Uma igreja para um povo feliz...

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Abandone o tolo e siga a justiça

 Salmos 14; 53; Provérbios 9: 6; 1 Timóteo 6:11; Salmo 15


O Senhor quer que aqueles que desejam uma vida feliz, saudável e satisfatória na terra abandonem os tolos que “disse em seu coração: Deus não existe” e “sigam a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão”. É essencial que abandonemos os tolos e busquemos a justiça, se esperamos experimentar a alegria, bênção e privilégio de viver para sempre com Deus e Cristo nosso Redentor no céu.


  • RECONHECENDO OS BOBOS EM SEU VAZIO
  • Salmo 14: 1-7

    Reconhecemos os tolos pelo vazio de seus enunciados, vidas e profissão. Há três coisas a serem consideradas no Salmo 14.


    (Eu). Vivendo como um tolo no mal

    Salmos 14: 1-5; 10: 4,7,11; Isaías 44:20; Romanos 3: 10-19

    “O tolo disse em seu coração: Deus não existe”. Os tolos não pensam em Deus, em Sua lei e na necessidade de ter um relacionamento com ele. Eles vivem de forma imprudente, perigosa, sem propósito, sem lei, sem graça, sem Deus, sem cuidado e sem sentido. Eles são egocêntricos e esquecem o dia do ajuste de contas. Eles não conhecem Cristo, nossa paz. Eles não sabem o caminho do arrependimento e como herdar a vida eterna. Como tal, “Não há temor de Deus diante de seus olhos”.


    (ii). Trabalhando como tolos no erro

    Salmo 14: 1; Eclesiastes 10:15; Jó 39: 13-17; Eclesiastes 5:16; Habacuque 2:13; João 6:27

    O tolo trabalha sem propósito “porque não sabe como ir à cidade”. Embora sejam religiosos, eles não conhecem o caminho para o céu. As pessoas que são tolas trabalham pelo vento sem pensar em como pará-lo. O que trabalhamos hoje não deve ser algo que não teria valor nos próximos anos. O Senhor deseja que “trabalhemos não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna”. Devemos trabalhar para obter a salvação, santificação, graça e suficiência que vêm de Cristo.


    (iii). Lamentando com outros tolos no final

    2 Samuel 3:33; Provérbios 5: 13,23; Jeremias 17: 5,6,11; 2 Timóteo 3: 7-9; Romanos 1: 21,22,28,32

    Pessoas que vivem e trabalham como tolas acabarão lamentando no final. Visto que não obedecem “à voz de [seus] professores”, “morrerão sem instrução”. O Senhor nos instrui a viver e morrer em paz na graça, justiça e esperança de chegar ao céu. Será uma tolice ouvirmos a palavra de Deus, mas deixarmos de nos preparar para estar com Ele na eternidade.

  • REVELANDO O FUTURO DOS BOBOS APÓS A TERRA
  • Salmo 53: 1-6

    Ninguém viverá na terra para sempre. Todos deixarão este mundo e enfrentarão o futuro. O homem não é como os animais cuja existência termina na morte; eles não têm lugar no paraíso. Todos viverão para sempre, com ou sem Deus. Embora Deus tenha criado o céu para os seres humanos, Sua habitação é apenas para aqueles que se arrependeram de seus pecados e cujos nomes estão escritos no livro da vida.


    (Eu). A contaminação dos tolos na Terra

    Salmo 53: 1-5; Isaías 24: 5,6; Marcos 7: 21-23; Efésios 5: 3-7,15; Apocalipse 21:27

    Os tolos se contaminam por não acreditarem na existência de Deus. Essa contaminação do coração é causada por sua tolice.


    (ii). A destruição dos tolos com facilidade

    Salmo 73: 3,6-9,18,19; Provérbios 23:34; Isaías 32: 9-11; Amós 6: 1,3; Lucas 12: 19-21; 1 Tessalonicenses 5: 3

    Os tolos estão sempre à vontade e não se preocupam com nada. Algumas pessoas na igreja não levam nada a sério. Eles erradamente caem no pecado e ainda vivem à vontade. Mas a Escritura diz: “Ai dos que estão sossegados em Sião e confiam no monte de Samaria, que são chamados de chefes das nações, aos quais veio a casa de Israel”. Aqueles que abandonam ou negligenciam os ensinamentos sobre salvação e santidade enfrentarão a destruição que virá sobre os tolos. Devemos nos preparar constantemente e estar prontos para a eternidade para escapar do julgamento que virá sobre pecadores descuidados e impenitentes.


    (iii). A danação dos tolos na eternidade

    Salmo 53: 1,5; Provérbios 7: 22,23,26,27; 26: 10,11; 2 Pedro 2: 20-22; Daniel 5: 22-28

    O futuro é muito importante. Portanto, antes de nos precipitarmos em qualquer ação, amizade ou relacionamento, devemos pensar no futuro.

  • CORRIDA A CORRIDA COM TODA FIDELIDADE SEM ENGATE
  • Salmos 14: 7; 15: 1-5; 53: 6; 2 Timóteo 2: 4

    Para chegar à habitação sagrada do Senhor como Moisés, Elias, Enoque, Daniel, Estêvão e outros santos, devemos fazer o seguinte:


    (Eu). Abandone a Justiça dos Tolos

    Mateus 23: 17,19,23,28,33; 5:20; Lucas 18: 9-14; Romanos 9: 31,32; 10: 1-3; Filipenses 3: 6; Gálatas 2:21

    Muitos professam ser justos, mas apenas exibem uma retidão externa falsa dos escribas e fariseus. Antes de o Senhor encontrar o apóstolo Paulo, ele tinha esse tipo de justiça. Para fazer o céu, devemos abandonar a justiça dos tolos. Nosso certificado de justiça deve ser reconhecido e ter o selo da autoridade no céu. Deve ter a marca d'água da Palavra e sangue do Cordeiro. Também deve ter o número de registro do nosso Redentor.


    (ii). Aceite a Justiça da Fé

    Romanos 10: 8-10; 3: 22-25; 4: 11,22-25; 1:17; Hebreus 11: 4,6; Filipenses 3: 7-9; Gálatas 5: 5,6

    Para chegar ao céu, devemos aceitar e abraçar “a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem”.


    (iii). Permaneça, Abunda em Justiça como Fruta

    Romanos 6: 18,22; Gálatas 5: 22-26; Efésios 5: 9-11; Filipenses 1: 10,11; Tiago 3: 17,18; 1 João 2: 28,29; Salmo 15: 1-5

    O fruto que produzimos por causa de nossa reconciliação com Deus e redenção em Cristo é a justiça. Isso nos faz permitir que o Espírito e a graça de Deus trabalhem em nós. Então vivemos para agradar a Cristo, a Verdade personificada e falar a verdade em nosso coração. Como crentes, não devemos permitir que perseguições, aflições, sofrimentos ou mal-entendidos nos afastem da justiça da fé.

    Share:

    0 Comments:

    Postar um comentário

    Definition List

    Unordered List

    Support