Uma igreja para um povo feliz...

domingo, 2 de agosto de 2020

Qual é a diferença entre Reino dos céus e Reino de Deus?


É importante esclarecer o conceito de “reino”. Isso porque nós herdamos o conceito de reino de Deus, como sendo o céu. Nas Escrituras encontramos dois termos muito utilizados o Reino dos céus muito utilizado por Mateus, e Reino de Deus utilizados por Marcos, Lucas e João, por este motivo alguns cristãos procuram algumas diferenças entre os dois Termos.


Esta expressão Reino de Deus utilizada pelos evangelistas (Marcos, Lucas, João), ela substituída por Reino dos céus por Mateus. Aí pessoas que não tinha muita familiaridade com a terminologia hebraica judaica, chegaram na brilhante dedução que cada destes termos tinham significados diferentes. Concluíram que se há um momento em que Jesus fala Reino de Deus, e em outro momento Jesus fala Reino dos céus, então isso é sinal que elas podem significar duas coisas diferentes.


Foi o imperador Constantino, que também atuava como bispo, que teve divulgou a ideia de que Reino dos céus, está situado no céu e Reino de Deus é a igreja. Constantino se utiliza desta manobra e impõe no concílio esta ideia. 


Quando esta declaração foi feita e propagado,   naquele momento houve um grande erro de interpretação da teologia do Reino de Deus. É muito fácil de compreender isso através de nossa cultura brasileira, há muitas coisas que num estado tem um nome, e em outro a mesma coisa tem outro nome. Vamos dar como exemplo o caso da mandioca, que em outro estado é conhecida como aipim, e em outro é conhecido como macaxeira. O mesmo aconteceu com estes termos em estudo.


Chegamos ao consenso que estes termos, embora falados de formas diferentes, são a mesma coisa, não diferença alguma entre eles. Mateus costumava falar Reino dos céus, exatamente por causa de seu público alvo, que eram os judeus conhecendo os costumes sobre o nome de Deus, preferiu substituir este nome, porém nos demais evangelhos onde encontramos a expressão Reino de Deus, os demais não acharam necessário a substituição do termo, pois o seu público alvo, eram os romanos e os gentios.


O motivo dos termos diferentes


Isso ocorre pelo fato dos Judeus quando voltaram da Babilônia, decidiram não usar mais o nome de Deus ou pelo menos não pronunciar o nome de Deus. Porque eles pensavam o seguinte, caso um pagão ( pessoas que não batizadas segundo os rituais dos judeus) ouvissem o nome santo e sagrado de Deus, poderiam se utilizar daquele nome e profanar o nome de Deus, por esta razão eles buscavam preservar o nome de Deus.


Como o propósito de se santificar e não profanar o nome de Deus, então se evitava falar o nome de Deus. Onde era escrito o nome de Deus, não podia rasgar, amassar, molhar, sujar, queimar, ou coisa deste tipo onde estava escrito o nome de Deus. Havia um grande temor, eles não queriam de forma alguma profanar o nome de Deus.


Desta forma os judeus, começaram a usar nomes substitutos para pronunciar o nome do Senhor. Por exemplo em Isaías você ler muito sobre o “Espírito de Deus”. no decorrer do livro dos profetas quando você ler sobre o Espírito de Deus, você vai encontrar outro termo, você não vai encontrar mais o termo “Espírito de Deus”, porém você vai encontrar o termo “Espírito Santo”. Outro exemplo é, em algumas passagens bíblicas você encontrar o termo “ Casa de Deus” e em outras vai encontrar “ Casa da santidade”. E isto perdurou até hoje,os judeus ortodoxo, ainda mantém este respeito em relação do nome do Senhor.

Voltamos então a mesma perguntas. O que é Reino dos Céus? O que é Reino de Deus? A resposta vai depender muito de quem está sendo interrogado. Se você fazer esta pergunta para um judeu, é bem provável que sua resposta seja, Israel. Agora se você perguntar para um cristão, é bem provável que sua resposta seja, Jesus.


Uma certa feita Jesus foi interrogado sobre este tema. A primeira coisa que precisamos entender que este termo é genérico, ou seja, Reino de Deus, Reino dos céus, Reino do meu Pai, e outros nomes como estes são generalizado com as mesmas interpretações. Jesus ao responder a esta pergunta, Jesus respondeu que não era comida, nem bebida o que o reino estava entre eles. Porque Cristo tinha vindo, para estar entre eles, por isso o Reino de Deus era já vindo e estava entre eles.


Conclusão


Este é um estudo básico para entendermos que não diferença no significado dos termos utilizados nas escrituras, sendo assim não vamos aprofundar muito neste assunto, porém deixo em aberto para quem desejar mais informações, deixe o seu comentário. Estarei a disposição para esclarecer alguma eventual dúvida. Deixe também sua sugestão para novos artigos, seu comentário é muito importante para nós.

  


Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Definition List

Unordered List

Support