Entenda a natureza do homem

   
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

   1 Tessalonicenses 5:23


Introdução: Quando Deus soprou de seu espírito nas narinas do homem, o homem se tornou em alma vivente, ou seja, o homem recebeu :

  • Vida no Espírito: Zoé ( Chay, no hebraico ), vida da qualidade de Deus, vida no Espírito, vida eterna.
  • Vida na Alma: Psyche ( Nephesh, no hebraico ), vida racional, vida da alma, a vida do homem.
  • Vida no Corpo: Bios, o presente estado de existência, vida natural, vida da carne corrompida após o pecado.
   Cremos que Deus criou o homem em três natureza: corpo, alma e espírito; e em duas formas: física e espiritual. Sendo que o físico corresponde ao corpo, e o espírito corresponde a alma e ao espírito. Há duas crenças em relação a natureza do homem, Tricotomistas e dicotomistas: os tricotomistas, são os que entende que corpo, alma e espírito são distintos uns dos outros, já os dicotomistas, são aqueles que acreditam que corpo é a parte física, e não faz distinção da parte espiritual sendo que eles ensinam que alma e espírito são as mesmas coisas. Para compreender melhor a doutrina da natureza do homem precisamos compreender o que é corpo, alma e espírito.



1.CORPO   Todos entendemos muito bem o que é o corpo, pois trata-se da parte material, palpável e exposta do homem e não muito do que se falar desta parte do homem. Porém uma coisa que é muito bom lembrar que o corpo não receberá nenhuma punição eterna, ou seja, o corpo não será julgado por Deus, pois o corpo, não tem poder de decisão dentro homem, ele apenas executa as decisões imposta pela alma. Contudo cabe ao homem cuidar fisicamente de seu corpo, cuidando de sua alimentação, praticando com frequências exercícios físicos, e cuidando de sua higiene pessoal e muitas outras coisas necessárias para a saúde do corpo.
   A Bíblia Sagrada nos ensina que a carne e o sangue não pode herdar os céus, mas então em que corpo herdaremos o céu? Em 1 Coríntios 15:49-54 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
   O apostolo Paulo nos ensina que nosso corpo será "transformado", e assim compreendemos que ao passar pelo arrebatamento passaremos por uma grande transformação, e o homem passará a ter um corpo chamado como "corpo glorioso". 1 Coríntios 15:44 Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

   Quando Deus formou o homem do pó da terra ele criou o homem racional, ou seja, o homem tem a capacidade de raciocínio, já os demais animais Deus criou com instinto, no entanto, uma coisa nós precisamos entender que ao mesmo tempo que Deus criou o homem racional, ele também dotou o homem também com instintos, capacitando o homem para realizar os desejos divinos, dando a capacidade para que o homem possa cumprir sua missão de louvar e adorar seu criador. Pois toda a criação inclusive o homem foram criados para o louvor e a glória de Deus.


2.ALMA  É ela que tem ligação direta com o corpo, e também ligação direta com o espírito. É a alma que responsável pelas atitudes do corpo, e também é alma a responsável em levar o homem a ter uma vida espiritual com Deus seu criador. É a alma que prestará contas perante Deus das coisas cometidas pelo homem através do corpo físico e até mesmo de seus pensamentos e de tudo que passa em seu coração.
   A alma tem a capacidade de pensar, decidir, sem alma não há vida no corpo, pois é a alma que dá vida ao corpo. A capacidade de pensar, falar, ouvir, realizar diversos movimentos através do corpo, está na alma. É a alma a parte sentimental, intelectual e espiritual do homem, dentre as muitas capacidades da alma, vou destacar 11:
  1. Pensar: Processo pelo qual a consciência apreende em um conteúdo determinado objeto; refletir; formar, combinar ideias.
  2. Decidir: Resolver; tomar uma decisão em relação a; deliberar sobre alguma coisa: a empresa irá decidir sua demissão; o acordo decidirá sobre o rumo do conflito; ele ainda não decidiu sobre isso.Decretar; instaurar como regra: o congresso decidiu que as novas medidas entrariam em vigor; as leis decidem sobre o futuro dos criminosos.Resolver-se; buscar ou alcançar determinado efeito, consequência: decidir um campeonato; o divórcio se decidiu na justiça.Pronunciar-se; declarar uma decisão, julgamento: o professor decidiu o adiamento da prova; os professores decidiram entrar em greve.Etimologia (origem da palavra decidir). Do latim decidere.
  3. Organizar: Pôr em ordem; arrumar: organizar um armário.Agregar pessoas para uma causa, propósito, objetivo específico; preparar: organizar o colegiado da escola.Estabelecer as bases de: organizar um partido político.Compor uma estrutura para; ordenar-se: organizar uma festa, um casamento; os atletas se organizaram para vencer.Dispor para funcionar; estruturar: não se consegue organizar para trabalhar.Compor em grupo, num todo: o povo se organizou para combater a corrupção. Etimologia (origem da palavra organizar). Do latim organizare; pelo francês organiser.
  4. Comandar o corpo: Exercer o comando. Decidir, em razão de autoridade, o que o corpo deve fazer. 
  5. Amor: Sentimento de afeto que faz com que uma pessoa queira estar com outra, protegendo, cuidando e conservando sua companhia.
  6. Fé: Crença; convicção intensa e persistente em algo abstrato que, para a pessoa que acredita, se torna verdade.
  7. Consciência: Percepção dos fenômenos próprios da existência; opõe-se à inconsciência: perder a consciência.Capacidade para discernir; discernimento, bom senso. Noção do que se passa em nós; conhecimento. Conjunto de valores morais que definem certos julgamentos, ações ou intenções relacionadas com alguém ou com si próprio. 
  8. Arrependimento: Ação ou efeito de arrepender-se.Ação de mudar de opinião ou de comportamento em relação ao que já aconteceu.
  9. Tristeza: Sem alegria; falta de contentamento; esmorecimento.Circunstância em que a condição melancólica ou de desânimo prevalece.
  10. Ira: Raiva; sentimento intenso e permanente de ódio, mágoa e rancor que, normalmente contra uma ou algumas pessoas, é gerado por uma ofensa, dando origem a uma situação agressiva.
  11. perseverança: Característica ou particularidade de quem persevera, insiste; instância. Qualidade de quem não desiste com facilidade; persistência.
   Estas são algumas das inúmeras capacidades da alma. É ela que vai ser condenada ou receber a vida eterna. 

3. ESPÍRITO   O espírito é a parte espiritual do homem que o capacita o homem através da alma a ter um contato espiritual com Deus. A Escrituras Sagradas nos ensina que o corpo volta ao pó, a alma prestará contas com Deus, mas o espírito volta para o seu dono, o espírito volta para Deus.
   Isaías 57:16 Porque não contenderei para sempre, nem continuamente me indignarei; porque o espírito perante a minha face se desfaleceria, e as almas que eu fiz.                                            Eclesiastes 12:7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
   O espírito tem a função de dar a direção para o homem para seguir a vontade de Deus para sua vida.Salmos 43:5 Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu.

   
Conclusão:
   Espero que tenha sido claro em falar sobre a natureza do homem, onde o corpo é a parte física e visível do homem, a alma é parte sentimental e intelectual do homem, e o espírito é a parte que leva o homem a ter a comunhão espiritual com Deus. Estas partes são distintas do homem, a cada uma exerce uma função em relação a natureza humana.