Quem será o anticristo?


Lembrando que as duas cartas de Paulo a igreja em Tessalônica, foram escritas com o propósito de esclarecer  algumas dúvidas sobre como seria nos finais do mundo. 


Os irmãos tessalonicenses já conheciam os ensinamentos de Paulo sobre as coisas que iriam acontecer no fim dos tempos, mas muitas dúvidas ainda  surgiram, a ponto de pensar que eles já estavam vivendo os últimos dias da igreja na Terra. E que a segunda vinda do Senhor, seria a qualquer momento. Observando estas dúvidas, Paulo resolve trazer esclarecimentos.


Nisto o apóstolo traz luz, a um assunto muito importante, se trata de um pessoa que ia se passar de Cristo para os judeus, como o Messias dos judeus, esse na verdade é o anticristo. Confira o texto bíblico:



Não se deixem enganar pelo que dizem, pois esse dia não virá até que surja a rebelião e venha o homem da perversidade, aquele que traz destruição.

Ele se exaltará e se oporá a tudo que o povo chama de “deus” e a todo objeto de culto, e até se sentará no templo de Deus e se fará passar por Deus.

Não se lembram de que eu lhes falei disso tudo quando estive aí?

E vocês sabem o que o está detendo, pois ele só pode ser revelado quando sua hora chegar.

Pois essa perversidade já opera secretamente e permanecerá em segredo até que se afaste aquele que a detém.

Então o homem da perversidade será revelado, mas o Senhor Jesus o matará com o sopro de sua boca e o destruirá com o esplendor de sua vinda.

Esse homem virá para realizar o trabalho de Satanás, com poder, sinais e falsas maravilhas,

e com todo tipo de mentira perversa para enganar os que estão caminhando para a destruição, pois se recusam a amar e a aceitar a verdade que os salvaria.

Portanto, Deus fará que sejam enganados, e eles crerão nessas mentiras.

Então serão condenados por ter prazer no mal em vez de crer na verdade.


2 Tessalonicenses 2:3-12



Revelações de Paulo


Neste  capítulo Paulo faz grandes revelações aos tessalonicenses:


Os tessalonicenses ainda não estavam vivendo o tempo do fim.


Era muito louvável esta preocupação por parte dos tessalonicenses, pois a palavra de Deus fez uma transformação tão grande em suas vida, que trouxeram temor na vida daqueles que as ouviam.


A palavra de Deus jamais volta vazia, antes ela cumpri com os seus propósitos. Seria muito bom se igreja em nossos dias atuais, também estivesse com esta preocupação, pois a medida que o tempo passa, mais se aproxima a segunda vinda do Senhor Jesus. Principalmente que estamos vendo os sinais acontecerem bem diante de nossos olhos.



Haveria um tempo de apostasia.

Outro sinal revelado por Paulo, foi a apostasia, mas o que é Apostasia? Segundo dicionário de bolso - Grenz - Guretzki - Nordling : 


Conceito bíblico que em geral se refere aos que se afastaram da fé em Deus. De modo geral a apostasia é definida de 4 maneiras:


  1. Judaísmo: Refere-se à pessoa que se afasta e deixa de guardar a aliança religiosa.

  2. Catolicismo Romano: refere-se à pessoa que se afasta da igreja.

  3. Agostinismo / Calvinismo: Refere-se à pessoa que se afasta da adesão intelectual ao cristianismo.

  4. Semipelagianismo / Arminianismo: refere-se à pessoa que se afasta da salvação depois de experimentá-la.


Várias vezes e de forma muito clara, a Bíblia adverte dos perigos e dos resultados da apostasia. Aparece, repetidamente, nas Escrituras, referindo-se ao pecado de desviar da fé. Confiram algumas:


  • Pode ser que essa pessoa sirva outros deuses ou adore o sol, a lua ou qualquer das estrelas, o exército do céu, algo que eu proibi expressamente.  Deuteronômio 17:3

