ARTIGOS GOSPEL BRASIL

Salmo 33: 1-22 O maior desafio para nossa nação

Eu quero falar com você esta manhã sobre o maior desafio para a nossa nação. Você pode ter visto a frase em nossa moeda americana: “Em Deus Confiamos”. A frase é sobre a confiança da nação em Deus. Acho que nosso maior desafio não é tornar a América grande novamente, mas ver a América confiar novamente em Deus. Aqui no Salmo 33, que é um salmo usado pela nação de Israel para o culto público, vemos porque uma nação deve confiar em Deus.

O salmo é dirigido à nação, ao grupo de pessoas que são chamadas para ser povo de Deus. Muitas pessoas consideram os Estados Unidos como uma nação baseada em ideais judaico-cristãos. Se isso é verdade, então este salmo identifica as razões pelas quais nós, como nação, devemos confiar em Deus.

Uma nação é tão boa quanto as pessoas que compõem sua população. Assim, uma nação que diz confiar em Deus deve ser composta por pessoas que confiam em Deus. Quanto maior a porcentagem de pessoas que confiam em Deus, mais uma nação como um todo confiará em Deus.

Introdução

O problema que temos hoje é que temos uma alta porcentagem de pessoas que não confiam no Deus da Bíblia.

Em certo sentido, somos uma nação sem deus. Os padrões morais estão diminuindo e muitos não levam a sério os Dez Mandamentos. Apenas nesta semana, um monumento aos Dez Mandamentos que foi colocado em Arkansas não durou um dia. Alguém veio no meio da noite e destruiu o monumento. Há uma desconsideração pela pureza pessoal da propriedade pessoal, bem como pela vida humana. Há um desrespeito pelas leis, sejam do homem ou de Deus.

Por outro lado, pode-se dizer que nossa nação não é ímpia. Em vez disso, eles confiaram em todos os tipos de outros deuses. O problema é que a nação tem muitos deuses. Existe o deus do sucesso e o deus do dinheiro. Há também o deus do prazer, assim como o deus do sexo. E há o deus da fama e o deus do poder.

Com uma nação que tem tal desrespeito, e ainda confia em seus próprios deuses. O maior desafio que nossa nação tem é confiar em Deus. Este salmo lista sete razões para uma nação e, portanto, você e eu devemos confiar em Deus.

1. Uma nação deve confiar em Deus porque Ele tem todas as respostas certas Salmos 33: 4

“Porque a palavra do Senhor é recta, e toda a sua obra é fidedigna.” Salmo 33: 4, HCSB


Dizer que Deus está certo é dizer que Ele tem todas as respostas certas. Ele é digno de confiança com a sua verdade. Quando Deus diz para fazer algo ou não fazer alguma coisa, então Ele tem que confiar que Ele está correto. O problema é que muitos de nós não confiamos em Deus e não aceitamos a palavra de Deus.


Só porque o povo de Deus não é perfeito e comete erros, não significa que você culpe a Deus. As pessoas dizem que a igreja é composta de pessoas que são difíceis e, portanto, não podem confiar em Deus.


É como culpar os pais porque as crianças crescidas são confusas. Isso não é justo.


Tantas pessoas em nossa nação hoje se voltaram para outros deuses como resultado. Eles confiaram em diferentes ídolos. Você tem que chegar ao lugar onde você confia em Deus em Sua palavra.

2. Uma nação deve confiar em Deus porque Ele é cheio de amor por mim Salmos 33: 5

“Ele ama a justiça e a justiça; a terra está cheia do amor infalível do Senhor. ”Salmo 33: 5, HCSB


Mas posso confiar na palavra de alguém quando demonstram amor por mim. O mesmo é verdade com Deus. Se você ainda não pode confiar em Sua palavra, confie em Seu amor.

3. Uma nação deve confiar em Deus porque Ele é todo-poderoso. Salmos 33: 6-9

“Os céus foram feitos pela palavra do Senhor e por todas as estrelas, pelo sopro da sua boca. Ele reúne as águas do mar em um monte; Ele coloca as profundezas nos armazéns. Deixe a terra inteira tremer diante do Senhor; Que todos os habitantes do mundo assombrem-se Dele. Pois Ele falou e veio a existir; Ele mandou e veio à existência. ”Salmo 33: 6–9, HCSB


Deus é fidedigno, todo amoroso e também todo-poderoso. Sim, um Deus pode ser todo-poderoso e todo amoroso ao mesmo tempo. Nós podemos ir a Deus porque Ele é todo-amoroso. No entanto, devemos também confiar que Ele também é todo-poderoso. O salmista nos lembra que Deus não é apenas um grande amigo. Deus é todo-poderoso e, portanto, deve ser respeitado.

