Uma igreja para um povo feliz...

quarta-feira, 24 de junho de 2020

É possível um Deus Santo, ser conhecido por um homem pecador?



 Por ser tratar de um ser ilimitado, nós só poderemos conhecer a Ele, a medida em que o Senhor se revelar para nós. Todavia esta revelação está muito além de nossa razão, isto porque Deus é transcendente ( Atributo de Deus de ser total e distintamente separado da criação, embora também sempre envolvido nela; A declaração que O Senhor é transcendente significa que Deus está acima do mundo e antecede a criação.  Dicionário de teologia edição de bolso.)


O conhecimento de Deus é adquirido a medida, que há uma revelação do Criador, seja através das Escrituras Sagrada, de uma experiência espiritual, ou até mesmo através de uma de suas criações, como por exemplo a natureza.


Isto faz com a teologia ( Sistema de crença religiosa acerca de Deus ou da realidade suprema) seja diferente de todos os outros estudos, pois a origem dos conteúdos de todos os tópicos que envolve a teologia, temos como fonte principal o próprio Deus, nos revelando estes ensinos, dando para os estudiosos uma fonte segura e confiável contida nas Escrituras Sagrada ( Bíblia; Palavra de Deus).


Encontramos tudo o que precisamos conhecer sobre Deus em dois volumes nas Escrituras, sendo que o volume 1 é o Antigo Testamento e o volume 2 é o Novo Testamento. Na verdade não se trata de duas revelações, mas o que temos são dois volumes, sendo que o segundo complementa o primeiro e os 2 estão interligados entre si. De maneira que compreendemos o volume 1, lendo o volume 2 e vice e versa.


No Antigo testamento, a mensagem principal está centralizada na chegada do Messias ( Ungido de Deus) para salvar a humanidade caída. Desde o primeiro livro (Gênesis) até o último livro (Malaquias), todas as mensagens contidas neste volume, está centralizada ao nascimento de Jesus ( O Messias ). Suas profecias aponta para seu nascimento, vida,obra, missão do Filho de Deus. 


No Novo Testamento, a mensagem principal também está centralizada em Jesus Cristo, porém desta vez não se trata mais de profecias, mas se trata do cumprimento das profecias contida no Antigo Testamento. O que vemos neste volume já não é mais uma teoria de Cristo, porém vemos na prática sua vida, obras e o cumprimento de sua missão, quando ele entregou a sua própria vida,  como oferta de redenção de nossas almas. 


Um dia, um dos discípulos de Jesus, Felipe, disse: “Mostra-nos o Pai, o que nos basta.” A medida que Jesus respondeu: “Estou a tanto tempo convosco, e não tem me conhecido, porque quem me conhece. Conhece também o Pai.”


Desta forma concluímos que a melhor maneira  para conhecer a Deus, é conhecendo o seu Filho, Jesus Cristo. Foi através de Jesus, que Deus se revelou para a humanidade de uma forma mais ampla. A medida em que nós temos mais conhecimento e mais intimidade com Jesus, maior aumenta o nosso conhecimento de Deus.


Se você quer conhecer melhor Deus, meu conselho é conheça melhor a Jesus Cristo. Se você já confessou a Jesus, como seu Deus  e como seu único e  suficiente Salvador? Ótimo, agora você só precisa buscar ao Senhor, através de sua palavra (bíblia), consagração (oração, jejum) e adoração (louvor) a Deus.  Caso você ainda não tenha confessado como seu Deus, e seu Salvador, não venha perder esta oportunidade que o Senhor está te dando e aceite-o agora mesmo e entregue os seus caminhos à ele.


Alguns ensinamentos e doutrinas sobre Deus


Hoje vivemos em um século, onde encontramos diversos ensinamentos e pensamentos religiosos em relação a Deus. A facilidade para o conhecimento veio para ajudar a humanidade, porém estes mesmos meios que ajuda no conhecimento, também pode confundir, uma vez que não é utilizado corretamente. 


Em relação aos ensinamentos de Deus a única doutrina que é aceitável são aquelas que possui base na palavra de Deus ( Bíblia). Sendo assim todo ensinamento que não tem o seu fundamento nas Escrituras Sagrada (Bíblia) deve ser rejeitados.


A Bíblia nos revela estes tipos de doutrinas que devem serem rejeitados, confiram:


Doutrina de Homens


Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,

Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.

Colossenses 2:2-4


Temos que entender que conforme está escrito em João 4.23-24 Deus é Espírito, sendo assim só  podemos conhecê-lo com o auxílio do Espírito Santo de Deus, por isso qualquer ensino meramente humano em relação à Deus deve ser rejeitado, salvo o seu ensino histórico,  pois somente conhecendo a Deus no ambiente espiritual, é que temos maior chance de conhecer os seus mistérios.


Doutrina dos Fariseus


Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus.

Mateus 16:12


Os fariseus eram uma das principais seitas dos judeus, muito mais numerosas do que as do saduceus, e de maior influência entre o povo. Eles insistiam no cumprimento rigoroso da lei, sendo que eles mesmo não eram capazes de cumprir a lei rigorosamente.


Em muitas ocasiões Jesus acusou os fariseus, de hipócritas, pois eles julgavam ter um alto nível de espiritualidade, porém a realidade em que eles camuflavam-se de espiritualidade, porém vivem apenas de aparência, não passando tudo de apenas um fingimento ou uma insinuação. Por isso Jesus disse: “ Façam o que os fariseus dizem, mas não faça o que eles fazem.”


Doutrina de Demônios 


Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;

1 Timóteo 4:1


Estes ensinamentos eram conhecidos deste nome, por se tratar de ensinos que não inspirados nem por homens, nem pelo Espírito Santo, mas por inspiração demoníaca. 


Por esta razão é muito importante uma pessoa manter sua comunhão com Deus, desta maneira não será facilmente enganados, pois em qualquer manifestação diferente será conhecido estes ensinos.


Há também aqueles que são levados por qualquer vento de doutrinas, porém uma vez que nos ocupamos em conhecer a Deus, e seus ensinos contidos na Bíblia, vai ser muito difícil sermos enganados, pelos falsos ensinos.


A medida que nos tornamos mais próximo do Senhor, iremos conhecer o seus gostos e de como podemos agradá-lo. 


A crença correta é essencial e influencia nosso relacionamento com Deus. Por isso busque se aprofundar nos conhecimentos contidos nas Escrituras e desfrute do privilégio de conhecer o Senhor, através de todas as suas revelações contida nelas.


Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Definition List

Unordered List

Support