Uma igreja para um povo feliz...

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Deus - Autor dos céus e terra

 

Texto Bíblico

No princípio criou Deus o céu e a terra.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Gênesis 1:1,2

Introdução


Nós todos em algum momento da vida já paramos para perguntar como tudo começou. Há aqueles que acredita na evolução da humanidade, e outros que acreditam no criacionismo, onde reconhecem que Deus é o criador de todas as coisas sejam nos céus, na terra e nos mares.


Como cristão eu acredito no criacionismo, pois reconheço o Senhor como criador, mestre e Senhor; Aquele que tem todo o poder, seja no céu, na terra e no mar. Creio que Deus criou todas as coisas através de sua palavra como nos ensina as Escrituras Sagrada.


É exatamente as Escrituras Sagrada ( Bíblia) que dar fundamentação para esta crença. É a bíblia a principal fonte de estudo que utilizamos para defender esta crença, pois entendemos que a bíblia é uma fonte confiável em que podemos nos apoiar. Por se tratar de uma coleção de livros, tendo seu valor histórico e espiritual. Este é sem sombra de dúvidas o livro mais confiável para tratar este e outros assuntos.




No princípio


Quando no livro de Gênesis diz: No princípio; o que nós observamos é que não há uma data específica ou aproximada. Geralmente nos livros de história e de geografia as datas são aproximadas, pois não há como afirmar ao certo quando realmente ocorreu exatamente tais eventos, a não ser aqueles ocorridos de acordo com o calendário cristãos, onde as datas são mencionadas como: antes de Cristo ou depois de Cristo. Nestas afirmações nos livros didáticos de história e de geografia, são algumas das provas necessárias para dar confiabilidade para as Escrituras Sagrada, pois até mesmos este livros se utilizam das datas cristã.


Criou Deus


Quandos no livro de Gênesis diz: Criou Deus; esta afirmação nos revela quem foi o criador do mundo. Sabemos que todas as coisas foram criadas, todas as coisas tem seu começo e fim, Deus é o único que foge desta regra, pois Deus não foi criado, mas é o criador de todas as coisas e Deus não teve começo e não terá um fim.  Não vamos nos aprofundar neste tema, para não fugir do tema principal dessa postagem, mas se você quer conhecer mais sobre a existência de Deus, você poderá conferir em: A existência de Deus pode ser comprovada?  Além deste artigo há muitos outros dentro deste blog que você consegue pesquisar, caso haja alguma dúvida deixe um comentário neste blog, terei um prazer em explicar e indicar algumas leituras para ajudar na compreensão.


O verbo criou é empregado neste texto como trazer à existência, ou seja, o universo, os seres marinhos, terrestres e aéreos e até mesmo os seres espirituais foram trazido a existência por Deus, sendo que sem este ato de Deus em criar, tudo o que existe hoje sem ato criador de Deus, deixaria de existir ou simplesmente nunca existiria.


Deus é o autor de todo o universo e de tudo o que existe nele. O criacionismo é o estudo que reconhece ser Deus o criador do universo, da humanidade, dos seres espirituais, também de toda matéria, seja ela animal, vegetal ou mineral. Recomendo que você leia os 12 atributos de Deus.


Os céus e a terra

Os céus; tudo nos leva a crer que os céus foram criados antes da terra. Analisando numa perspectiva humana, temos três céus, sendo que o primeiro céu é visto a olhos nus, onde olhamos para o alto e conseguimos enxergar o primeiro céu. O segundo céu conseguimos enxergar através de alguns aparelhos como o telescópios e satélites, onde habita as estrelas e planetas. O terceiro céu este nós só conseguiremos enxergar com olhos espirituais, pois no terceiro céu é a habitação de Deus, criador dos céus e a da terra. 


O primeiro e o segundo céu pode ser alcançado pelos homens através da sabedoria dada por Deus para criarem tecnologias permitindo ao homem chegar o conhecimento de sua existência, porém para alcançar o terceiro céu só alcançaremos através de Jesus Cristo, pois está escrito: “Ninguém vem ao Pai, senão por mim.João 14:6


E a terra; após Deus ter criado os céus, Deus criou a terra. Nas Escrituras registrado no livro de Gênesis, a terra é mencionada como “porção seca”, desta forma, ela afirma que a terra foi criada seca e só depois é que ela foi submersa em águas, provocando as criações dos mares, rios e lagos. 