4. Uma nação deve confiar em Deus porque Ele pode atrapalhar meus planos. Salmos 33: 10-11 “O Senhor frustra o conselho das nações; Ele frustra os planos dos povos. O conselho do Senhor permanece para sempre, os planos de Seu coração de geração em geração. ”Salmo 33: 10–11, HCSB

Apenas no caso de você não achar que era todo-poderoso, o salmista lembra que Deus pode frustrar seus planos. Aqui, vemos o ponto de vista do salmista em relação a outras nações. Aqueles que não respeitam a Deus são frustrados por Deus. Ele pode atrapalhar os planos de uma nação. Ele também pode atrapalhar os planos de uma família ou pessoa. Deus pode atrapalhar seus planos.


Mas quando decido confiar em Deus com meus planos, alinhando meus planos com seus planos, Deus protegerá esses planos por um longo tempo. Ele pode proteger um povo por gerações.

5. Uma nação deve confiar em Deus porque faz um povo abençoado Salmos 33:12

“Feliz é a nação cujo deus é Yahweh - o povo que ele escolheu para ser sua própria possessão!” Salmos 33:12, HCSB


Porque Deus pode proteger um povo que confia em seus planos com Ele, Deus escolherá abençoar essa nação. É outra razão pela qual uma nação deve confiar em Deus. Mas, como vimos no versículo anterior, a felicidade de uma nação depende de ouvir o conselho de Deus.

6. Uma nação deve confiar em Deus porque Ele está cuidando de mim Salmos 33: 13-15

“O Senhor olha do céu para baixo; Ele observa todos. Ele contempla todos os habitantes da terra de sua morada. Ele sozinho molda seus corações; Ele considera todas as suas obras. ”Salmo 33: 13–15, HCSB


Uma nação confia em Deus porque a nação sabe que Deus está cuidando deles. O Senhor observa todos. Eu não confio nos resultados das bênçãos de Deus sobre esta nação. Em vez disso, confio em Deus que traz as bênçãos e os resultados que vêm com ela.


Eu tenho que constantemente me lembrar, e a nação precisa ser lembrada de que Deus está cuidando de mim. Ele está observando. Ele está observando. Mas Deus não está apenas checando as coisas boas que eu faço. Deus também está percebendo quando eu pequei contra ele. Ele considera todo trabalho que eu faço, seja bom ou ruim.


Porque minhas obras podem ser ruins, eu deveria confiar em Deus porque eu preciso de Sua ajuda, especialmente quando os tempos estão difíceis.

7. Uma nação deve confiar em Deus porque Ele é a única esperança quando os tempos são difíceis. Salmos 33: 16-22

“Um rei não é salvo por um grande exército; um guerreiro não será entregue por grande força. O cavalo é uma falsa esperança de segurança; não oferece escape pelo seu grande poder. Agora, os olhos do Senhor estão sobre aqueles que O temem - aqueles que dependem do Seu amor fiel para livrá-los da morte e mantê-los vivos na fome. Nós esperamos pelo Senhor; Ele é nossa ajuda e escudo. Porque nossos corações se alegram Nele porque confiamos em Seu santo nome. Possa o teu amor fiel repousar sobre nós, ó Senhor, porque depositamos a nossa esperança em ti. ”Salmo 33: 16–22, HCSB


A felicidade ou estado abençoado que vem para a nação tem um efeito de cima para baixo.


Deus pode abençoar os líderes.


Ele pode aumentar o poder dos militares.


Ele pode manter uma nação viva durante um colapso econômico.


Mas nossas próprias conquistas como nação, seja pelos militares, pela economia ou pela tecnologia, não podem nos dar esperança. É uma falsa esperança depender apenas do estilo de vida americano.

Conclusão

O modo de vida americano é uma vida abençoada somente se os americanos estiverem assumindo riscos com base no conselho de Deus. Quando cantamos o hino nacional ou “America the Beautiful”, precisamos nos lembrar que a única esperança na vida para essa nação é quando escolhemos depositar nossa confiança em Deus. Nossa esperança não está nas habilidades de nosso país individual. Nossa esperança reside apenas em confiar no trabalho e no conselho de Deus.


Parafraseando o presidente Donald Trump: Nós não fazemos a América grande novamente sozinha. Devemos confiar em Deus para nos ajudar a tornar a América novamente.
Salmo 33: 1-22 O maior desafio para nossa nação Salmo 33: 1-22 O maior desafio para nossa nação Reviewed by Pastor Ivo Costa on novembro 13, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.