Uma igreja para um povo feliz...

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Como celebrar a Ceia do Senhor?

Como o nome sugere, a Ceia do Senhor deve ser celebrado à mesa. A responsabilidade de  administrar a Ceia do Senhor é do pastor, e de servir a ceia do Senhor é dos diáconos e diaconisas. Embora seja uma celebração muito importante, na minha opinião uma das mais importantes, ela é administrada por homens à qual o Senhor tem levantado e capacitados para realizar esta celebração tão importante, portanto exercendo esta autoridade de cuidar e zelar da Ceia do Senhor, sendo assim o pastor juntamente com seu corpo de obreiros, tem a responsabilidade de orientar quem deve e quem não deve participar deste memorial.


Quem pode participar da Ceia do Senhor?


Quando a bíblia diz: “Examine-se o homem a si mesmo”, esta orientação é dada para que cada um venha examinar o seu coração, e julgar se naquele momento está apto para participar ou não desta celebração. Agora o que precisamos levar em consideração é o seguinte: Tem pessoas que mesmo não tendo condições alguma, teima em participar da Ceia do Senhor, porém na mesma passagem bíblica que manda o homem examinar a si mesmo, nos afirma que quem toma indignamente (pecados ocultos) come e bebe para a sua própria condenação.


Há etapas que precisa ser cumprida para que uma pessoa se torne apta para ser participante deste memorial. Os primeiros passos para que uma pessoa se torne apta para participar  são:


  • Ser batizada nas águas: A pessoa antes de participar deste memorial, precisa ser batizada nas águas. Nenhuma pessoa que não seja batizada nas águas, deve participar deste ato, isso porque biblicamente falando uma pessoa expressa para o mundo e para a igreja sua aceitação em sua fé em Cristo, através do batismo nas águas. 

  • Ser membro de uma denominação: É muito importante a igreja como organização. Encontramos nas Escrituras Sagrada ( Bíblia ), em especial o Novo Testamento, muitas orientações para estarmos reunidos para participar da Ceia do Senhor. Estar reunidos é sinônimo de comunhão com Cristo e com a igreja e se reunir só é possível quando somos membros de uma igreja ( denominação ).

  • Estar em comunhão: Aqui estamos nos referindo em comunhão com Cristo, mas também estar em comunhão com a igreja. Jesus em seus ensinamentos deixou bem claro, só podemos afirmar que amamos a Deus se amarmos os nossos irmãos. O mesmo ocorre com a comunhão, se não temos comunhão com nossos irmãos, nós também não temos comunhão com Cristo. O negócio é tão sério que Jesus ensina sobre a oferta e nos adverte se por acaso tiver algo contra o seu irmão, deve-se primeiro se reconciliar com seu irmão e depois sim, estará apto para ofertar. A Ceia do Senhor, também segue esta mesma linha de interpretação.

  • Dar bom testemunho de Cristão: Encontramos nas Escrituras a advertência para cada um se examinar, porém há muitos cristãos que já está com sua consciência cauterizada, ou seja, já não tem a sensibilidade para ouvir a voz do Espírito Santo, o pecado e a  má conduta já não o incomoda, a ponto de não possuir mais o discernimento espiritual para saber o que é certo ou errado. Como pastor de uma congregação, falo com experiência de fato, alguns mesmo sabendo que está em pecado, participa da Ceia do Senhor normalmente, como se nada houvesse acontecido.


Cuidados com o visitante


Geralmente participamos da Ceia do Senhor uma vez por mês, em algumas igrejas o costume de participar da Ceia do Senhor é anual, ou seja, uma vez por ano. Há até mesmo outras igrejas, como é o caso da igreja católica que participa da ceia ( hóstia )semanalmente, ou seja,  uma vez por semana. Lembrando que não há uma regra nas Escrituras de quantas vezes devemos participar da Ceia do Senhor, por isso nenhuma dessas igrejas estão erradas ou certas, isso em relação de vezes para participar deste memorial. A orientação das Escrituras é: “Fazei Isto todas as vezes, em memória de mim”.


Pode ocorrer que em um dia em que reservamos para celebrar a Ceia, recebemos a presença de alguns visitantes. Neste caso nos vem a pergunta: Este visitante pode participar da Ceia do Senhor? Geralmente a Ceia do Senhor é para membros da congregação, porém não há restrição para o visitante desde que ele esteja em conformidade com as exigências que já citamos acima. Caso o visitante não cumpra com os requisitos, este visitante precisa ser orientado a não participar da Ceia do Senhor. Nada o impede de assistir a celebração, porém fazer parte do memorial não é recomendado.


