Luz - A primeira coisa criada por Deus

Texto Bíblico


E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.


Gênesis 1:3-5


Introdução


Deus é o criador de todas as coisas. Ao criar o universo e tudo o que nele existe, porém  a primeira coisa criada por Deus fez foi a luz. Sabemos que Deus é luz, a palavra de Deus nos revela a respeito da Nova Jerusalém e nos afirma que a cidade não há necessidade de luz, pois é o próprio Senhor que vai iluminar a cidade, por isso eu entendo que tudo teria que começar através da luz, sendo ela essencial para a vida na terra.


Neste texto luz se deriva da palavra hebraica “or”, cujo significado está relacionado às ondas iniciais de energia luminosas que até hoje atua no planeta terra, é o que nós chamamos de luz natural e que faz a separação entre dia e noite.


E disse Deus

Disse Deus, este termo aparece pelo menos umas dez vezes antes de cada dia da criação. Isso ocorre, para que não haja dúvidas de quem é o criador de todas as coisas. A bíblia apresenta Deus, em primeiro lugar a Causa Primária de tudo, como Deus infinito e auto-existente. Antes de existir qualquer coisa Deus já existia, e tudo o que passou a existir, existe para a glória de Deus, ou seja, Deus é anterior a toda criação, seja no céu, na terra ou no mar.


RECOMENDO: A existência de Deus pode ser comprovada

Haja Luz

Este termo só neste capítulo de Gênesis 1, aparece pelo menos 14 vezes. O verbo haja neste sentido do texto significa fazer aparecer algo que não existia antes, ou seja, está diretamente ligado em criar algo, embora a bíblia afirma que Deus é luz, na terra não existia a luz por isso houve a necessidade de Deus criar a luz.


E houve luz

Como já lemos nos versículos anteriores, o que havia na terra era somente trevas, era somente a escuridão que prevalecia e isso precisava mudar. Foi através da palavra de Deus que as trevas foram dissipadas trazendo uma libertação das trevas, já que o mundo estava preso em trevas. Não é atoa que a palavra de Deus denomina a sua igreja de luz do mundo. Sendo assim, a única coisa que as trevas não subsiste é quando há a presença da luz.


E viu Deus que era boa a luz

Nictofobia, este é o termo que se dá para quem tem um medo excessivo do escuro. Esta palavra é de origem grega, sendo a junção da palavra Nyctus, cujo significado é noite ou escuridão, e Phobos, cujo significado é profundo medo ou pavor.


A luz ela pode ser natural, como é o caso deste estudo em Gênesis 1.3; ela pode ser espiritual; ela pode ser sobrenatural; e pode ser artificial. Neste estudo estamos dando ênfase na luz natural criada por Deus, porém mesmo se tratando das outras categorias de luz, vamos ser sinceros, elas são muito boas, afinal eu acredito que ninguém quer viver debaixo de trevas.


E fez Deus separação entre a luz e as trevas

Deus fez uma separação e nomeou a luz de dia, e as trevas nomeou de noite. Esta separação foi necessária pois o dia seria onde estaria concentrada as maiores atividades do ser humano e também de alguns animais, exceto os animais denominados como noturnos. Hoje em dia uma boa parte da humanidade também exerce trabalho noturno, e, honestamente não vejo pecado ao mau nenhum de tal prática, porém a maioria da população ainda mantém o hábito  de trabalhar no período matutino e vespertino, sendo a minoria no período noturno. 


Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.


2 Tessalonicenses 3:8


RECOMENDO: Procure conhecer o Deus da criação

E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

Após nomear a luz de dia e as trevas de noite, findou-se o primeiro dia da criação de Deus. Lembrando que no princípio as trevas já existia e posteriormente a luz foi criada, após Deus ter criado a luz, então Deus faz separação entre a luz e as trevas.


 É através desta separação entre luz e trevas que nós sabemos identificar um dia do outro, sendo que um dia completo possui 24 horas sendo que um período é de luz, e o outro é de trevas.Os judeus até hoje consideram o início do dia por volta das 6:00 horas da manhã, e o início da noite as por volta das 18:00 horas da tarde. Desta forma quando em alguma passagem bíblica você ouvir falar de primeira hora, este horário será para nós as 7:00 horas da manhã, terceira hora será às 9:00 da manhã.e nona hora ( a hora da oração) às 15:00 horas da tarde para nós, e assim por diante.



Conclusão



Tudo o que Deus criou foi bom, este é apenas o primeiro dia da criação, muitas outras coisas estudaremos em relação a criação de Deus. 


Há uma coisa muito positivo no criacionismo, pois ele explica detalhe por detalhe como foi a criação de Deus e tudo pode ser comprovado cientificamente, pois não há segredo para a ciência a necessidade da luz para a sobrevivência seja do ser humano, seja dos animais, seja das plantas, por isso a luz foi a primeira grande criação de Deus.




Postar um comentário

0 Comentários