Uma igreja para um povo feliz...

quarta-feira, 24 de junho de 2020

A existência de Deus pode ser comprovada?



Muitos ateus exigem provas que realmente Deus existe. Portanto a existência de Deus é uma premissa fundamental das Escrituras, no entanto é necessário crer na palavra de Deus (Bíblia) para ficar melhor a compreensão de sua existência. 


Como cristão eu não quero comprovar para ninguém que Deus existe, porém eu quero registrar a minha crença em Deus mediante a fé que uma vez me foi dada, que não é uma fé cega, mas uma fé baseada nas Escrituras e nas minhas experiências pessoais com Deus.


É a Bíblia a principal fonte onde declara a existência de Deus. Em sua primeira declaração está escrito: “ No princípio criou Deus os céus e a terra.” Nesta primeira declaração, Deus é apresentado não somente como Criador, mas também como sustentador de toda as coisas, tanto as materiais, quanto as espirituais.


Deus se revela para a humanidade, principalmente através das Escrituras. Desde  o primeiro livro, Gênesis. até o último livro, Apocalipse, o Senhor vem se revelado. Estas revelações são as provas de sua existência, embora a Bíblia não seja a única prova de sua existência, é através dela que vamos utilizar como base de todos os nossos estudos.


As barreiras encontradas no homem


A maior barreira que o homem encontra para acreditar em Deus, seja o fato de Deus ser muito maior do que qualquer explicação humana, ou seja, a mente humana ou mesmo as tecnologias utilizadas pelos homens, não são suficientes para fazer uma leitura total de quem Deus é. 


A barreira do tempo e do espaço


Quando Moisés interrogou a Deus e argumentou sobre o fato de o povo hebreu querer saber quem Deus é. O Senhor respondeu para Moisés,”EU SOU O QUE SOU”. Deus continua a responder a Moisés, dizendo: “O EU SOU” me enviou a vós.


Esta resposta de Deus para Moisés, como resposta para o povo; foi um grande resumo do que Deus é. Isso porque o homem jamais vai conseguir entender, quem é Deus, pois somos todos limitados no tempo, um dia vamos morrer, e espaço, não podemos estar em vários lugares ao mesmo tempo, porém Deus não está preso no tempo, pois Deus é atemporal não tem começo ou fim, Deus não está preso ao espaço, pois Deus é onipresente consegue estar em vários lugares ao mesmo tempo. É exatamente estas condições de tempo e espaço um dos grandes desafios para a compreensão humana em relação à Deus.


A barreira da incredulidade


A incredulidade é uma arma muito utilizada, pelos defensores da inexistência de Deus. É muito mais fácil dizer simplesmente que não acredita na existência de Deus, do que comprovar que ele realmente não existe.


Muita das vezes, a incredulidade rejeita a existência de Deus, sem ao menos investigar qualquer possibilidade de uma revelação divina. Desta forma eles não somente rejeita a existência de Deus, como rejeita a Bíblia como a palavra de Deus, contendo a revelação de sua existência para a humanidade.


Embora a Bíblia seja um livro escrito por homens, a Bíblia é uma revelação divina, escrita por inspiração divina, de maneira que afirmamos que todo o seu conteúdo não foi escrito por vontade humana, mas por vontade divina (Deus). A Bíblia não só contém a palavra, mas ela é a própria palavra de Deus, sendo para nós uma revelação divina.



Outras Revelações sobre a existência de Deus  


Já falamos da principal revelação sobre Deus, que é a Bíblia, porém há outras formas que Deus se revela. Vejamos:


Revelações através do homem


Deus ao criar o homem, criou a sua imagem e semelhança, porém o homem ainda não tinha vida, para que isto fosse possível o homem precisaria de uma alma. Deus soprou do seu espírito no homem, e através das narinas do homem Deus soprou do seu espírito  e pela primeira vez o homem se tornou alma vivente. Não é à toa que uma criança ao nascer precisa chorar, segundo a ciência isto ocorre para que  se abra os pulmões,  desta forma a criança expulsa o líquido amniótico que estavam dentro dele. 


Já ao nascimento de uma criança, Deus revela como Criador. O fato da criança chorar ao nascer, não é apenas uma coincidência do sopro de Deus ao criar ao homem, mas se trata de uma revelação de Deus para a humanidade. Esta revelação de Deus, foi deixada para o homem de forma proposital.


Constantemente os salmistas revelam uma sede pela presença de Deus em sua vida. Esta sede de Deus, é a alma buscando o Deus Criador para saciá-la com sua presença, sendo esta uma revelação natural que Deus deixou para o homem de  sua existência. Confira alguns destes Salmos:

  • Estendo para ti as minhas mãos; a minha alma tem sede de ti, como terra sedenta  Salmos 143:6

  • Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Salmos 63:1

  • A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?  Salmos 42:2


Muitas outras revelações é concedida por Deus, através do homem (humanidade).

São estas revelações que faz com que o espírito do homem creia num ser divino superior, fazendo que o ser humano seja um ser religioso por natureza. Muitas das vezes o homem se utiliza da antropopatia para expressar melhor esta comunhão com seu Criador.


Revelações através da natureza


Outra revelação surpreendente de Deus, vem através da natureza. Vamos pegar como exemplo o nosso planeta Terra. Por muitos anos, e até o prezado momento há muitos estudos para descobrir se há vida fora do planeta Terra. Ao estudar sobre este tema os cientistas descobriram a causa da existência de vida na Terra.