Uma dica,  é orientar o visitante antes mesmo de dar início do culto sobre estes procedimentos,  para que ele não se sinta constrangido durante a celebração. A recepção ou a pessoa que o convidou deve se encarregar de dar estas orientações. Em caso do visitante por conta própria, ou seja,  não foi convidado diretamente por um membro da congregação, mas  resolveu fazer uma visita no dia da Ceia do Senhor, neste caso o celebrante da cerimônia ( pastor) deve dar uma breve orientação, antes mesmo de começar a celebração.


Recomendações básica 


É importante deixar claro que a liturgia da Ceia do Senhor pode mudar de um ministério para o outro, se há um regimento interno em relação a Ceia do Senhor, no ministério pelo qual você serve ao Senhor, você precisa cumprir este regimento interno.


Outra recomendação muito importante que damos é: O pastor precisa anunciar com antecipação o culto de Santa Ceia. Geralmente este culto possui uma data fixa. Ela costuma ser no 1° Sábado de cada mês, ou o 1° Domingo de cada mês, ou alguma outra data sugerida pelo ministério, porém o importante que esta data seja conhecida pelos membros.


Outra recomendação é em relação aos hinos entoados. Eles devem ter relação com a Ceia do Senhor. Caso o ministério tem por costume utilizar-se da “harpa cristã” ( hinário pentecostal ), sugerimos os hinos:


22, 29, 39, 53, 182, 192, 233, 287, 289, 291, 301, 308, 328, 482, 491, dentre outros.




Agora se o ministério que você congrega adota outro tipo de hinário, procure utilizar de hinos, classificados como hinos de Ceia, ou que pelo menos tenha como tema a morte e ressurreição de Cristo. em caso de não se utilizar de nenhum tipo de hinário tradicional, você pode utilizar-se de alguns hinos avulsos que faz referência da morte (na cruz) e ressurreição (ao terceiro dia) de Cristo.



Modo de celebração da Ceia do Senhor


Agora que você já tem as orientações básica em relação a Santa Ceia do Senhor, vamos pular para a liturgia da Celebração da Ceia do Senhor.


1 - A celebração será iniciada com a leitura de 1 Coríntios 11: 23-34. Nesta ocasião todos devem estar de pé para acompanhar a leitura da passagem bíblica. A leitura deve ser feita pelo pastor da igreja, em caso da presença de um pastor presidente, seja regional ou ministerial, o pastor local deve passar o honra para ele. A Igreja não deve fazer a leitura junto com o pastor. O pastor faz uma leitura individual de todo o texto bíblico, a igreja deve permanecer de pé e ouvir todo o trecho da leitura realizada pelo pastor. Após a leitura o pastor pede para todos que se assente.


2 -  Agora o pastor precisa reservar um tempo de reflexão durante o culto,e se por acaso alguém no meio da igreja se sente indigno de participar da Ceia do Senhor, deve se manifestar diante da igreja e a igreja deve fazer um julgamento, há casos mais extremos em que deve procurar o pastor em particular dias antes da ceia, e o pastor fará um julgamento se pessoa terá ou não a liberdade de participar da ceia.


3 - Agora o celebrante ( pastor ) convida todos os obreiros ( presbíteros,diáconos,diaconisas e demais ministros ) para lavarem as mãos, para estarem aptos no manuseio dos utensílios da ceia. Após todos terem lavado as mãos, o pastor coloca a igreja de pé e faz a consagração do pão e do vinho ( suco de uva ). Após parte os pães e juntamente com os cálices ( individuais ) distribuem as diáconos e diaconisas e os tais distribuem à igreja.


4 - Enquanto o os obreiros ( diáconos e diaconisas ) servem a Ceia do Senhor, um departamento ( ministros de louvor ) entoam hinos de louvores e adoração ao Senhor, até que todos recebam o pão e o cálice. Após toda igreja ter recebido o pão e o cálice é a vez dos diáconos e diaconisas e os demais ministros recebem o pão e o cálice. Somente um presbítero, evangelista ou pastor deve servir os diáconos e diaconisas. 


5 - Agora que todos inclusive os ministros estão com o pão e o cálice em mãos, o pastor faz a leitura em 1° Coríntios 11:24 e todos participam do pão, é dado um curto espaço de tempo para a igreja glorificar e sentir a presença de Deus, depois é lido 1° Coríntios 11:25 e todos participam do cálice, é dado um curto espaço de tempo e a reunião é encerrada com uma oração de agradecimentos.   





Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Definition List

Unordered List

Support