fé e na adoração trinitária. Muitas liturgias “especiais” ou específicas foram usadas ao longo dos últimos meses para se relacionar com a Quaresma, Semana Santa, Páscoa, etc., mas agora é a sua oportunidade de escolher uma liturgia ou oração eucarística que levará você e sua congregação através do temporada. Este é um momento para a estabilidade litúrgica - se é que alguém pode dizer isso - e sua escolha deve ser intencional. Que livro de orações ou ordo melhor moldará e formará seus paroquianos? Sua igreja já tem um ritmo estabelecido de uso da liturgia?
    Vocês estarão se assentando em uma liturgia neste momento e devem dar à sua igreja a consistência da formação litúrgica e da catequese. Clique aqui para examinar várias liturgias e livros de oração de toda a Comunhão Anglicana. Se você não é anglicano e não quer ser um, então sinta-se à vontade para usar uma de nossas liturgias ou pesquisar na internet. Você realmente tem uma infinidade de opções na frente de você!
    Da mesma forma, adicione alguns floreios sazonais ou teológicos às suas Orações do Povo para que eles evitem tornar-se rotineiros e b combinem com os textos ou temas de um determinado domingo. Faça uma tentativa de compor uma ou duas linhas originais, ou até mesmo uma Versicle, que possa ser usada corporativamente para a glória de Deus.
    Finalmente, se a sua equipe de música tiver a capacidade de aprender isso em um prazo muito curto, desculpe por ter atrasado minhas anotações para que eles aprendam a interpretação de Salmo 130 de Martinho Lutero.

    Síntese
    O peso do meu pecado e o peso da glória. Todas as quatro lições descrevem o peso e as conseqüências do pecado humano. Começando com o pecado no jardim e culminando com o pecado imperdoável, nos é mostrada uma imagem do pecado como rejeição da vontade, presença e amor de Deus. O resultado de tal pecado é a decadência, é ai, e é a morte. No entanto, o pecado e a morte não, não têm, não terão e não podem ter a última palavra. Deus falou com autoridade através da encarnação, morte, ressurreição e exaltação de seu filho e disse: “O amor vence. Eu sou vitorioso ”. Nós também proclamamos essa vitória quando dizemos juntos:“ Cristo morreu. Cristo ressuscitou. Cristo virá novamente.
    O peso da glória é significativo e é um convite à cooperação, à missão e à transformação diária. Deus promete a Eva que seus descendentes irão esmagar a cabeça da serpente. O salmista proclama a bondade, a graça, a misericórdia, o perdão e a redenção de Deus e vigia avidamente por ele como um vigia faz a manhã. Paulo nos lembra que nossa confiança e esperança estão na ressurreição de Jesus e não nas perseguições passageiras e temporárias, prazeres e realidades disso, mas ainda não vida. Ele faz isso ao estabelecer sua afirmação dramática de que “Se alguém está em Cristo, ele é uma nova criação, o velho se foi e o novo chegou.” Finalmente, Jesus nos promete que aqueles que ouvem e obedecem a vontade de seu Pai são seus. família.
    Chegamos ao ciclo completo de volta ao Collect: inspirar para pensar e misericordiosamente guiado para fazer. Precisamos do ministério do Espírito Santo em nossas vidas para abraçar o peso da glória de Deus e abraçar nossa glória em Cristo. Amigos, estamos sendo santificados pelo Espírito Santo diariamente com a esperança e a certeza de que no último dia seremos glorificados por Cristo e ressuscitados com ele para a presença do Pai. CS Lewis escreveu que nunca encontramos um mero mortal, pois somos seres eternos criados para a glória eterna. Abrace a glória com a qual você foi vestido por Cristo. Você não ganhou esta glória nem jamais poderia, mas ela é dada a você livremente pelo Senhor de Todos e através dela você é convidado a estender sua glória até os confins da terra.
  • O Peso da Glória O Peso da Glória Reviewed by Pastor Ivo Costa on novembro 19, 2018 Rating: 5
    Tecnologia do Blogger.