Uma igreja para um povo feliz...

domingo, 9 de agosto de 2020

Como fazer uma igreja crescer em número de membros?


Esta é uma pergunta que todo pastor já fez ou continua fazendo até os dias de hoje. Mais será mesmo que existe uma fórmula de sucesso que vai nos trazer a este resultado de crescimento? 


Como pastor nós passamos por algumas experiências, e nestas experiências nós conseguimos aprender algumas lições e chegamos a algumas conclusões, mas a verdade é que não existe uma fórmula mágica para o crescimento de uma igreja, o que existe é trabalho. Só chegaremos ao topo após muito trabalho, porém como diz o ditado popular “Uma única andorinha não faz verão”. Precisamos que todos os membros estejam empenhados no crescimento da igreja local.


Qual é o principal fator para a igreja crescer?


O que temos ter em mente é que a igreja é o corpo de Cristo. A pergunta que nós fazemos é? O que o corpo humano precisa  para crescer? Para uma resposta curta e direta, a resposta é:


“O corpo precisa de nutrientes” , e nós encontramos os nutrientes necessários para o crescimento do corpo através dos alimentos? Mas não é qualquer alimento, precisamos dos alimentos corretos. Para cada fase da idade de um ser humano, há um tipo de alimento ideal. Por exemplo um recém nascido se alimenta de leite, a medida que ele vai crescendo ele passa a comer papinhas, depois ele vai crescendo e recebe um alimento mais sólido, e chega um ponto em que esta criança vai começar a comer com suas próprias mãos, talvez esta criança até pode pensar que já é um adulto, no entanto o que aconteceu foi que simplesmente a criança cresceu um pouco, mas ela ainda é dependente de seus pais.


Bom, neste parágrafos acima talvez não ficou tão claro mas deixei  dois   pontos importantes, que vale a pena fazermos uma comparação com o crescimento numérico de uma igreja. Vejamos:


A igreja precisa de alimentos


Parece ser óbvio, mas na prática isso é mais complexo do que você pode imaginar. O que seria alimento para a igreja? Uma criança para crescer precisa de cálcio para fortalecer os ossos, e proteínas para a manutenção de nossos órgãos e fortalecimento dos anticorpos, aumenta a nossa imunidade, livrando da morte de algumas doenças. No âmbito espiritual  o mesmo acontece com a igreja.


“Está chegando o tempo”, diz o Senhor Soberano, “em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Amós 8:11


Por muito tempo ao ler este versículo de Amós, eu pensava que ter fome e sede da palavra de Deus era uma coisa boa. Na verdade é sim uma coisa boa, mas não no sentido que Amós estava transmitindo para o povo de Deus. Porque o profeta Amós está dizendo que estava chegando o dia, que o povo de Deus não teria a genuína palavra de Deus, que cura, que transforma, que liberta, que salva. 

O apóstolo Paulo compreendeu exatamente o que Amós, o profeta, estava querendo dizer e numas de suas recomendações pastorais para Timóteo, ele o orienta dizendo:


Pois virá o tempo em que as pessoas já não escutaram o ensino verdadeiro. Seguirão os próprios desejos e buscarão mestres que lhes digam apenas aquilo que agrada seus ouvidos”. 2 Timóteo 4:3


Vocês conseguem perceber que as palavras de Amós e as de Paulo, são as mesmas. Em qualquer igreja e ministério que formos, sempre haverá espaço para a meditação da palavra, mas em alguns ministério e igrejas, não se houve mais a genuína palavra de Deus. O que você ver nestas igrejas e ministério, não é um crescimento, mas o que você vê é um inchaço. Elas não crescem, elas incham. O crescimento para o corpo é saudável, o inchaço não.


Uma criança dependente de seus pais


Lembra que deixei dois pontos principais para o crescimento de uma igreja. O primeiro são os alimentos, e o segundo ponto é ser dependente de seus pais.


Quem são os pais da igreja? Na verdade a igreja não tem pais, ela tem um único Pai. Jesus é o único Pai da igreja. A igreja ainda é uma criança, e necessita dos cuidados de seu Pai, para continuar a crescer, caso contrário a criança (igreja) estará sujeita ao óbito.


