Uma igreja para um povo feliz...

quinta-feira, 25 de junho de 2020

12 atributos de Deus




Por mais que tente, o homem não consegue extrair o conhecimento de Deus, da mesma forma que se extrai conhecimentos de algum objeto ou pessoas. Porém Deus por sua graça, bondade e misericórdia, nos concedeu o conhecimento de sua pessoa através de sua palavra a bíblia sagrada. 

Todas as informações que o Senhor revelou para a humanidade, através das Escrituras Sagrada, são o suficiente para que o homem alcance de Deus o perdão de seus pecados e receba um presente de Deus, chamado vida eterna.


Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, sendo assim o homem herdou de Deus alguns atributos que denominamos de atributos comunicáveis, porém há alguns atributos de Deus que somente Deus tem, que denominamos de atributos incomunicáveis.


Todos estes atributos são uma revelação de Deus, porém não podemos conhecer todos os atributos de Deus, por se tratar de um ser infinito. A compreensão limitada jamais poderá compreender de forma exaustiva e completa de Deus. 


Os atributos de Deus também são conhecidos como atributos naturais e morais, porém nós neste estudo estaremos utilizando de atributos comunicáveis e incomunicáveis de Deus. 



Atributos Comunicáveis de Deus


Nos atributos denominados comunicáveis, são alguns dos atributos que também é possível encontrar na natureza humana e Deus se comunica com os homens, mediante a estes atributos.


É através destes atributos comunicáveis que Deus se manifesta para a humanidade, revelando-se como ser moral, consciente, inteligente e livre. Estes atributos é mais fácil de ser compreendido pelo homem, pois o ser humano também conseguem manifestar estes mesmos atributos, pois trata-se de algumas similaridades das qualidades humanas. É evidente que estes atributos está de forma superior em relação dos mesmos atributos encontrados nos homens.


Estaremos mencionando, pelo menos 5 destes atributos comunicáveis de Deus:


1° Atributo - Sabedoria

Deus é extremamente sábio, pois conhece o fim das coisas, desta maneira suas decisões são perfeitas. Embora este atributo é compartilhado com o homem, porém nunca plenamente. Por mais sábio que uma pessoa seja, nenhum ser humano conseguirá sobrepor a sabedoria de Deus.


Deus em sua palavra nos incentiva a buscar sabedoria, e abre um parêntese para quem não tem basta pedir ao Senhor, que lhe dará liberalmente. Temos um exemplo bíblico muito conhecido por todos os cristãos, que é o rei Salomão, que foi umas das pessoas mais sábias de todos os tempos.  


A sabedoria de Deus está disponível para todos, até mesmo uma pessoa analfabeto pode ser uma pessoa muito sábia, como há também o outro extremo que pode também haver uma pessoa muito estudada, porém esta pessoa pode ter falta de sabedoria. É bom lembrarmos que sabedoria e conhecimento são duas coisas distintas uma das outras. Uma pessoa  pode ser muito sábia, sem ter muitos conhecimentos e vice e versa.


Boa parte dos problemas que nós enfrentamos, poderiam ser evitados se nós estivéssemos sabedoria na hora de decidir ou de fazer uma escolha. Quanta dor de cabeça nós evitaríamos, se no momento  momento certo nossa resposta fosse não! Ao invés de aceitar aquilo que você sabia que não devia ter aceitado. Nós temos muito medo de dizer não, porque uma resposta negativa, a maioria das vezes não é bem aceita. Porém uma pessoa que tem sabedoria, consegue dizê-la sem trazer constrangimento e remorso algum.


É a sabedoria que abre para nós uma porta que nos leva para tranquilidade, para a paz, para a alegria e para realização, sabe o por quê? Porque é a sabedoria que faz com que agimos de forma correta e responsável diante das dificuldades.


É evidente que existe situações em nossa vida que é inevitável, porém há muitas situações que nós conseguimos evitar, afinal de contas muita das coisas que tiram o nosso sono, são probleminhas pequenos, que por sinal muita das vezes vão se acumulando e quando damos conta já virou uma bola de neve; esses probleminhas conseguimos evitar, porém ao depararmos com grandes problemas, são nestes momentos que precisamos pedir sabedoria para Deus.


 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.

Tiago 1:5,6



2° Atributo - Santidade

É a santidade de Deus que revela sua pureza moral. É por sinal um padrão que todo o homem deve imitar. Mesmo sabendo que Deus é perfeito e o homem é imperfeito, o homem precisa buscar ser santificado por Deus, é por esta razão que precisamos reconhecer Jesus como nosso Salvador, pois é o sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado.


A santidade é um assunto muito sério, porque as pessoas querem estar com Jesus, porém não querem abrir do pecado, porém se você quer ter Jesus em sua vida, precisa renunciar o pecado, e viver em santidade com Deus. Não basta apenas ser cristão, não basta apenas ser evangélico, é necessário viver uma vida de santidade com Cristo.O fato de um cristão não renunciar o pecado, impede ela de desfrutar os prazeres do mundo, como impede elas de alcançarem as promessas de Deus.


