Bons Pastores em uma Era de Pregação Carismática e Marketing de Ponta

Vivemos em uma era da igreja que valoriza a pregação carismática e o marketing de ponta. Mas nós valorizamos o bom pastorear? O que faz para o bom pastorear?
Jesus nos conta uma coisa ou duas ou três sobre o bom pastorear em João 10. Recém-saído do confronto com o estabelecimento religioso de seus dias sobre o cego de nascença que Jesus curou registrado em João 9, Jesus declara que ele é o Bom Pastor, não como aqueles pastores religiosos que não se importam com o povo de Deus. Compare este texto com Ezequiel 34 para ter uma noção da afirmação assombrosa que Jesus revelou neste capítulo. Jesus anuncia
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O empregado não é o pastor e não é dono das ovelhas. Então, quando ele vê o lobo chegando, ele abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o espalha. O homem foge porque é um empregado e não se importa com as ovelhas, João 10: 11-13.
O que aprendemos dos bons pastores deste texto?
Bons pastores não são lobos vorazes: lobos roubam a vida das pessoas.
Os bons pastores não são trabalhadores: os trabalhadores contratados vendem seu tempo e trabalho para o povo.
Embora não fale sobre voluntários, e não importa quão bons sejam os voluntários, os bons pastores não são voluntários: os voluntários doam seu tempo e trabalho às pessoas.
Em contraste, bons pastores trabalham para entregar suas vidas pelo seu povo - diariamente. Não há compartimentalização ou distância profissional: todos os bons pastores estão dentro
Jesus é o bom pastor. Ele dá a vida pelos seus seguidores e, de fato, pelo mundo inteiro.
Na semana passada, escrevi um post intitulado “América Cristã e a Igreja Cruciforme”.
A igreja na América do Norte deve continuar a ir além dos caminhos da América cristã. Contra um retorno nostálgico e melancólico à cristandade, buscando espaço para Deus na sociedade, levando de volta a Deus para Deus das lacunas, a igreja avança através da união com as missões de Deus de Filho e Espírito para a transformação da sociedade em Deus. testemunha cruciforme. Ao invés de buscar ganhar ou recuperar direitos e poder, a igreja nessa visão ganha significado ao sofrer redentivamente a serviço de Deus e de seus inimigos, Deus na forca.
Líderes cristãos que refletem Jesus vão participar com ele em dar suas vidas por Deus, pela comunidade cristã e pelo mundo, incluindo os inimigos de Cristo, assim como Jesus morreu pelo mundo. É claro que Jesus é fundamentalmente diferente, pois ele sozinho leva os pecados do mundo e morre para salvar o mundo. No entanto, podemos ter comunhão com Cristo em seus sofrimentos, tornando-se como ele em sua morte e conhecendo e experimentando o poder da ressurreição que vem através de seu sofrimento e morte. Filipenses 3:10.
Além do post da semana passada, e em vista da vida de Jesus como revelada em João 10, os pastores cristãos que seguem Jesus são chamados a dar a vida pelas pessoas na forca da existência, assim como o Senhor e seu servo Bonhoeffer.
Como podemos ir além de um tipo de pensamento de Deus sobre as lacunas, um empregado ou pregador de cargos pregando uma espécie de ser de arma de marketing, para colocar nossas vidas meio que engajadas em vista de nossa união e comunhão com Cristo como líderes cristãos?
O que vai nos sustentar nesse tipo de engajamento cruciforme? Veja 1 Pedro 5: 1-4 para algumas pistas. Reflita também sobre a discussão de João 15 sobre a necessidade de permanecer em Cristo.