 Afinal, quem é Paulo? Quem é Apolo? Somos apenas servos de Deus por meio dos quais vocês vieram a crer. Cada um de nós fez o trabalho do qual o Senhor nos encarregou.

Eu plantei e Apolo regou, mas quem fez crescer foi Deus.

Não importa quem planta ou quem rega, mas sim Deus, que faz crescer.

Quem planta e quem rega trabalham para o mesmo fim, e ambos serão recompensados por seu árduo trabalho.

Pois nós somos colaboradores de Deus, e vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

1 Coríntios 3:5-9


Quando um pastor, ou líder achar que é “o cara”, e que seu ministério ou igreja está crescendo por sua causa, e não reconhecer que o verdadeiro reconhecimento vem de Deus. Sinto muito em dizer, mas este ministério ou igreja, mais cedo ou mais tarde, vai despencar ladeira abaixo. A humildade e o reconhecimento que somos dependentes de Deus, vai ser o que vai nos sustentar de pé na presença de Deus. Jamais se esqueça que o sucesso de uma igreja depende de Deus. Enquanto a igreja ser dependente de Jesus, ela vai continuar em crescimento.


O corpo precisa estar unido para crescer


Os membros do corpo para obter um crescimento saudável, precisa está em harmonia, quando ocorre de uma parte do corpo crescer mais do que o outro, chamamos isto de deficiência. 


A igreja é considerada deficiente quando não há harmonia. Toda igreja, querendo ou não, há uma hierarquia, desde que esta hierarquia não esteja corrompida, ela precisa ser respeitada para que a igreja não saia da harmonia necessária para crescer, ou seja, cada membro precisa estar alinhado com seu líder, que precisa estar alinhado com seu pastor, que precisa estar alinhado com o presidente regional, que precisa estar alinhado presidente ministerial, que precisa estar alinhado com Cristo. Conseguem perceber o quanto estar em harmonia é crucial para o crescimento de uma igreja?


Todo líder precisa gastar suas forças para que todos andem em harmonia e falem todos uma mesma língua. O líder precisa estar atento para isso e precisa saber identificar quando as coisas estão começando a sair de sintonia, mas lembre-se isso o líder não vai conquistar por suas próprias forças.


Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Zacarias 4:6

 

Uma igreja que busca a presença de Deus


Em todo momento precisamos buscar a presença de Deus, quando isso não acontece, nós não encontramos forças ou soluções para os desafios que uma igreja apresenta. Muita das vezes a solução está mais próximo de nós do que podemos imaginar. Um dia Eliseu e o seu servo Geazi, estavam cercados pelo exército inimigo. Eliseu não estava preocupado, porém Geazi estava muito preocupado, mas a intimidade com Deus fez toda a diferença. Eliseu então faz um pedido ao Senhor, e assim Deus abriu os olhos espirituais de Geazi e naquele momento, ele conseguiu enxergar que eles não estavam sós, pelo contrário ele percebeu que o exército do Senhor que estavam com eles, eram mais numerosos do que os de seu inimigo.


Somente uma igreja que constantemente busca a presença de Deus, consegue presenciar o sobrenatural de Deus. Por isso o apóstolo Paulo exorta aos Efésios:


“Não se embriaguem com vinho, pois ele os levará ao descontrole. Em vez disso, sejam cheios do Espírito”, Efésios 5:18


Conclusão


Entendemos que cada igreja (congregação) é diferente uma da outra, as estratégias que funciona em uma igreja(congregação), talvez não vá funcionar na  outra. Foi exatamente por este motivo que neste artigo não falei de "estratégias de crescimento numérico de membros de uma igreja", porém o que tratamos neste artigo é sem dúvida algo que independente de onde formos aplicar, teremos a certeza de sucesso, pois cumprindo estes requisitos, é o Senhor que nos garante a vitória.


Enquanto houver alimento sadio em nossa congregação, enquanto entendermos que somos dependentes de Deus, enquanto estivermos alinhado com o ministério e o ministério estiver alinhado com Cristo, enquanto buscarmos a presença de Deus. O Senhor   é quem dará o crescimento saudável para sua igreja. 


E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.


Atos 2:46,47

Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Definition List

Unordered List

Support