Os diáconos da igreja primitiva e os atuais


Obviamente,  quando o evangelho de Cristo se expande causando a conversão de muitas almas, sendo assim sendo chamadas de cristãos, é mais do que natural de ocorrer um aumento de membros da igreja, aumentar também o número de problemas e dificuldades em uma igreja. Não tem como negar, onde há pessoas, há também problemas, à medida que aumenta o número de pessoas, recebemos alguns problemas de brinde. 


Desde os tempos da igreja primitiva, a igreja já passava por alguns problemas, onde a igreja apresentava para os apóstolos e os apóstolos realizavam uma convenção entre eles, e trazia para a igreja uma solução ou pelo menos uma saída para determinada situação.


E você acha que não deve frequentar uma igreja, porque lá tem pessoas com muitos defeitos; sinto muito em lhe dizer, pois você não vai  frequentar lugar nenhum. Porque em qualquer ambiente em que você estiver,seja um ambiente religioso ou não, ali haverá pessoas com defeitos, porém nós não devemos focar nos defeitos das pessoas, devemos focar nas qualidades das pessoas e agir com humildade e focar em nossas habilidades de comunicação, para quem sabe poder ajudar a resolver alguns dos problemas.


O que eu observo é que muitas pessoas, não se uni em alguma igreja por falta de humildade e maturidade para encarar as dificuldades dos relacionamentos interpessoais. Afinal,se as pessoas precisam aprender a conviver conosco, porque nós não vamos também aprender a conviver com os outros.


O diácono na igreja primitiva


Essas dificuldades de relacionamento era também constante na igreja primitiva, nos tempos dos apóstolos. Observe esta passagem bíblica.


Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.

Atos 6:1


Aqui nós percebemos, que Satanás tentou causar um desentendimento forte, para desunir a igreja que estava crescendo. Judeus cristãos, que havia se convertido do helenismo do mundo greco-romano, estavam reclamando dos judeus hebreus, ou seja, daqueles que por nascimento eram judeus e a causa era porque as viúvas dos judeus helenistas, não estavam recebendo a mesma atenção, do que as viúvas dos judeus hebreus. 


Desta maneira o que estava acontecendo, era uma desigualdade, algo que era totalmente ao contrário aos ensinamentos do evangelho de Cristo. O que poderia causar dissensão entre eles, foi uma oportunidade para o Espírito Santo dar uma direção aos apóstolos para resolver esta situação da melhor maneira.


E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.

Atos 6:2


Os apóstolos tinham muita coisa para fazer. Eles não teriam tempo para pregar o evangelho servindo as pessoas necessitadas, isso não significa que não era uma obra importante , porém os impedia de dar o continuidade ao crescimento da obra do Senhor. Então eles, direcionados pelo Espírito Santo, fizeram uma proposta:


Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituímos sobre este importante negócio.

Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.

Atos 6:3,4


Isso nos mostra que dois elementos, faziam parte do cotidiano da igreja primitiva: O ensino e a comunhão. Os apóstolos ensinavam a palavra de Deus, e os diáconos escolhidos serviam aos necessitados. Eles (diáconos) organizavam as refeições comunitárias, serviam a Ceia do Senhor, e se envolviam frequentementes nas orações, assim a igreja escolheu os seus 7 primeiro diáconos.


A palavra diácono está relacionada em servir, porém esta função de diácono envolve mais do que isso. Na escolha destes 7 primeiro diáconos, alguns critérios foram considerados, tais como as qualidades morais, ou seja, estas pessoas precisavam ter boa reputação, era necessário que fossem cheios do Espírito Santo, e de sabedoria. e quando eles foram escolhidos os apóstolos os consagraram, orando e impondo as mãos.


O diácono na igreja Atual 


Assim como era requerido em Atos 6 os requisitos para os diáconos na igreja primitiva; outros requisitos também foram exigidos para os diáconos na igreja atual, tendo como base a primeira epístola a Timóteo 3:8-12, As exigências  para os diáconos foram ser:

  1. Responsável

  2. Sincero

  3. Não inclinado ao vinho

  4. Não cobiçoso (gananciosos)

  5. Conservadores da fé

  6. portador de uma consciência limpa

  7. Experiente

  8. Irrepreensível

  9. Marido de uma só mulher (que ela seja crente) 

  10. Bom governante sobre seus filhos

  11. Bom administrador do lar


Com o passar dos tempos muitas coisas mudaram, pois com o passar dos anos, as necessidades também mudaram. Com isso as funções dos diáconos no tempo atual da igreja,acompanharam essas mudanças, isso não significa que os diáconos da atualidades, sejam inferiores aos antigos diáconos.


Hoje as funçõe são inúmeras, tais como :


  1. Porteiro

  2. Professor de Escola Dominical

  3. Zelador

  4. Tesoureiro

  5. Responsável por servir a Ceia do Senhor

  6. Muitas outras funções


Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.  1 Timóteo 3:13

Postar um comentário

0 Comentários