O que se descobriu é muito complexo. Há vários fatores para permitir vida terrestre, e sem estes fatores seria praticamente impossível vida terrestre, seja ela humana, animal, vegetal ou qualquer outra espécie de vida já conhecida. Conheça estes fatores:


  • O tamanho da Terra e sua gravidade: Se tamanho do planeta Terra fosse menor, não seria possível a existência de uma atmosfera que permitisse vida. Se o planeta Terra fosse maior, ela conteria hidrogênios livres e isso impediria vida terrestre de qualquer natureza. O planeta Terra é o único planeta já conhecido pelos homens, que é provido de uma atmosfera na medida exata de gases, permitindo assim que haja vida terrestre, não somente humana, quanto a vegetal e animal.

  • Sua distância do sol: O planeta Terra possui a distância exata permitindo vida terrestre, sendo assim se fosse mais próximo do sol,  nós queimaríamos e se fosse mais distante nós congelaríamos, sendo assim não teríamos vida no planeta Terra.

  • A lua: A lua tem o tamanho e a distância perfeita da terra. A lua é responsável direto pelo equilíbrio das marés, fazendo com que as águas não estagnam e também que as águas não inundem os continentes.


Muitas outras variáveis que há no planeta permite que nós tenhamos vida, e sem essas variáveis isso seria impossível. E estas variáveis contidas na natureza, nos revela a dependência de um ser superior, sendo que sem a existência deste ser superior (Deus) não seria possível a vida terrestre.



Revelação através da História



Não podemos negar os fatos históricos. Esses fatos históricos apontam para a existência de Deus. 


Israel

Milhares de pessoas espalhadas por todo o mundo conhecem a história dos judeus. E ao depararmos com esta história dramática. Alguns dos eventos mais triste da história da humanidade aconteceram com esse povo.


Tudo o que aconteceu com os judeus e sua preservação é decorrente da aliança de Deus com este povo, portanto  chegamos a conclusão que os judeus, ainda existem até hoje, pelo fato de uma intervenção divina. 


Algumas histórias curiosas 


No decorrer dos tempos encontramos algumas histórias muito curiosas. Algumas pessoas fora de sua consciência normal, não somente desacreditaram de Deus, como zombaram de Deus em muitas ocasiões, porém estas histórias não tiveram um final feliz para os zombadores, algumas são até muito curiosa.


Não posso afirmar se todas as histórias são reais, mas pelo menos elas trazem uma moral e através destas histórias chegamos a conclusão que, com Deus não se zomba. Confira estas histórias:


John Lennom

No ano de 1966, ele disse que o cristianismo iria acabar. Ele afirmou: “ Jesus é legal e suas disciplinas são muito simples. Hoje nós somos mais populares do que Jesus Cristo”. Logo após o Show  Lennom foi assassinado e recebeu três tiros de um próprio fã, infelizmente ele não resistiu e faleceu


Tancredo Neves

Na ocasião em sua campanha presidencial, vendo que nas pesquisas estava ganhando em disparado, disse um infeliz discurso. Ele disse que nem Deus podia tirar ele da presidência da República. Os votos para ser eleito como presidente da república nacional brasileira, ele conquistou, porém um dia antes de tomar posse ele faleceu.


Cazuza

Em um show no Canecão (Rio de Janeiro), ele deu um trago em cigarro de maconha; soltando a fumaça para cima ele disse: “Deus essa é para você!” Este homem morreu de overdose logo após o show.


Marilyn Monroe

Um dia o evangelista internacional Billy Graham foi visitá-la logo após uma apresentação de um show. Ele pregou o evangelho de Cristo para ela. Ela porém respondeu e disse eu não preciso de seu Jesus. Uma semana depois foi encontrada morta em seu apartamento.


Titanic

O navio Titanic na ocasião em que foi construído, apontaram como o maior navio de passageiros da época. O dia de entrar em alto mar, um repórter fez a seguinte pergunta para o construtor: “ O que senhor tem a dizer para a imprensa, sobre a segurança de seu navio?” O construtor, com um tom irônico respondeu:” Nem Deus poderá afundar o navio. O resultado de toda ironia foi, o maior naufrágio de um navio de passageiros do mundo.


Campinas - São Paulo

No ano de 2005, em Campinas, São Paulo; um grupo de amigos, já embriagados, foram buscar a última pessoa de seu grupo para se direcionar para uma balada. Pararam de frente da casa da jovem, e a chamaram, junto com a moça veio a mãe. A mãe, por sua vez, com medo vendo todos embriagados e observando sua filha entrando naquele carro lotado, pegou a mão de sua filha, que por sinal já se encontrava dentro do carro, e disse: “Filha vai com Deus, que ele lhe proteja.” A filha, que estava na presença de seus amigos, para tirar uma onda com sua mãe, disse: “ Só se ele for no porta-malas, pois aqui já está lotado”.


Algumas horas depois veio a notícia. Os jovens sofreram um acidente, morreram todos, o carro ficou irreconhecível, mas uma coisa chamou a atenção o porta-malas estava intacto. A polícia técnica disse que pela violência do acidente, seria impossível o porta-malas ficar intacto, e o que mais foi impressionante, foi encontrar uma bandeja com 18 ovos, sem nenhuma violação e todos armazenados corretamente na bandeja de ovos.



Há muitas outras histórias impressionantes. Quem sabe podemos falar mais sobre essas histórias em nosso site. Todos nós sabemos que Deus criou o homem com livre arbítrio, ou seja, todos têm a liberdade de escolha e são responsáveis pelos seus atos. Nesta liberdade de escolha, inclui também acreditar ou não em Deus, porém todos temos um limite, até mesmo para Deus, ninguém é obrigado acreditar em Deus, pois crer nele é uma questão de fé, agora pelo fato de uma pessoa não acreditar nele, não lhe dar o direito de zombar dele.


 Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.  Gálatas 6:7

Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Definition List

Unordered List

Support