  • “Esmagarei Judá e Jerusalém com meu punho e eliminarei até o último vestígio de seu culto a Baal. Acabarei com os sacerdotes idólatras, de modo que todos se esquecerão deles. Pois eles sobem a seus terraços e se curvam para as estrelas e os astros. Juram pelo nome do Senhor, mas também adoram Moloque. Destruirei os que antes seguiam o Senhor, mas agora já não o fazem. Não pedem a direção do Senhor, nem o buscam mais.”  Sofonias 1:4-6

  • Falsos profetas surgirão em grande número e enganarão muitos.  Mateus 24:11

  • Mas eles foram informados de que você ensina todos os judeus que vivem entre os gentios a abandonarem a lei de Moisés. Ouviram que você os instrui a não circuncidarem os filhos nem seguirem os costumes judaicos. Atos 21:21



E muitos outros exemplos encontramos nas Escrituras. 




 




Haveria a manifestação do anticristo.



A palavra de Deus nos revela em Apocalipse 13: 2, que uma de suas atividades é exatamente fazer a vontade de Satanás, assim como Judas fez a vontade dele (Satanás).

Satanás que dizer adversário. adversário neste sentido é aquele que está sempre contra Deus, contra Jesus, é aquele que faz de tudo, para tentar denegrir o Senhor. 


Nesses últimos dias, já estamos vendo o cenário sendo preparado para que este homem comece a implantar o seu reinado, em que por um período de tempo (três anos e meio), estará sendo implantado com um discurso de paz (falsa paz), porém nos três anos e meio seguinte, ele mostrará as suas garras e será um reinado de terror, grande repressão, de  grande opressão, de grande perseguição, de guerras, morte, dor, este homem é denominado de anticristo.


 O anticristo vai fazer a vontade do adversário. O adversário ou antiga serpente ou o dragão, alguns descritos na bíblia, vai dar poder e autoridade para o anticristo. Ele será cheio do poder de Satanás, para fazer as coisas erradas, para fazer contrária a palavra de Deus.


Ele vai se opor a Deus, como está escrito em Daniel 7:25 . 


Ele desafiará o Altíssimo e oprimirá o povo santo do Altíssimo. Tentará mudar suas festas sagradas e suas leis, e eles serão colocados sob o controle dele por um tempo, tempos, e meio tempo.



O profeta Daniel é um dos profetas que fala sobre este período em que o anticristo vai operar. É exatamente no livro de Daniel que encontramos, o período exato em que o anticristo vai operar (Daniel 9:24). Em Daniel 11:33, revela que o anticristo vai promover a apostasia e maldade. 

Afinal, quem é o anticristo?


Este é um assunto que as pessoas têm muitas dúvidas. E quem é que nunca ficou curioso para saber quem é ele?


 Eu me lembro de uma época em que as pessoas falavam muito sobre o papa ser o anticristo, contudo quem afirmava isso tinha os seus argumentos e depois de ouví-los nós tínhamos a certeza que o anticristo era o papa,este período passou e desta vez todos diziam ser Obama ex-presidente dos Estados Unidos da América, e um pouco mais recente as pessoas dizem ser Macron o presidente da França.


A primeira coisa que precisamos entender é que a palavra anticristo, ela tem dois significados. O primeiro significado é “aquele que é contra Cristo”, e o segundo significado é” aquele que quer ocupar o lugar de Cristo”. Por isso é muito difícil apontar ao certo quem é o anticristo, até porque a bíblia nos revela que haveria muitos anticristos e falsos cristos.


O que sabemos é que o anticristo será um líder que terá influência na política e também na religião, pois uma das medidas do anticristo, será a ideia de unificar a moeda, e unificar a religião. 


Assim como acreditamos na doutrina da trindade ( Pai (Deus), Filho (Jesus) e Espírito Santo), o anticristo também irá fazer uma imitação onde será representado por Satanás, querendo ocupar o lugar de Deus, o Falso Profeta, querendo ocupar o lugar do Espírito Santo, e o Anticristo, querendo ocupar o lugar de Jesus.