Quando você entrega sua vida para Jesus, a palavra de Deus nos diz que o Espírito Santo passa a fazer morada em nós. O Espírito começa não somente a te encorajar, a te fortalecer, a te capacitar, mas ele também irá te convencer do pecado, da justiça e do juízo, ou seja, todas as vezes que você pensar em fazer algo contrário aos ensinamentos da palavra de Deus, o Espírito Santo irá te convencer que melhor é viver uma vida em santidade com Deus e você embora esteja sujeita ao pecado, você não terá mais prazer em pecar.


Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

1 João 3:8,9


3° Atributo - Amor

É através do amor que Deus se aproxima cada vez mais de nós. O Novo Testamento é categórico em afirmar que Deus é amor. O evangelista João afirma que Deus nos amou de tal maneira, que por consequência deste amor, entregou seu Filho Amado como preço de resgate de nossa alma. Jesus também provou seu amor entregando a sua vida. 


Para você ter uma ideia a dimensão do amor, Deus deixou como os dois principais e maiores mandamentos o amor. Amar a Deus acima de todas as coisa e amar ao próximo como amamos a nós mesmo.


Falando de amor, como isto funciona na prática? Muitas pessoas pode até pensar que amar a Deus é mais importante do que amar ao próximo, porém a palavra de Deus nos ensina que aquele que não ama o próximo a qual pode ver, não poderá amar a Deus a qual não vê, portanto provamos que amamos a Deus, quando nossas ações comprova que amamos o nosso próximo.


O livro aos Gálatas vai muito além no ensinamento de amar ao próximo; ele nos ensina que amando o nosso próximo estamos cumprindo toda a lei de Deus. Se você pensa que é possível amar a Deus, sem precisar amar aquela pessoa que te persegue, você está completamente enganado. Eu costumo dizer que amar é uma decisão e não apenas um sentimento. 


4° Atributo - Justiça 

Deus é a perfeita justiça. Ninguém é justificado senão mediante a fé pelo que Deus fez por nós. Não há nada que consiga fazer para ser justificado pelos meus pecados, porém fomos justificados diante de Deus mediante ao sacrifício do Senhor Jesus Cristo, realizado na cruz do calvário. 


Ser nova criatura, ser nascido do Espírito, como Jesus ensinou para Nicodemos, é a verdadeira justiça de Deus. A justiça de Deus não está relacionado com a justiça humana, pois a justiça humana é incapaz de justificar o homem. Geralmente a justiça humana, é resolvida com mais injustiça ainda, porém a justiça de Deus traz uma regeneração no modo de viver do homem, coisa que dificilmente a justiça humana consegue trazer.


Uma definição básica sobre a justiça de Deus,  é a manifestação da graça salvadora, sendo que o Senhor Jesus nos substituiu como perfeito sacrifício, destruindo assim para sempre o poder do pecado que nos afastava de Deus trazendo para nós uma condenação eterna. 


Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 5:1,2


5° Atributo - Fidelidade

Em um relacionamento, fidelidade é algo que só descobre com o tempo. Quando falamos de fidelidade de Deus isso significa que o Senhor é fiel e confiável em suas promessas. Diferente dos homens, o Senhor jamais vai prometer algo para alguém e não cumprir com o que prometeu, salvo apenas em caso de uma promessa condicional, onde Deus exige algo para receber a dádiva de sua promessa.


No tempo em que estamos vivendo, já presenciamos muitos exemplos de infidelidades, seja nos relacionamentos humano, seja nos relacionamentos  comerciais, nas relações institucionais, nas relações entre familiares, o que mais ouvimos ou presenciamos é infidelidades, mas a palavra de Deus fala de um Deus fiel, de um Deus Grande em fidelidade. 


Deus é fiel sempre, nós muita das vezes permanecemos e somos infiéis, porém Deus é fiel e nós como filhos de Deus, precisamos aprender com Pai, como poderemos ser fiéis. Não encontramos em Deus variações, Ele é o mesmo, hoje, ontem e eternamente, por este motivos devemos aprender com o Senhor a sermos fiéis em todos os nossos relacionamentos. Por isso eu quero te convidar a meditar na fidelidade de Deus.


A tua fidelidade dura de geração em geração; tu firmaste a terra, e ela permanece firme.

Salmos 119:90



Atributos Incomunicáveis de Deus


Os atributos incomunicáveis de Deus são aqueles pelo qual o Senhor não compartilha com nenhuma de suas criaturas. 


Estaremos mencionando pelo menos 7 destes atributos, confiram:


6° Atributo - Auto-Existente 

Este é um dos temas em que muitos ainda não compreenderam, isso porque só Deus é auto-existente. Isso significa que ele não faz parte da criação e não depende de nada e de ninguém para existir, tendo ele existência própria.


Deus não tem causa de existência, nem criou a si por si mesmo. ( Salmos 90:2 diz: “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.”). 


