Monoteísmo


TEOLOGIA
ESCRITO POR: Theodorus P. van Baaren
Veja o histórico do artigo
Monoteísmo , crença na existência de um deus, ou na unicidade deDeus . Como tal, distingue-sepoliteísmo , a crença na existência de muitos deuses, e do ateísmo , a crença de que não há deus. O monoteísmo caracteriza as tradições de Judaísmo ,Cristianismo e O Islã e os elementos da crença são discerníveis em numerosas outras religiões.

O monoteísmo e o politeísmo são frequentemente considerados em termos bastante simples - por exemplo, como meramente um contraste numérico entre um e muitos. A história das religiões, no entanto, indica muitos fenômenos e conceitos que devem alertar contra a simplificação excessiva neste assunto. Não há razão válida para supor, por exemplo, que o monoteísmo seja um desenvolvimento posterior na história das religiões do que o politeísmo. Não existe material histórico para provar que um sistema de crença é mais antigo que o outro, embora muitos estudiosos sustentem que o monoteísmo é uma forma superior de religião e, portanto, deve ser um desenvolvimento posterior, assumindo que o que é mais alto veio depois. Além disso, não é a unicidade de Deus que conta no monoteísmo, mas sua singularidade; um deus não é afirmado como o oposto lógico de muitos deuses, mas como uma expressão do poder e poder divinos.

A escolha do monoteísmo ou politeísmo, no entanto, leva a problemas, porque nenhum deles pode dar uma resposta satisfatória a todas as perguntas que possam ser razoavelmente colocadas. A fraqueza do politeísmo é especialmente revelada no campo das questões sobre a origem última das coisas, enquanto o monoteísmo encontra dificuldades em tentar responder à pergunta sobre a origem do mal em um universo sob o governo de um deus. Permanece sempre uma antítese entre a multiplicidade de formas das manifestações divina se a unidade que pode ser pensada ou postulada por trás deles. O um e os muitos não formam uma contradição estática; existe, pelo contrário, uma polaridade e uma tensão dialética entre eles. A história das religiões mostra vários esforços para combinar unidade e multiplicidade na concepção do divino. Como o cristianismo é uma religião monoteísta, a concepção monoteísta do divino assumiu para a cultura ocidental o valor de um axioma auto-evidente. Essa suposição inquestionável torna-se clara quando se percebe que, para a cultura ocidental, não há mais uma escolha aceitável entre o monoteísmo e o politeísmo, mas apenas uma escolha entre o monoteísmo e o ateísmo.

LEIA MAIS SOBRE ESTE TÓPICO
Caravaggio: A Conversão de São Paulo (segunda versão)
São Paulo, o Apóstolo: Monoteísmo
Paulo, como outros judeus, era um monoteísta que acreditava que o Deus de Israel era o único Deus verdadeiro. Mas ele também acreditava que o universo tinha múltiplos níveis e estava cheio de seres espirituais. O universo de Paulo incluía regiões abaixo da terra (Filipenses 2:10);…

O Espectro De Visões: Monoteísmos E Quase-Monoteísmos
A visão monoteísta básica
O monoteísmo é a crença na existência de um deus ou, em outros termos, que Deus é um. Como tal, distingue-se do politeísmo, da crença na existência de vários deuses e do ateísmo, a negação da crença em qualquer deus ou deuses. O Deus do monoteísmo é o único deus real que se acredita existir ou, em qualquer caso, que é reconhecido como tal. Acredita-se que sua essência e caráter sejam únicos e fundamentalmente diferentes de todos os outros seres que podem ser considerados mais ou menos comparáveis ​​- por exemplo, os deuses de outras religiões. O termo religioso monoteísmo não é idêntico ao termo filosófico monismo . Este último refere-se à visão de que o universo tem sua origem em um princípio básico (por exemplo, mente , matéria ) e que sua estrutura é um todo unitário de acordo com este princípio - isto é, que existe apenas um único tipo de realidade, enquanto que para o monoteísmo existem duas realidades basicamente diferentes: Deus e o universo.

