Aprecie o nascimento de Jesus


Eu sei que estes podem soar como palavras de combate para alguns. Outros podem coçar suas cabeças perguntando: "Hmmm ... Jesus ... agora onde eu já ouvi esse nome antes?"
A verdade é que, embora haja muitos de nós que valorizam o nome de Jesus e celebram profundamente seu nascimento, a maioria de nosso mundo pode dar de ombros coletivamente, quando ouvirem o nascimento de Cristo.
Isso não é novidade. Nosso mundo mal notou quando o Menino Jesus nasceu em Belém há vários milênios atrás.
Após sua vida e morte, foi somente após a repetida pregação de seus amigos que as pessoas começaram a ouvir a mensagem de que Deus estava fazendo algo novo através deste “Ungido”.
De fato, foi preciso o sofrimento heróico de muitos mártires e a conversão de um imperador para cimentar o nome de Jesus na consciência do mundo ocidental. Muitos séculos de trabalho missionário levariam o nome ainda mais para o leste e entre culturas variadas que abrangem nosso globo.
Jesus é agora um fenômeno internacional. E apesar do boato bombástico que compõe nossa extravagância secular de férias, se for pressionado, a maioria das pessoas admitirá que o nascimento de Jesus teve algo a ver com o Natal… em algum lugar, de alguma forma, certo?
Mas tudo isso me leva de volta à questão de “e daí?”. Que diferença isso fez? Como nosso mundo é diferente desde que Jesus nasceu? Qual é o problema, afinal?
 Agora, antes que alguém seja tentado a lançar longos tratados teológicos, eu diria que essas questões são melhor respondidas não por teólogos e clérigos treinados, mas por crentes cotidianos que amam e têm fé no salvador.
Uma citação atribuída a São Francisco de Assis foi: “Pregar o Evangelho em todos os momentos. Quando necessário, use palavras ”.
E aqui está o desafio com o qual os discípulos têm lutado desde o começo: Como propagamos as boas novas que são Jesus Cristo com um mundo que pergunta: “E daí?”
A resposta, penso eu, está em quão bem compartilhamos o amor de Cristo com os outros. Pense em dois amantes que estão apaixonados um pelo outro.
Não nos maravilhamos com as maneiras extraordinárias com que eles se contorcem para refletir sua relação florescente? Eles não podem deixar de compartilhar sua alegria!
É evidente em tudo que eles dizem e fazem. O mundo diria a mesma coisa sobre nós em nosso amor por Jesus? Ela escorre de nossos poros, transbordando de nossos corações? Somos um “aroma agradável de Cristo”, como São Paulo escreveu em sua Segunda Carta aos Coríntios?
Quando as pessoas nos encontram, elas realmente vêem Cristo em nós? Coisas incríveis, eu sei. No entanto, se o nascimento, a vida, a morte, a ressurreição e a ascensão de Jesus significarem alguma coisa para o nosso mundo conturbado, deve ser algo que arde dentro de nós tanto que não possa deixar de afetar aqueles que encontramos.
Caso contrário, nosso mundo responderá à pergunta “e daí?” Com “nada demais” e seguirá em frente. O nascimento de Jesus entre nós é muito importante. Precisamos encontrar uma maneira de compartilhar esse tesouro com os outros.