E a terra era sem forma e vazia

Dá-se a entender que a terra não tinha forma e vazia por não haver nada mais senão terras, não havia plantas, não havia animais, não havia nenhuma forma de vida existente na terra.


Nós lemos nas Escrituras que Deus criou o mundo num período de seis dias e no sétimo ele descansou de suas obras. Ao dizer que a terra não tinha forma e estava vazia, isso é uma indicação que se tratava de uma pré-criação da terra, sendo que a terra era uma base para as demais criações de Deus que veria a seguir, pois as demais criações só seriam ser possível serem criadas através da criação da terra.



E havia trevas sobre a face do abismo




E havia trevas. A luz ainda não existia na terra, e  todos nós sabemos que quando há ausência de luz as trevas prevalecem. Naquele momento não havia nenhuma fonte de luz para dissipar as trevas por esta razão a escuridão era total; quando a bíblia fala que havia trevas, não estava dizendo que estava escuro, pois o escuro recebe de alguma forma luz ocasionalmente, porém onde há trevas é um lugar onde a escuridão é predominante um breu onde não se sabe onde começa ou termina.


Trevas sobre a face do abismo. Este trecho da bíblia é um trecho muito polêmico e de difícil interpretação, pois este trecho é muito utilizado pelos defensores da teoria do intervalo. Talvez você nunca ouviu falar da teoria do intervalo; esta teoria afirma que há um intervalo entre a criação do mundo registrado em Gênesis 1.1 e Gênesis 1.2; neste período a planeta era habitado por Satanás que ao ser expulso do céu caiu na terra, e isto seria a explicação plausível para interpretar este trecho: “Trevas sobre a face do abismo.” Sendo que a partir do versículo 3 o que ocorreu foi a recriação do universo. Nós da equipe “ADSA BRASIL”, não defendemos esta teoria, porém apenas estamos relatando este tipo de interpretação, para que você leitor tenha conhecimento do que se trata tal teoria.



E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas


Esta sequência do versículo 2 de Gênesis, está interligado com a teoria do intervalo. Se Lúcifer ( Satanás ) e seus anjos caídos estava habitando sobre a terra e a luz e as trevas não se misturam. A explicação que estes defensores dão é que Deus estava habitando sobre as águas e somente na recriação do universo, que ocorre a partir do versículo 3, com a criação da luz é que Satanás e seus anjos perderam o controle da terra, não fazendo da terra sua habitação fixa, mas apenas rodeava e passeava por ela, sendo assim as profundezas do abismo se tornaram sua casa permanente.



Conclusão



Nós não desmerecemos a teoria da evolução, pois se trata de um estudo científico, porém nós da equipe “ADSA BRASIL”, cremos e defendemos o criacionismo por ser mais coerente do que a teoria da evolução. 


É mais fácil entender que o universo e tudo o que nele há foi criado por um ser transcendente, do que acreditar que através do big bang as coisas passaram a existir, ou que através da teoria da evolução, onde o indivíduo passam por algumas modificações necessárias para a sua sobrevivência, sendo assim estes indivíduos passam por um processo de adaptação e em alguns casos até mesmo de metamorfose.


Na teologia geralmente apresentamos diversas correntes teológicas e apontamos a que mais se aproxima das verdades bíblicas. Desta maneira, apresentamos tanto os prós e os contra de cada corrente teológica. Na ciência e na biologia seria importante que as universidades ensinassem aos seus alunos as diferentes teorias da criação do mundo. Tendo em mente que vivemos em um país laico, trazendo assim uma igualdade, sendo assim as perguntas e resposta seriam mais ou menos assim:


Segundo a teoria da evolução, como foi a criação do universo? Segundo o criacionismo, como foi a criação do universo? As resposta teriam que ser obrigatoriamente assim: 


  • Segundo a teoria da evolução foi assim....

  • Segundo o criacionismo foi assim...





Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Definition List

Unordered List

Support