Deus no monoteísmo é concebido como o criador do mundo e da humanidade; ele não abandonou sua criação, mas continua a conduzi-lo através de seu poder e sabedoria; daqui, visto neste aspecto,a história é uma manifestação da vontade divina. Deus criou não apenas o mundo natural e a ordem existente nele, mas também a ordem ética à qual a humanidade deve se conformar e, implícita na ordem ética, a ordem social. Tudo está nas mãos de Deus. Deus é santo - supremo e único em ser e valor, essencialmente diferente da humanidade - e pode ser experimentado como um mysterium tremendum ("um mistério terrível") mas ao mesmo tempo como um mysterium fascinans ("um mistério fascinante"), como um mistério abordado por seres humanos com atitudes de repulsa e atração, tanto de medo quanto de amor. O Deus do monoteísmo, como exemplificado pelas grandes religiões monoteístas - judaísmo, cristianismo e islamismo - é um deus pessoal. Nesse aspecto, o único deus do monoteísmo é contrastado com a concepção em algumas religiões não monoteístas de uma divindade impessoal ou unidade divina que permeia todo o mundo, incluindo a própria humanidade. Por exemplo, os Upanishads , parte da literatura védica de O hinduísmo pode proclamar tat tvam asi , literalmente "você é aquilo", onde "aquilo" se refere à realidade ou princípio único e supremo.

Nas religiões monoteístas, o sistema de crenças, o sistema de valores e o sistema de ação são todos determinados de maneira significativa pela concepção de Deus como um ser único e pessoal. Considerada negativamente, a convicção monoteísta resulta na rejeição de todos os outros sistemas de crença como falsas religiões, e essa rejeição explica em parte a excepcionalmente agressiva postura intolerante das religiões monoteístas na história do mundo. A concepção de todas as outras religiões como “a idolatria ”(isto é, como render devoção absoluta ou confiança ao que é menos do que divino) serviu muitas vezes para justificar a ação destrutiva e fanática da religião que é considerada a única verdadeira.

A linguagem simbólica do sistema de crença monoteísta não tem termos próprios próprios ao falar de Deus que também não pode ser encontrada em outros lugares. Deus como Criador, Senhor, Rei, Pai e outros nomes descritivos são expressões encontradas em muitas religiões para caracterizar os vários seres divinos; os nomes não pertencem exclusivamente à linguagem religiosa do monoteísmo. Essa linguagem comum é compreensível porque a concepção monoteísta de Deus difere essencialmente apenas em um aspecto da de outras religiões: na crença de que Deus é um e absolutamente único. Consequentemente, Deus é considerado o único e único Criador, Senhor, Rei ou Pai. A concepção de uma Palavra divina é também encontrada em um grande número de religiões, de acordo com a crença generalizada de que a criação ocorre através da palavra, ou fala, de um deus.

As posições extremas
O acima é a visão monoteísta básica. Há, no entanto, uma ampla gama de posições entre o monoteísmo exclusivo em um extremo e o politeísmo ilimitado no outro. Um levantamento das várias posições pode servir para fornecer uma imagem mais adequada da complexa realidade envolvida nos monoteísmos e quase monoteísmos.

Monoteísmo exclusivo
Para monoteísmo exclusivo, apenas um deus existe; outros deuses simplesmente não existem de todo ou, no máximo, são falsos deuses ou demônios - isto é, seres que são reconhecidos como existentes, mas que não podem ser comparados em poder ou de qualquer outra forma com o único e verdadeiro Deus. Esta posição é a principal do judaísmo, cristianismo e islamismo. Enquanto na Bíblia hebraica ( Antigo Testamento ) os outros deuses na maioria dos casos ainda eram caracterizados como falsos deuses, no judaísmo posterior e no cristianismo como se desenvolveu teologicamente e filosoficamente, a concepção surgiu de Deus como o único e outros deuses foram considerado não existir de todo.