Então como é que saberemos quem é o anticristo? A bíblia nos revela que na hora dele se manifestar, haverá um tratado de paz por 7 anos, como está revelado no Livro de Daniel 9:24-27. Neste tratado será possível acabar com as guerras, ou pelo menos amenizar pois mais tarde haverá a última guerra na batalha do  Armagedom, acabar com a crise financeira, e muitas outras coisas. Na metade deste tratado o anticristo vai quebrar o tratado , e aí haverá repentina destruição.  Vai ser neste período da história em que será Revelado o anticristo.


Numa doutrina pré-tribulacionista, todas estas coisas vão acontecer, porém a igreja não estará mais na terra, pois é a igreja e o Espírito Santo, que impede a manifestação do anticristo.


Quem é a Besta, da marca da Besta?


666 é o número que chama atenção de quase todas as pessoas. Este é um número que está registrado na bíblia, especificamente no livro de Apocalipse, se você quer saber mais sobre o livro de Apocalipse confira o artigo O livro de Apocalipse e suas diversas interpretações,  este número está associado com o maligno (anticristo), como o número da besta.


Muita gente acha, que se trata de um código de barras, em especial um chip na mão direita, ou na testa das pessoas. Há muitos vídeos circulando na internet, alertando que o tal chip da besta está em ativa,ou pelo menos está em testes, e já circulam em vários países do mundo.


Para compreendermos melhor este assunto, precisamos entender quem é a besta, é o anticristo? 


A besta é um personagem que aparece registrado no livro de Apocalipse 13. De acordo com esta passagem bíblica, ele surge da terra, ela tem dois chifres, ela parece um cordeiro, mas fala como um dragão, exerce autoridade espiritual sobre os moradores da terra, ela inclusive promove um culto à uma besta que apareceu antes dela, saindo do mar.  


Essa besta que saiu da terra, ela opera sinais e prodígios. A bíblia diz que ela é capaz até de fazer descer fogo do céu, por intermédio deste poder que lhe foi entregue por Satanás, ela seduz os que habitam na face da terra e manda que façam uma imagem para que a besta que saiu do mar seja adorada. É tão grande este poder que a besta da terra, consegue dar vida a imagem( estátua ) da besta, a ponto da imagem falar e dar ordem para matar quem não adorá-la. 


Não há dúvidas que a besta que saiu da terra é o anticristo. Em alguns trechos bíblicos  ele aparece descrito como o filho da iniquidade, ou o filho da perdição, ou o iníquo. Já o apóstolo João descreve-o como anticristo. Jesus faz menção dele citando Daniel, chamando-o Abominável da Desolação. Na segunda vinda de Jesus após o período da Grande Tribulação, a besta, o anticristo e o falso profeta será lançado no lago de fogo e enxofre. 


A palavra de Deus diz que quando Cristo vier, irá destruí-lo com um sopro de sua boca. Embora esta besta pareça ser esta figura formidável, porém comparado com Cristo, ela não é nada. Vai ser destruída por Cristo, assim como um aniversariante assopra uma vela de aniversário. 


O que significa a marca da Besta?


Em relação a marca da besta, ela vai fazer que todos recebam esta marca, sendo que os melhores lugares para se implantar esta marca é na mão direita e na testa. Será esta marca que dará liberação, para que as pessoas consigam comprar ou vender. Não tendo esta marca, não será possível fazer qualquer tipo de transação financeira, será muito difícil a sobrevivência da humanidade sem esta marca.


As escrituras revela que esta marca, será um número de seu nome. Essa expressão número de seu nome, nos introduz o que a teologia chama gematria. Gematria do alfabeto hebraico e grego, como caracteres numérico. Assim as 9 primeiras letras do alfabeto hebraico, corresponde cada uma delas a um número, a partir do 9, dezenas e a partir do 99, centenas. 


Sendo assim saberemos o nome da besta fazendo um cálculo numérico. É por este motivo que há diversas teorias sobre qual é o nome do anticristo, até porque as Escrituras dá respaldo nos autorizando fazer o cálculo.

Postar um comentário

0 Comentários