7° Atributo - Único

Ele é único, sendo assim não há ninguém igual a Ele, porém ele subsiste manifesto em três pessoas distintas, mas iguais em poder, em glória e majestade. 


A crença que crer em um único Deus é chamado monoteísmo. Três são as religiões que advogam a crença em um único Deus. O islamismo,  o judaísmo e o cristianismo pregam a crença em um único Deus, enquanto as outras religiões pregam a existência de vários deuses, a mente humana é o limite para as criações desses deuses. A crença que crer na existência de vários deuses é chamado politeísmo.


8° Atributo - Imutável

Tudo debaixo do céu muda e passa, porém não há mudança ou variação alguma em Deus. Seu conhecimento e poder nunca vai ser maior ou menor. Deus é imutável em sua essência e atributos.


A segunda lei da termodinâmica diz que no universo tudo muda e possui a tendência de se deteriorar. Não há nada na criação que permaneça para sempre.


O oceano perde a sua água ao evaporar para as nuvens devido ao aquecimento dos raios do sol. O sol a todo o momento perde a sua massa. O corpo humano diariamente envelhece. Tudo o que é criado não é eterno, e por isso, está sujeito a mudanças.


Quando o assunto é Deus, já aprendemos que o Senhor é auto-existente por isso não foi criado por ninguém. Desta maneira é o único que não muda.


9° Atributo - Eterno

O termo usado pela bíblia para descrever a eternidade de Deus ultrapassa nossa capacidade de conhecimento. Deus como auto-existente não teve um começo, e como eterno Ele não tem fim. Não temos muitos exemplos para comparar com a eternidade de Deus, pois somente os Senhor não teve um início e não terá fim.


Geralmente nós utilizamos dos anos para contar o tempo de vida de uma pessoa, porém os anos não são o único meio que temos para contar a idade de uma pessoa, se nós transforma-se isto em dias, minutos ou segundos; os resultados seriam bem maiores. Por exemplo uma pessoa de 20 anos, já viveu 10.512.000 ( dez milhões e quinhentos e  doze mil minutos), isso  comparando com horas, se eu comparar em segundos o número é ainda maior.


Este exemplo que acabei de mencionar, não significa nada comparado com a eternidade. Você sabe me informar a idade exata de Deus, tenho certeza que a resposta é não. Nunca saberemos a idade exata do Senhor, isto porque Deus é eterno. Não vou dar mais exemplos, pois isso acabaria dando uma pane nos circuitos de nosso cérebro, mas acho que você já teve uma noção do que estamos falando.


10° Atributo - Onipresente

Dizer que o Senhor é onipresente, é dizer que Deus consegue estar em vários lugares ao mesmo tempo. Deus é infinito ao tempo e espaço. Quando falamos que Deus é infinito ao tempo, estamos falando de eternidade, e quando falamos que Deus é infinito ao espaço, estamos falando de sua onipresença.


Será que há algum momento que realmente estamos sozinhos? As Escrituras nos ensinam que os olhos de Deus, estão por toda a parte. Não importa qual seja o lugar do mundo ou do universo que estejamos, mesmo assim não há como se esconder de Deus. Por isso é que a resposta que tenho para você é não. Não há nenhum momento em que nós podemos dizer que estamos sós. Isso ocorre devido a onipresença de Deus. 


11° Atributo - Onisciente

Dizer que o Senhor é onisciente, é dizer que Deus conhece todas as coisas. Ele conhece o presente o passado e o futuro. As Escrituras ensinam que o Senhor detém toda compreensão e sabedoria. Deus tem conhecimento infinito.


A onisciência de Deus é realmente algo extraordinário, algo que foge de nossa compreensão limitada e humana. Todo o conhecimento está com o Senhor. Ele sabe o fim antes mesmo de começar, Ele conhece a quantidade dos fios de seu cabelo, resumindo ele conhece tudo. Vou deixar o Salmos 139 para que você venha meditar sobre a onisciência de Deus.


12° Atributo - Onipotente

Dizer que o Senhor é onipotente, é dizer que Deus tem todo o poder. Talvez você pode até pensar que isto fica um pouco abstrato com esta declaração, porém não há um livro que consiga fazer uma genuína interpretação sobre este tema, do que as Escrituras Sagrada, por isso vou deixar alguns versículos bíblicos para sua meditação:


Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Salmos 91:1


E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.

Apocalipse 19:6


Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

Jó 42:2



Conclusão


Há muitos outros atributos de Deus, porém falamos apenas 12 de muitos outros, sendo que 5 deles são atributos comunicáveis, ou seja, toda humanidade pode também usufruir destes atributos, e 7 deles são atributos incomunicáveis, ou seja, somente Deus possui estes atributos.  


Há muita coisa que precisamos conhecer sobre Deus. Porém melhor do que conhecer a Deus através do estudo é conhecer a Deus na comunhão e na graça do Senhor.Portanto meu conselho, que por sinal também é o conselho das Escrituras Sagrada, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor.


Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Definition List

Unordered List

Support