Existem dois tipos de monoteísmo exclusivo: o monoteísmo ético e o monoteísmo intelectual . Dentro monoteísmo ético o indivíduo escolhe um deus, porque esse é o deus que ele precisa e quem ele pode adorar, e que Deus se torna para ele o único Deus. Dentro monoteísmo intelectual o deus único é nada mais que o resultado lógico de questões relativas à origem do mundo. Em muitas religiões africanas, o deus postulado por trás dos muitos deuses que estão ativos no mundo e na vida humana é pouco mais do que o principal motor do universo. Ele é o ápice intelectual exigido pelo sistema. Na teologia cristã , fortemente influenciada pela filosofia grega , ambas as concepções podem ser encontradas, geralmente juntas.

Politeísmo ilimitado
Por outro lado, existe a posição extrema de politeísmo ilimitado , como, por exemplo, nas religiões clássicas de Grécia e Roma : cada deus tem seu próprio nome e sua própria forma, e estes são inalienavelmente seus e não podem ser trocados com os de qualquer outro deus (sem contar, é claro, aqueles casos em que os deuses são praticamente duplicados e só têm um diferente nome). O número de divindades é grande e, em princípio, ilimitado. Existem diferenças de status e poder entre os deuses, de função e esfera de influência, mas todos são igualmente divinos. Existe, de fato, um panteão ordenado. Em politeísmo ilimitado, o número de deuses que são realmente adorados raramente excede algumas centenas dentro de uma religião, mas em teoria, como na Índia , milhões e milhões de deuses podem ser pensados ​​para existir.

As posições do meio
Entre os extremos do monoteísmo exclusivo e do politeísmo ilimitado estão as posições intermediárias do monoteísmo e do henoteísmo inclusivos .

Monoteísmo inclusivo
O monoteísmo inclusivo aceita a existência de um grande número de deuses, mas afirma que todos os deuses são essencialmente um e o mesmo, de modo que faz pouca ou nenhuma diferença sob qual nome ou de acordo com qual rito um deus ou deusa é invocado . Tais concepções caracterizaram a antiga Religiões helenísticas . Um exemplo bem conhecido é o da deusa Ísis no greco-romano religião misteriosa que é chamada depois dela. Dentro Asno de Ouro de Apuleio , a própria deusa fala: “Meu nome, minha divindade é adorada por todo o mundo, de diversas maneiras, nos costumes variáveis, e por muitos nomes.” Em seguida, segue-se uma série de nomes divinos, e essa enumeração termina: “E os egípcios, que são excelentes em todo tipo de doutrina antiga, e por suas próprias cerimônias acostumadas ame adorar , me chamam pelo meu verdadeiro nome, RainhaIsis .

Henotheism , ou kathenotheism
Henotheism (do grego heis theos , "um deus") - uma crença na adoração de um deus, embora a existência de outros deuses seja concedida - também chamada de kathenotheism (grego kath hena theon , "um deus de cada vez") - que literalmente implica a adoração de vários deuses, um de cada vez - saiu de moda como um termo. Foi introduzido pelo eminente filólogo e estudioso do século XIX em mitologia comparativa e religião Max Müller . Muitos autores posteriores preferem o termomonolatria - que é a adoração de um deus, seja ou não a existência de outras divindades - ao termo henoteísmo . Ambos os termos significam que um deus tem uma posição central e dominante de tal maneira que é possível dirigir-se a este deus como se ele fosse o único deus sem, entretanto, abandonar o princípio do politeísmo negando ou de qualquer outra forma depreciar a existência real dos outros deuses, como fazem as formas de monoteísmo acima mencionadas. O hinoísmo como conceito religioso está em casa nas culturas com um governo monárquico altamente centralizado. Foi especialmente prevalente em alguns períodos da história da Babilônia e do Egito.

