Apocalipse suas interpretações


Você é fascinado pelo estudos das profecias bíblicas? Pelo menos já teve alguma curiosidade sobre algum tema bíblico? Por acaso você já teve curiosidade para saber como será o fim do mundo e se realmente o mundo terá seu final? 


Eu confesso para você que eu me encanto, pois vejo nas Escrituras, tantos temas empolgantes e acabo descobrindo coisas extraordinárias, somente as Escrituras para desvendar os mistérios do mundo, de uma fonte confiável.


Os temas apocalípticos

  

São os temas que mais trazem curiosidade para mim e também acredito que o  tema também traz algum tipo de curiosidade também em você. Nestes tempos temos a oportunidade para compreender o que irá acontecer nos finais dos tempos. 


Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos da América, revela que a maioria dos evangélicos gostariam de ouvir o seu pastor (ministro) pregar mais sermões, com base no livro de Apocalipse e o fim do mundo. Por gostar muito deste tema, por 2 vezes eu aproveitei a oportunidade para transmitir um simpósio com este tema, foi por sinal  bastante esclarecedor para a congregação. Na verdade eles estavam sentindo falta de ouvir sermões com  este tema.


Muitos dos pregadores preferem ministrar uma palavra de auto ajuda, do que ir a fundo nesses temas do fim do mundo, principalmente os pregadores itinerantes, preferem transmitir uma palavra que vá agradar os ouvintes, para quem sabe poder voltar mais vezes em uma determinada congregação para pregar novamente. E com isso alguns até se esquecem de algumas verdades essenciais da fé.


E é aí que surge a necessidade de um pastor ou um dirigente de uma congregação, não deixar que estes temas de Apocalipse sejam esquecidos. Muitos acham este livro, muito difícil de compreender, talvez esse seja o principal motivo de não ser muito pregado, porém o que um obreiro precisa entender é que exatamente onde ele tem mais dificuldade, que é necessário depositar um esforço maior para que seja compreendido. Não é vergonha pedir ajuda, pelo contrário é sinal de humildade quando nós reconhecemos as nossas limitações. Temos também muitos livros e cursos que falam sobre estes assuntos, uma boa dica é que o obreiro façam estes cursos, e procure estudar nem que seja o básico sobre o tema.Este tema se for estudado a fundo, trará como benefício: Um grande reavivamento espiritual para sua igreja.


Definição da palavra Apocalipse


 Deixe explica o que significa esta estranha palavra: “Apocalipse”. Em grego a palavra “Calipto” significa sombra. A palavra “Eu” significa bom, portanto fazendo a junção das duas palavras, forma “Eucalipto”, que significa boa sombra. Agora o prefixo “Apó” é uma preposição que pode significar: para fora de… para longe de… retirado de…  


Um exemplo prático é a palavra apóstolo que significa: Aquele que é enviado para pregar fora, ou aquele que é enviado para pregar longe. Outro exemplo é a palavra apostasia que significa: Aquele que sai do meio do povo de Deus, e assim por diante.


Portanto quando eu junto a palavra apó ( para fora de ) com a palavra calipto ( sombra ); você encontra o termo Apocalipto ou Apocalipse, isto é, para fora da sombra ou para longe da sombra, ora o que está longe ou fora das sombras, está às claras ou está revelado, por isso que a definição da palavra Apocalipse é revelação,ou seja, este livro é a revelação do Senhor Jesus Cristo, para mostrar as coisas que vão acontecer nos finais do tempo.


As diversas interpretações de Apocalipse


O fato de ser uma revelação de Deus,  não impedem que entre os cristãos sinceros, haja diferenças de opiniões em relação a este livro, por isso que há diversas linhas de interpretação, tendo como ponto de partida estudos relacionados aos temas de apocalipse.

 

Por isso vou trazer uma revelação, que talvez venha trazer um choque para você. Tem muitas pessoas, que se denominam como cristãos, que não crêem no arrebatamento da igreja de Cristo. E tem alguns que até crêem, porém há muitas teorias sobre este assunto.


Pré-tribulacionista


Uma boa parte dos evangélicos denominados como pentecostais e também os neopentecostais são pré-tribulacionista ( acredita no arrebatamento da igreja, depois da grande tribulação, sendo que a segunda vinda de Jesus é feita em duas fases, a primeira nos ares, chamamos isso de arrebatamento e a segunda ele desce nos montes das Oliveiras é o que chamamos de segunda vinda de Cristo na terra).


  Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:16,17


Nesta compreensão uma multidão de pessoas vão desaparecer, num abrir e fechar de olhos.  E nesse desaparecimento em massa da igreja, que foi arrebatada, após o arrebatamento haverá uma grande tribulação na Terra, em período de 7 anos, e será governada pelo anticristo, que irá perseguir o povo de Israel é neste momentos que os judeus ortodoxo irão se converter ao cristianismo, após este período de 7 anos é que vai acontecer a segunda vinda de Cristo. Ele voltará em glória e majestade e em companhia de sua igreja, que foram arrebatados e estabelecerá o milênio (o reinado de mil anos).


Pós-tribulacionista


Esta linha de pensamento não acredita na vinda do Senhor em duas fases. Eles ensinam que todos serão arrebatados, após o período da grande tribulação, sendo está a segunda vinda de Cristo.


Arrebatamento Parcial


Esta linha de pensamentos acredita que a igreja vai ser arrebatada antes da grande tribulação. Porém eles também acredita que parte dos cristãos não serão arrebatados, sendo assim esses que ficaram dará continuidade na missão da igreja de pregar o evangelho de Cristo, posteriormente estes receberão a salvação, não por meio do arrebatamento, mas por sua fidelidade com Cristo. Esta linha de pensamento ainda que não seja muito adotada, tem muitos adeptos que defendem esta linha de pensamentos.


Mesotribulacionista


Esta linha de pensamentos acredita que haverá um arrebatamento da igreja, porém este arrebatamento será  na metade da grande tribulação, depois dos primeiros três anos e meio.


Conclusão


Há muita confusão nas interpretações do livro de apocalipse, por isso muitos pastores e pregadores, preferem não entrarem em terra desconhecida. Eu acho que ainda vai ser muito raro alguém ir a fundo nesses temas de apocalipse. A maioria prefere ficar em sua zona de conforto, e não se arriscar, porém não podemos esquecer que toda a palavra de Deus ( Bíblia ) foi escrita por homens sim, porém através da revelação de Deus. Uma maneira de interpretar e a principal segundo o que nos ensina a hermenêutica é a bíblia, interpreta a bíblia, ou seja, para entender o que uma passagem  bíblica quer dizer.procure nas próprias Escrituras sua interpretação. Algumas dicas:


  • Leiam versículos que dizem sobre o mesmo assunto.

  • Observem o contexto do versículo ( Leia o que diz antes  e o que diz depois)

  • Levem em consideração o contexto histórico]

  • Estude acompanhado de muita oração e pede para o autor ( Espírito Santo) lhe auxiliar em todas as suas dúvidas.

Postar um comentário

0 Comentários