Uma igreja para um povo feliz...

terça-feira, 7 de julho de 2020

Jesus, autêntico amigo


A companhia de um amigo é sempre muito importante, pois a definição que tenho de amigo é de uma pessoa que está sempre ao seu lado, seja nos momentos bons, como também nos momentos ruins; onde este amigo não mede esforços para te ajudar sempre que for preciso, que sabe dos seus mais íntimos segredos, e que sabe te dar uma bronca, sem ferir os sentimentos de amizade, sempre quando é preciso, ou seja, é uma pessoa que procura sempre o seu bem, estar disposta a sorrir quando você sorrir, e chorar quando você chorar, e nenhum momento vai buscar tirar proveito de sua amizade.


Você conhece alguma pessoa com estas qualidades? Parabéns, pois esta pessoa é sua amiga. Portanto procure preservar essa amizade, pois é muito difícil encontrar um verdadeiro amigo em nossos dias atuais.


Se você já se decepcionou tanto, que acha que não existe uma amizade verdadeira, não se desespere; pois vou te apresentar a um verdadeiro amigo meu. Seu nome é Jesus Cristo, ele tem todas as qualidades que já te mencionei, e suas qualidades vai muito além, pois um dia ele entregou a sua própria vida para me salvar, porém ele não está morto, ele está vivo e quer se tornar também o seu amigo.


O verdadeiro amigo ama incondicionalmente


Jesus demonstrou o seu grande amor por nós, quando entregou a sua própria vida em favor de seus amigos. Isso Jesus fez com total consciência do que estava fazendo, fazia parte da missão de Jesus, se oferecer como oferta agradável a Deus, porém sem o amor de Deus, esta missão seria impossível de cumprir. 


Não quero que a demonstração de sua amizade e amor chegue no mesmo nível de Jesus, mas seria muito importante entender,  quais são as principais qualidades desta amizade:


  • Confiança

  • Cordialidade

  • Fidelidade

  • Personalidade

  • Companheirismo

  • Educação

  • Amor


Todo bom amigo precisa ter estas qualidades. Caso falte estas qualidades, não se iludam, a pessoa que está ao seu lado não é um amigo. Não passa de um mero colega. No entanto todas essas e outras qualidades, você encontra em Jesus.


A necessidade de bons amigos


Todos precisamos de bons amigos. Talvez não precisamos de muitos, o que precisamos é de pelo menos um amigo. E sabemos reconhecer uma verdadeira amizade, quando observamos nela o desejo  e o prazer que ela tem de partilhar, suas alegrias e suas adversidades. 


Reconhecemos os bons amigos, quando temos confiança para compartilhar nossos :


  • Cuidados

  • Sofrimentos

  • Alegrias

  • Trabalhos

  • Temores

  • Ideias

  • Projetos


Jesus em seu ministério terreno foi amigo de todos, porém havia três deles que estavam a todo tempo mais próximo de Jesus. São eles, Pedro, Tiago e João. Os amigos de Jesus não eram os mais perfeitos, mas estavam sempre ao seu lado. Em todos os momentos Jesus, os ensinava e os tratava com postura de um verdadeiro amigo, por mais que eles tinha as suas imperfeições. Jesus desejava que os seus amigos tivessem um caráter transformado.


A condição para ser amigo de Jesus


Jesus nos ama de maneira incondicional, porém há uma condição para se tornar amigo de Jesus. Jesus já não tratava os seus discípulos como servos, mas os tratam como amigos, porém, para que eles fossem verdadeiramente amigos de Jesus, eles iam precisar obedecer a sua palavra.


A Obediência resulta em alegria


Seria impossível os discípulos se tornar um amigo de Jesus, sem obedecer as suas palavras, isso porque eles chegariam a um conflito, caso suas palavras não fossem ouvidas e obedecidas, pois as palavras de Jesus, sempre foi vida. O seu amigo Pedro, um dia teve oportunidade de fazer esta declaração: 


“Para onde iremos nós, se só o Senhor tem palavras de vida.”


Precisamos entender que o Senhor Jesus, quer relacionar com seus amigos diariamente. Jesus não impõe regras para uma intimidade íntima e sincera, porém não há como manter uma amizade com Jesus, se o contato com ele não for diário. A propósito, nenhuma amizade no mundo, sobrevive sem manter contato.


A amizade de Jesus é um modelo a seguir


Jesus sabia que havia uma dívida, em que seus amigos precisavam pagar. Para entrar na presença de Deus, só é possível através da santidade, pois o pecado não entra no céu, e todos por natureza herdamos de Adão, a natureza pecaminosa.


Não havia ninguém digno de pagar esta dívida, só Jesus poderia pagar tamanha dívida. Pois somente uma pessoa que não conheceu o pecado, desde o seu nascimento, poderia pagar pelo resgate de um povo pecador. todavia Jesus nos pagou por esta dívida, e pela graça (Favor imerecido) de Jesus, somos salvos.


Cristo quer ter mais amigos do que servos


O cumprimento da lei para salvação, soava como uma obrigação. Sendo assim, para conquistar a salvação, só era possível através de regras e obrigações. No entanto através do sacrifício de Jesus, o que era feito por regras e obrigações, abriu espaço para o amor e para amizade.


Foi por amor que Jesus pagou a nossa dívida com Deus, não foi por obrigação. Agora temos o poder de sermos chamados filhos de Deus, através do reconhecimento deste amor, por isso já não somos mais chamados de servos e sim de amigos e filhos de Deus.


A prova dessa amizade é que Ele nos revela seus planos e propósitos


Já não há mais segredos, para quem tem Jesus como seu melhor amigo. Pois o Senhor nosso Deus, tem nos revelado seu amor e seus propósitos, através de seu filho unigênito, Jesus Cristo. Os planos de Deus para nossa vida são duradouros, pois os planos de Deus é que toda alma se salvem.


Este plano de salvação, foi revelado e executado por Jesus, lá na cruz do calvário. Hoje você pode ter comunhão com o seu verdadeiro amigo. 


Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Livro de Provérbios, Capítulo 17 e versículo 17.
Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Definition List

Unordered List

Support