Max Müller
Max Müller
Cortesia do curador da sala comum sênior, Christ Church, Oxford
Posições alternativas
Monoteísmo pluriforme
As complicadas relações que existem entre o monoteísmo e o politeísmo tornam-se claras quando se considera o monoteísmo pluriforme, no qual os vários deuses do panteão, sem perder sua independência, são ao mesmo tempo considerados manifestações de uma mesma substância divina. O monoteísmo pluriforme é um dos esforços para resolver o problema da coexistência da unidade divina e da pluriformidade divina (multiplicidade de formas), que não foi reconhecida por uma geração mais antiga de estudiosos, embora parte do material já estivesse disponível. Parece, de fato, que em muitas partes do mundo e em muitas vezes os pensadores religiosos têm lutado com o problema desconcertante da unidade e da pluriformidade do divino.

Propaganda

o Nuer , um povo pastoral nilótico do leste do Sudão do Sul , venera um ser chamadoKwoth, o termo Nuer para “espírito” (também traduzido como “Deus”). Ele é considerado o espírito no céu ou no céu. Como todos os espíritos, Kwoth é invisível e onipresente, mas ele se manifesta em várias formas. Cada um desses as manifestações têm um nome próprio, mas, embora sejam tratadas e tratadas como entidades separadas, elas são essencialmente nada além de manifestações do único ser espiritual Kwoth e são elas mesmas consideradas espíritos e chamadas de kwoth . UMAO sacrifício oferecido a uma dessas manifestações - por exemplo, um espírito de ar, totem ou lugar - não é ao mesmo tempo uma oferenda a outro, mas todos os sacrifícios, seja qual for o espírito oferecido, são sacrifícios ao supremo Kwoth, ou Deus. A religião nuer certamente não é um monoteísmo claro como é entendido na Bíblia e no Alcorão (o livro sagrado do Islã), mas também não é politeísmo no sentido popular da palavra.

O caso do Nuer não é único. O relacionado Pessoas Shilluk têm concepções semelhantes, e aqui novamente a ideia de um tipo de substância divina que se manifesta em várias formas e sob diferentes nomes é encontrada. Para dar um exemplo, Macardit é Deus, mas este pronunciamento não pode ser invertido - não é permitido dizer que Deus é Macardit. O ser divino Macardit representa o aspecto terrível e fatal da divindade que ordena tudo - isto é, que também envia desgraça e morte. Em Macardit, a contradição entre as forças criativas, construtivas e destrutivas da divindade é resolvida. A função positiva desta representação de Deus está no fato de que, sem diminuir o poder ou a justiça da divindade total, permite que as pessoas encontrem uma resposta para a questão inquietante de teodiceia - o problema de afirmar a justiça divina e a bondade diante do mal físico e moral ( ver também mal, problema de ). Que esta questão é difícil, de fato, fica claro quando as reações das tribos da Patagônia em um caso de morte são comparadas. Essas tribos acreditam em um deus supremo, um ser supremo, que governa tudo e também é responsável pelo infortúnio e pela morte. Quando alguém morre, eles acusam seu deus de assassinato.

Propaganda

Muitos outros exemplos de monoteísmo pluriforme poderiam ser mencionados, e muitos outros ainda aguardam a detecção. Um sistema pluriforme interessante é o daOglala Sioux dos Estados Unidos, que veneram 16 deuses divididos em quatro grupos de quatro. Cada grupo de quatro formas forma um deus. Assim, existem quatro deuses, mas estes quatro deuses são novamente um deus, Wakan Tanka - o Grande Espírito ou o Grande Mistério.

Dualismo religioso
Algumas religiões são as principais dualistas : elas veem o universo como compreendendo dois princípios básicos e geralmente opostos, como o bem e o mal ou o espírito e a matéria. Na medida em que a concepção de um deus e um antígeno, em vez de dois deuses, é encontrada, esse tipo de religião pode ser considerado outra variação do monoteísmo. Alguns sistemas gnósticos (antigos movimentos filosóficos e religiosos baseados no conhecimento esotérico e o dualismo entre matéria e espírito e considerados heréticos pelos cristãos ortodoxos) chegaram a essa ideia: o demiurgo que criou o mundo e a humanidade é considerado um ser maligno e contrastado com o bom Deus. O exemplo mais importante do dualismo dentro de uma religião é a religião iraniana Zoroastrismo , que surgiu dos ensinamentos do profeta e sacerdote Zaratustra (também conhecido por seu nome grego, Zoroastro; falecido em 551 AC ), no qual Ahura Mazda (o "Senhor da Sabedoria", ou o bom e supremo deus) e Ahriman (Angra Manyu, o espírito destrutivo) é inimigo oposto e implacável do outro ; no final dos tempos, Ahura Mazda derrotará Ahriman. O dualismo, a existência de dois princípios contrários e, via de regra, mutuamente hostis , não deve ser confundido com a noção de polaridade, na qual ambos os princípios são mutuamente dependentes, de modo que um não pode existir sem o outro. Dentro do zoroastrismo, essa noção também é encontrada. Dentro zurvanismo , um movimento que surgiu dentro do Zoroastrismo e influenciou profundamente sua cosmologia , embora fosse considerado herético, Ahura Mazda e Ahriman procedem de Zurvān Akarana (Tempo Ilimitado) e no final se reúnem novamente.

Ahura Mazda
Ahura Mazdā
Ahura Mazda, símbolo de uma porta do salão principal do Conselho Municipal, Persépolis, Irã.
Cortesia do Instituto Oriental da Universidade de Chicago
Monoteísmo Nas Religiões Do Mundo
Monoteísmo clássico
Religião de Israel judaísmo
Pode haver alguma razão para falar da concepção de Deus encontrada no Escrituras hebraicas como monolatria em vez de monoteísmo, porque a existência de outros deuses raramente é explicitamente negada e muitas vezes até reconhecida. A importância apaixonada dada à proclamação deJavé como o único deus que conta para Israel e a rejeição igualmente apaixonada de outros deuses, no entanto, torna mais verdadeiro falar do monoteísmo de Israel, como no que se tornou afirmação judaica da fé : “Ouve, ó Israel, o Senhor é o nosso Deus, o único Senhor” ( Deuteronômio 6: 4; Nova Bíblia em inglês). O eminente estudioso da Bíblia hebraica holandesaTheodorus C. Vriezen escreveu: “É impressionante como toda a vida do povo é vista como dominada por Yahweh e somente por Yahweh. Mesmo que não se possa falar de um modo de pensar monoteísta estritamente mantido, é claro que a fé em Yahweh é o fundamento da vida para o israelita ”. O monoteísmo não é uma questão de matemática - de optar pelo número um em comparação com outros números. - mas a escolha consciente de uma pessoa ou de um grupo de pessoas se comprometendo ou a si mesmos com um deus em vez de com qualquer outro e colocando sua fé nesse único deus; Josué proclama: “Mas eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15). Em Israel, o aspecto ético era tão importante quanto a exclusividade de seu único deus; os profetas enfatizavam os elementos éticos de um Deus essencialmente exclusivo. O Deus de Israel era um deus ciumento que proibia seus crentes de adorar outros deuses. A esse respeito, ele diferia de outros deuses das antigas religiões do Oriente Médio que, via de regra, não impunham tal obrigação exclusiva a seus adeptos.

Em épocas posteriores - começando no século 6 AC e continuando nos primeiros séculos da Era Comum - o monoteísmo judaico desenvolveu-se na mesma direção que o cristianismo e depois o islamismo sob a influência da filosofia grega e tornou-se monoteísta no sentido estrito da palavra, afirmando o único Deus para todas as pessoas em todos os lugares.

cristandade
Entre as três grandes religiões monoteístas, o cristianismo tem um lugar à parte por causa do credo trinitário dessa religião em suas formas clássicas, em contraposição ao credo unitarista do judaísmo e do islamismo. A Bíblia cristã, incluindo o Novo Testamento , não tem declarações trinitárias ou especulações sobre a doutrina do Trindade - apenas fórmulas litúrgicas triádicas invocando Deus Pai, Filho e Espírito Santo . É verdade que o cristianismo também teve seus unitaristas , como o teólogo italiano do século XVI Faustus Socinus , mas essa religião, em suas três formas clássicas de catolicismo romano , ortodoxia oriental e protestantismo, reconhece um Deus em três Pessoas: Deus Pai. Deus o Filho e Deus o Espírito Santo. De acordo com a teologia cristã, esse reconhecimento é um reconhecimento não de três deuses, mas de que essas três pessoas são essencialmente uma, ou como a formulação dogmática , cunhada pelo antigo Padre da Igreja. Tertuliano ( c.160 - depois de 220), tem: três pessoas e uma substância. Esta concepção não foi aceita sem contradição, como provam as disputas teológicas dos séculos III e IV. É evidente que a especulação trinitária se assemelha muito ao modo de pensar do monoteísmo pluriforme. É claro que é improvável que existam conexões históricas entre esses fenômenos; ambos, no entanto, tentam resolver o que é mais ou menos o mesmo problema mais ou menos da mesma maneira. A principal distinção é que o cristianismo, como religião monoteísta, se restringe a três pessoas, enquanto as religiões primitivas não têm razão para restringir o número de formas possíveis da única substância divina. Como outras religiões que cobrem um grande território e têm uma longa história, o cristianismo aparece em uma infinidade de variações: há cristãos panteísmo , o deísmo e até, paradoxalmente, o ateísmo cristão, como exemplificado nas teologias da “ morte de Deus ” de meados do século XX .

islamismo
Nenhuma religião interpretou o monoteísmo de um modo mais consequencial e literal do que o Islã. De acordo com a doutrina islâmica, o dogma cristão de um deus trinitário é uma forma de triteísmo - de uma crença de três deusas. Não há nenhuma questão sobre a qual esta religião é tão intransigente como a do monoteísmo. A profissão de fé, o primeiro dos chamados Cinco Pilares do Islã (os requisitos básicos para os fiéis muçulmanos), afirma clara e inequivocamente que “não há Deus senão Allah . ”De acordo com este princípio, a religião não conhece pecado maior do que fugir (“parceria”), a atribuição de parceiros a Allah; isto é, politeísmo ou qualquer coisa que possa parecer - por exemplo, a noção de uma trindade divina. oO Alcorão declara: “Diga: Ele, Alá, é um. Allah, o eterno. Nem ele gerou, nem é gerado. E ninguém é igual a ele ”(112). Esta profissão de fé em Allah como o único deus é encontrada em uma forma mais popular, por exemplo, nas histórias das Mil e Uma Noites : “Não há deus senão Alá sozinho, ele não tem companheiros, a ele pertence o poder. e ele deve ser louvado, ele dá a vida e a morte e é poderoso sobre todas as coisas ”. Em um aspecto, o intransigente monoteísmo do Islã mostrou-se vulnerável - isto é, na doutrina do Alcorão como incriada e coexista com o Alcorão. Alá mesmo.

Elementos monoteístas nas antigas religiões do Oriente Médio e do Mediterrâneo
Religião egípcia
A religião egípcia é de especial interesse em relação aos vários temas tratados neste artigo, pois nela se encontram o politeísmo, o henoteísmo, o monoteísmo pluriforme, as especulações trinitárias e até mesmo uma espécie de monoteísmo. Especialmente no tempo do Novo Reino (século XVI a 11 AC ) e mais tarde, surgiram especulações teológicas sobre muitos deuses e o único deus, envolvendo conceitos que pertencem ao reino do monoteísmo pluriforme. Essas ideias são especialmente interessantes quando relacionadas a concepções trinitárias, como às vezes são. Em um hino do Novo Império para Amon estão as palavras: “Três são todos deuses: Amon, Re e Ptah. . . aquele que se esconde para [humanidade] como Amon, ele é para ser visto, seu corpo é Ptah. ”Como Amon ele é o“ deus oculto ”( deus absconditus); em Re, o deus do sol, ele se torna visível; como Ptah, um dos deuses da terra, ele é imanente neste mundo.

Muita atenção tem sido dada à reforma da religião egípcia, conforme efetuada pelo faraó Akhenaton (Amenophis IV) no século 14 AC . Essa reforma foi julgada de muitas maneiras, de maneira favorável e desfavorável; é, no entanto, claro que a teologia de Akhenaton, se não totalmente monoteísta, em qualquer caso tende fortemente ao monoteísmo. É até possível acompanhar o desenvolvimento gradual de suas ideias nessa direção. A princípio, ele apenas destacou Aton, uma das formas do deus sol , para o culto particular, mas gradualmente esse tipo de henoteísmo se desenvolveu na direção do monoteísmo exclusivo e até assumiu a intolerância peculiar a esse conceito religioso. Os nomes dos outros deuses deveriam ser deletados. Essa intolerância não-egípcia foi provavelmente a principal razão para o rápido declínio desse credo.

Religião babilônica
Tanto quanto se sabe, o monoteísmo estava em grande parte ausente da religião babilônica. Há o henoteísmo parece ter sido muito importante, uma vez que uma pessoa poderia escolher um deus para a adoração particular como se ele fosse o único deus.

Religiões greco-romanas
As religiões clássicas de Grécia eRoma era em sua maioria puramente politeísta, mas em tempos posteriores surgiram tendências, em parte estimuladas pela filosofia e depois também pelo judaísmo e pelo cristianismo, em direção ao monoteísmo inclusivo. O hino a Zeus pelo filósofo estóicoCleanthes ( c. 330 - c. 230 AC ) é o documento mais conhecido deste processo. Ele elogia Zeus como a essência da divindade em todos os deuses, criador e governante do cosmos, onipotente , o doador de todo dom e o pai da humanidade. Nas religiões de mistério do mundo greco-romano e nas filosofias religiosas da antiguidade tardia, como o neoplatonismo e o neopitagorismo , o monoteísmo inclusivo era mais ou menos a regra.

Elementos monoteístas em índio e Religiões chinesas
As religiões da Índia e da China mostram uma surpreendente multiplicidade de formas, mas o monoteísmo exclusivo, a menos que seja importado ou estimulado por influências estrangeiras, parece estar ausente. Todos os outros fenômenos tratados neste levantamento do monoteísmo, no entanto, são encontrados em suas religiões. O monoteísmo inclusivo se encaixa muito bem com as noções indianas de religião, particularmente emO Hinduísmo , como é testemunhado pelas reflexões sobre Brahman , a realidade absoluta, e Atman , o núcleo eterno de uma pessoa que transmigra após a morte. Como dizem os Upanishads , parte das escrituras védicas : “Na verdade, no princípio existia esse brâmane , que apenas conhecia a si mesmo, dizendo: Eu sou brahman .” Embora em muitos casos um deus, como Shiva ou Vishnu , receba quase todos a atenção dos fiéis, essa ênfase nunca leva a uma negação de outros deuses como tal. O sikhismo , no entanto, que foi influenciado pelo Islã, pode ser dito para ensinar uma espécie de monoteísmo exclusivo.

O budismo ensina em essência que não há deuses no sentido pleno da palavra. Deuses são seres superiores, mas pertencem ao cosmos e necessitam tanto da salvação quanto da humanidade.

A religião da antiga dinastia Shang chinesa (1600–1046 AC ) apresentava a crença no Senhor-em-Alto (Shangdi ), que é comparável em muitos aspectos ao alto deus de outras religiões. No entanto, na dinastia Zhou (1046–256 AC ), o Senhor-em-Alto foi suplantado pelo céu ( tian ), que se tornou cada vez mais impessoal e naturalista no desenvolvimento subsequente da religião chinesa.